Quando ir a Montevidéu
Para decidir quando ir a Montevidéu, antes responda: você prefere frio ou calor? A gente está falando de uma cidade com as estações bem definidas. A temperatura média do ano é 17°C, mas chega à casa dos 30°C no verão e baixa de 10°C no inverno.
As chuvas são distribuídas ao longo de todo ano, mas tem períodos em que, historicamente, há maiores acumulados — o mês de janeiro costuma ser o mais seco e outubro, o mais chuvoso. Essa decisão também passa pela questão da alta temporada, que pode influenciar na animação da cidade e também nos preços.
Bora conferir como é a Montevidéu de cada estação?
Clima em Montevidéu
Dados do site climate-data.org
Verão em Montevidéu
É considerada a alta temporada de Montevidéu, mais especificamente de janeiro até o carnaval. Pode ser que um e outro hotel fique mais caro, mas também é quando a cidade está mais viva, tem mais gente nas ramblas, nos parques e curtindo a noite na rua.
Os uruguaios aproveitam a estação quente para curtir as praias de água doce da cidade, que ficam com temperaturas mais agradáveis — não deixe de conhecer Pocitos (foto abaixo). Se a sua ideia é desbravar outros destinos da costa uruguaia, como Punta del Este, Piriápolis e Cabo Polônio, é a estação certa.
Janeiro é o mês mais quente e seco do ano: a média de chuvas é de 70mm e a temperatura média é de 22,8°C. Mas não se surpreenda se fizer até 35°C com umidade bem baixa.
Para quem gosta de festas populares, o Uruguai também valoriza bastante o Carnaval, com desfiles e apresentações teatrais nas semanas que antecedem a data. Pesquise, no ano que for, em que data vai cair a tradicional La Llamada.
Ah, em qualquer estação, é recomendável colocar na mala um agasalho, porque basta que uma frente fria passe pela cidade para o friozinho dar as caras.
Outono em Montevidéu
Fim de março e abril ainda pode fazer calor, e a média de chuvas é um pouco mais alta do que no verão. Mas é inevitável que as temperaturas fiquem mais amenas, o que pode ser bem agradável para bater perna pela cidade, conhecer os museus e atrativos turísticos.
Já em maio e junho, mais perto do inverno, o frio já costuma aparecer — em média, os termômetros marcam entre 10 e 17°C.
O bairro de Prado e a Praça da Constituição, na Cidade Velha, devem adquirir todo um romantismo, com as folhas amareladas dos plátanos caindo.
Inverno em Montevidéu
O inverno em Montevidéu é frio, úmido e ventoso, então capriche nos agasalhos. Apesar de a média ser de 11ºC, faz uns 5ºC com facilidade. É muito incomum nevar, porém.
Pode ficar mais tempo nublado, mas em dias de tempo bom, vai ser gostoso caminhar pelos parques e ramblas, esquentando-se no sol.
Como Montevidéu é uma capital rica em cultura e atividades, você vai aproveitar muito os museus, as peças no Teatro Solís e, é claro, os restaurantes e cafés maravilhosos — veja onde comer em Montevidéu.
No começo do inverno, ocorre a Fogata de San Juan, fogueira de São João, uma festa com danças, comidas e bebidas típicas para comemorar o solstício de verão no hemisfério norte, celebrada em Montevidéu por causa da comunidade catalã.
E em 24 de agosto tem a Noite da Nostalgia, festa celebrada em diferentes partes de Montevidéu e interior, que resgata velhos hits musicais para dançar e reviver os velhos tempos.
Primavera em Montevidéu
Eu amo viajar na primavera, você não?! As pessoas ficam mais animadas com a despedida do frio, mais dispostas a sair na rua e a fazer atividades ao ar livre.
As temperaturas costumam ser mais amenas nessa época, fica ótima para caminhar pela cidade e fazer todo o rolê turístico. Em setembro e outubro ainda pode fazer frio, mas, em novembro, por exemplo, a temperatura média fica entre 15°C e 21°C no mesmo dia.
Segundo a média histórica, outubro é o mês que mais chove, são 117mm. Mas, como eu já pincelei, chuva em Montevidéu é uma questão de sorte — ou de azar, no caso.
Ah, não custa ressaltar:
Uruguai é parecido com o Rio Grande do Sul, seu vizinho de território: o clima pode mudar de uma hora para outra. Então não deixe de ver a previsão do tempo antes de embarcar e faça uma mala versátil.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.