Holanda

Amsterdã

Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Oportunidade incrível! Seguro-viagem com até 50% de desconto! 

Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com até 50% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!

Amsterdã, ou Amsterdam, dá a sensação de estar em um sonho. A gente perde a noção do tempo caminhando pelos seus 165 canais, atravessando as românticas pontes decoradas com luzinhas e vasos de flores. E é também um sonho de cidade que funciona, a bordo de bondes, ônibus, trens, barcos, e muitas, mas muitas bicicletas. O carro é a menor das prioridades — consegue imaginar isso aqui no Brasil?

A capital holandesa atrai de apreciadores de cannabis a fãs da arte, tendo Van Gogh e Rembrandt como embaixadores. Quem se interessa por história pode entrar no anexo secreto onde Anne Frank se escondeu dos nazistas por mais de dois anos, ou então passear entre os moinhos centenários de Zaanse Schans. Só a comida dos dutch não é das mais renomadas, mas não se preocupe com isso: como boa metrópole, ela reúne sabores do mundo inteiro.

Eu fiz minha segunda viagem a Amsterdã em setembro de 2024 para produzir esse material completaço, que, espero, vai esclarecer todas as suas dúvidas. Fiquei uma semana por lá, bati ponto nas principais atrações e voltei mais intrigada sobre como a cidade consegue ser tão fofa e, ao mesmo tempo, tão doida. Vem tentar entender comigo?

Amsterdam

Amsterdã: melhor época para visitar a capital holandesa

Amsterdã é linda em qualquer época do ano, mas você vai ter experiências diferentes dependendo da estação, e os custos devem variar bastante também. É algo que preciso te alertar agora: esse não é um destino barato.

Se o seu sonho é aproveitar a viagem para a Holanda para ver os jardins de tulipas de Keukenhof, precisa ir entre o final de março e o começo de maio. O verão europeu também é uma época adorada pelos turistas, com dias bem mais longos e mais quentinhos. Agora, se você não tem medo de frio, tudo tende a ser mais em conta de outubro a março — salvo nos feriados. A gente fala sobre o tempo no post de Quando ir a Amsterdã.

Amsterdam

Onde fica Amsterdã e como chegar

Amsterdã é a capital da Holanda (também chamada de Países Baixos), um dos países da Europa Ocidental que faz fronteira com a Bélgica e a Alemanha. A cidade está localizada na região oeste do país, a cerca de 20 km do Mar do Norte.

Diariamente, saem voos diretos do Brasil para Amsterdã a partir do Aeroporto de Guarulhos (São Paulo) ou do Galeão (Rio de Janeiro). Eles são operados pela companhia aérea holandesa KLM e duram, aproximadamente, 11h30min. 

Mas pode sair mais barato fazer escala em outros países europeus. Além de pesquisar as passagens mais baratas do dia no buscador (essa caixinha azul aí embaixo), você também pode seguir o Melhores Destinos nas redes sociais e baixar o aplicativo. Veja todas as dicas no post Como chegar em Amsterdã

Pesquisar passagens aéreas

Amsterdam

Hotéis em Amsterdã

Essa é uma das partes mais importantes de um planejamento à capital holandesa, já que o local de hospedagem pode oferecer experiências completamente distintas e vai representar uma fatia significativa dos gastos.

Existem diferentes regiões hoteleiras em Amsterdã, hospedagens para diferentes perfis, e por isso é interessante aliar suas expectativas e prioridades às opções que a cidade dispõe. Para economizar, eu cheguei a me hospedar em um barco no Rio Ij, e vou dizer que adorei! A gente conta essa experiência e dá todas as dicas sobre hospedagem no post onde ficar em Amsterdã.

O que fazer em Amsterdã

É possível entender por que a capital dos Países Baixos é um dos destinos mais populares do mundo em um rápido passeio a pé, ou uma pedalada, caso queira se juntar aos moradores. Mas para conseguir imergir mesmo na cultura local, o ideal é ficar pelo menos cinco dias lá. 

Os canais são o seu grande cartão-postal, e você vai ter trabalho para eleger o mais bonito. Vai achar que é o primeiro que vê, se apressar para pegar o celular e fazer um verdadeiro book. Mas vai virar a esquina e descobrir outro mais bonito. Lá pelas tantas, já estará confuso, ou então acostumado com esse tipo de cenário:

Amsterdam

Reserve com semanas de antecedência seu ingresso para a Casa de Anne Frank, é a atração mais concorrida. Vale investir também no Museu Van Gogh, que abriga a maior coleção de obras do artista holandês famoso pela arte e história trágica, ou no Rijksmuseum, onde você pode explorar séculos da arte holandesa, incluindo a famosa tela A Ronda Noturna, de Rembrandt. Se o museu sobre o qual você se interessa é de cerveja, precisa ir fazer a Heineken Experience, na antiga fábrica da cervejaria mais famosa do mundo.

Amsterdam

Se o dia estiver bonito, vale a pena caminhar no Vondelpark, o parque preferido de moradores e turistas, ou ver o pôr do sol no A'dam Lookout, mirante no topo de um edifício, com vista 360 graus. Dê uma chance para o balanço na borda do prédio, é o mais alto da Europa.

Ah, não deixe de visitar o Red Light District à noite, uma das regiões que mais atraem curiosidade em Amsterdã em razão das vitrines de prostituição. Quem sabe você conheça um coffee shop por ali, como é chamado o lugar que vende legalmente maconha. Já os brown cafes são o lugar perfeito para beber uma cerveja como um local. A gente dá dicas de ambos no post sobre a Noite em Amsterdã.

Amsterdam

Separe um tempo para os passeios de bate e volta mais populares de Amsterdã. Você precisa conhecer o Jardim das Tulipas se estiver por lá do final de março ao começo de maio. Já no Zaanse Schans, você pode visitar moinhos de vento em qualquer época do ano.

Parece bastante coisa, mas a verdade é que eu não cheguei perto de relacionar todas as atrações. Veja 40 dicas no post O que fazer em Amsterdã.

O que você precisa saber antes de viajar para Amsterdã

Língua

O idioma oficial dos Países Baixos é o holandês. Os moradores ficam felizes quando o visitante se esforça para pronunciar algumas frases como "Dank u wel" ("Dank ú vel" como se diz em português), o mesmo que "muito obrigado". Mas é claro que você vai se virar muito bem com inglês, todo mundo fala inglês por lá.

Dinheiro

A moeda na Holanda é o euro, mas, mesmo para quem ainda prefere pagar as contas em dinheiro, é muito importante levar um cartão de crédito habilitado para uso no Exterior ou cartão de débito internacional. Muitos estabelecimentos não aceitam mais pagamento em espécie, e, mesmo no transporte público, vai ser necessário usar cartão.

Se você ainda não é cliente, baixe o app Nomad e utilize o cupom MELHORESDESTINOS20 no código de convidado. Depois insira os seus dados pessoais e envie a foto do seu passaporte, RG ou CNH. Você receberá 2% de bônus do valor da sua primeira remessa limitado a US$ 20 bônus em até 15 dias úteis.

Documentos

Brasileiros não precisam de visto de turismo para permanecer até 90 dias em Amsterdã e em todo o território dos Países Baixos. Mas você vai precisar de um passaporte válido e de seguro viagem. Um bom seguro vai salvar seu couro não só em caso de emergências de saúde, mas também de extravio de bagagem, de assistência jurídica e até de repatriação do corpo em caso de morte.

Internet

Muitos museus e restaurantes oferecem wi-fi, mas eu não consigo mais viajar sem dados móveis. Internet é uma escolha bem pessoal, tem gente que tem um plano especial e usa o roaming da sua própria operadora, tem quem prefira comprar um chip pré-pago ao chegar no destino. A gente aqui do Melhores Destinos costuma usar um eSim (chip virtual).

O cupom exclusivo MELHORESDESTINOS15 dá 15% de desconto no site do Airalo.

Transporte

Quando o assunto é transporte, Amsterdã dá aula. É muito fácil se locomover pela cidade, seja de bonde, de trem, de ônibus, de ferry ou de bike — é conhecida como a "cidade das bicicletas". Sem falar que dá para chegar à maioria dos pontos turísticos andando mesmo, é a capital mais "caminhável" que eu já conheci. A gente preparou um post completão com dicas de Transportes em Amsterdã.

Amsterdam

Os passeios em Amsterdã mais buscados pelos turistas