Melhores Destinos
Montevidéu
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Informações úteis

Documento para conhecer Montevidéu

- Para viajar a Montevidéu, é necessário levar passaporte válido ou Documento de Identidade (RG). Carteira de motorista não é aceita para fazer imigração, mas te permite dirigir no Uruguai.

- O certificado de vacinação contra covid-19 e um seguro saúde com cobertura para coronavírus podem ser exigidos do turista. Foi uma mudança estipulada assim que o país reabriu as fronteiras, e, até março de 2023, ainda não tinha sido publicada nenhuma nota voltando atrás.

Moeda no Uruguai

- Muitos lugares aceitam reais ou dólares, mas a moeda do Uruguai é o peso uruguaio ($). Ver um número tão alto na hora de pagar uma conta pode ser assustador, mas isso ocorre porque um real vale cerca de sete pesos uruguaios (em 2023). Ao perguntar o preço de algo, divida-o por sete para se aproximar do preço em reais.

- Acaba sendo vantajoso usar cartão no Uruguai. Isso porque ocorre a devolução de um imposto, o IVA (o ICMs deles), nas despesas feitas com cartão de crédito ou débito internacional em lugares como restaurantes, bares e locadoras de veículo. Você vê o desconto na nota da maquininha, assinalado com "ley 17.934", ou ocorre o estorno depois.

Informações importantes

- Em compensação, muitos restaurantes uruguaios cobram uma taxa de cubiertos (talheres, em espanhol), que é uma porcentagem apenas por sentar na mesa e fazer a refeição no local. Não é valor de serviço, isso eles chamam de propina e é mais um valor adicionado ao final.

- A minha dica é levar uma porcentagem do dinheiro que você planeja gastar em reais mesmo e trocar lá por pesos, recorrendo às casa de câmbio uruguaias à medida que você precisa. Faça isso lá, pois sai mais caro por aqui no Brasil. Mas evite as casas de câmbio dos aeroportos, elas não costumam ter uma cotação vantajosa.

- Tenha notas pequenas em mãos para pegar ônibus, porque nem sempre os motoristas têm troco. Também serve para comprar água ou consumir algo barato em restaurantes — alguns só aceitam passar cartão a partir de 500 pesos uruguaios.

- Para desconto em compras feitas em lojas com o selo tax-free, é preciso levar a papelada preenchida e apresentar em posto de reembolso do aeroporto ou do porto. 

Dirigir no Uruguai

- Para entrar no Uruguai com veículo de passeio, é necessário ter Seguro Carta Verde, que oferece algumas coberturas, como a de danos materiais ou pessoais a terceiros não transportados pelo veículo. E, normalmente, as locadoras não permitem atravessar fronteiras com carro alugado. 

Segurança em Montevidéu 

- Montevidéu é considerada uma cidade tranquila e segura em comparação a outras capitais latinas. Mas não custa ter cuidado e evitar caminhar à noite por determinadas regiões, como as ruas mais ermas na Cidade Velha.

O que levar na sua mala para Montevidéu

- A cidade é conhecida pelo friozinho que faz no inverno, mas não se engane, porque o verão pode ser muito quente também. Então o ideal é estar atento à estação do ano e conferir a previsão do tempo antes de fazer a mala.

Voltagem em Montevidéu

- A voltagem em Montevidéu é 220V. A tomada é de três pinos grossos em linha reta. Se os seus aparelhos são de dois pinos, não há problema. 

- Você deve ter ouvido falar que a maconha foi legalizada no Uruguai, mas Montevidéu não virou Amsterdã. Turistas não podem comprar, levar ou consumir maconha no Uruguai, é crime. Nas farmácias com a substância, o dono pode ser penalizado se vender para brasileiro.

Informações importantes

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer o seguro viagem é uma boa ideia para viajar com segurança. Sempre que viajamos para fora do Brasil, procuramos fazê-lo, mesmo que o país não exija o seguro, porque caso haja uma emergência médica ou seja necessário assistência durante a viagem, o seguro pode te amparar e cobrir gastos em várias situações, como despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, por exemplo Faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu