Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Jardim Botânico de Montevidéu

O Jardim Botânico de Montevidéu é o lugar perfeito para fazer um piquenique ou apenas sentar na grama e "fazer fotossíntese" ouvindo os passarinhos cantar. É um parque cercado, superarborizado, com amplos gramados, chafarizes e playground para a criançada. E o melhor: é uma atração gratuita.

Como é uma área bem ampla, você pode sentar-se num banco junto aos passeios ou isolar-se na sombra de alguma árvore mais distante, aproveitando um silêncio raro para uma capital. Tinha gente tomando mate, tinha gente lendo um livro, praticando ioga. Eu não resisti e me deitei na grama mesmo, correndo o risco de ficar o resto do dia me coçando. Além de uma canga, vale levar uma garrafinha de água, não tem muitos vendedores de bebidas nessa região.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Montevidéu foi criado em 1902, ocupando inicialmente dois hectares, com uma coleção de plantas vivas, estufas e instalações para espécies aquáticas. Alguns anos depois, os viveiros foram mudados para novas localizações, o que permitiu a ampliação do Jardim.

Seus atuais treze hectares, delimitados pelas avenidas 19 de Abril (onde tem a porta de entrada, no nº 1181), Dr. Luis Alberto de Herrera e Atilio Pelosi, somam-se com os 106 hectares de área do grandioso Parque Prado e Roseiral, constituindo uma das maiores áreas verdes da cidade.

No Jardim Botânico, fica também o Museu Atilio Lombardo. É um museu botânico sobre a flora local e conta também com um herbário, que reúne amostras secas de espécies silvestres e cultivadas, classificadas e ordenadas por famílias de acordo com padrões científicos estabelecidos. Quando eu fui, o prédio estava fechado para manutenção.

Mas preciso adiantar, o Jardim Botânico não fica assim tão perto dos demais pontos turísticos da cidade. Localiza-se a 7 km da Cidade Velha, no bairro Prado. Se você for até lá, vale caminhar pelas cheirosas ruas no entorno, como a própria 19 de abril. É um verdadeiro túnel de plátanos, com casarões antigos e estilosos. Queria morar ali se me mudasse para Montevidéu — e fosse rica, tem mais esse detalhe.

Saiba como locomover-se dentro da cidade neste post.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Jardim Botânico de Montevidéu