Europa

Malta

Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

A posição geográfica, em meio ao mar Mediterrâneo, fez de Malta uma ilha cobiçada por muitas civilizações ao longo da história. Os legados de cada um desses povos — entre eles fenícios, romanos, árabes, espanhóis e britânicos — estão presentes na arquitetura, na língua, nos costumes e na gastronomia do país. Bastam poucas horas em Malta para se encantar com a riqueza cultural que faz dela um lugar único no mundo.

MaltaTrês Cidades de Malta

Muito procurada por estudantes que querem aprender inglês, Malta é também um destino e tanto para viagens de férias. Praias paradisíacas de águas cristalinas e em tons verde-azulados ficam próximas a templos megalíticos de mais de 5 mil anos. E não faltam grutas e cavernas que rendem ótimos passeios de barco, nem vilarejos históricos que, além de charmosos, permitem um mergulho na rica história do país — na qual tiveram suma importância os famosos Cavaleiros de Malta.

MaltaCrystal LagoonEste guia reúne todas as informações que você precisa saber para planejar uma super visita a essa joia do Mediterrâneo. As dicas e os passeios que sugerimos têm como base a nossa mais recente viagem a Malta. Aproveite!

Onde ficar em Malta

Escolher um bom lugar onde ficar em Malta dependerá de quais são os seus planos de viagem: quantos dias pretende ficar, se estará de carro ou dependerá do transporte público, se a ideia é curtir a noite maltesa ou aproveitar mais as praias e os sítios históricos espalhados pelas três ilhas do país. 

MaltaValletta, a capital maltesaA capital Valleta e as vizinhas Sliema e St Julian's são algumas das regiões com o maior número de hotéis em Malta. Mas você também pode preferir se hospedar próximo às praias, aí St Paul's pode ser uma boa opção, ou então dividir a estada ficando também alguns dias na Ilha de Gozo. Leia mais sobre todos esses lugares no nosso post sobre onde ficar em Malta e confira na lista abaixo algumas das melhores opções de hotéis no país:

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - apenas essa semana com 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. A boa notícia é que ele também é válido para viagens dentro do Brasil e pode te socorrer em caso de necessidade!

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para apólices contratadas de 16 a 23 de setembro, em viagens planejadas até setembro de 2025.

Quando ir a Malta

Malta é um destino de muito sol — são, em média, 300 dias sem chuva por ano — e pode ser visitado em qualquer estação. No entanto, se a expectativa é curtir as belas praias de Malta, com suas águas transparentes em tons azul-esverdeados, a melhor época para ir para Malta é durante o verão. 

MaltaComino

Na alta temporada, no entanto, os valores tendem a estar mais caros, e as atrações, mais lotadas. Para curtir o que há de melhor nas ilhas e fugir do tumulto, prefira os últimos meses da primavera ou o início do outono. Leia mais sobre quando ir a Malta.

MaltaBlue Lagoon no verão

O que fazer em Malta

Malta é um destino que reúne milênios de história e praias paradisíacas — a descrição de um lugar perfeito para passar umas férias memoráveis, não é? Sem falar ainda na gastronomia, essencialmente mediterrânea com alguns toques árabes e na animada vida noturna. Um país pequeno que tem muito a oferecer! Nós fizemos um post bem detalhado sobre o que fazer em Malta, mas você também pode conferir alguns destaques a seguir.

MaltaMarsaxlokkA capital, Valletta, é uma joia arquitetônica, com suas construções em pedra calcária que conferem um aspecto amarelado a toda a cidade. Nela, que é a menor capital da Europa, você poderá fazer um free tour e saber mais sobre a história dos Cavaleiros de Malta, visitar a belíssima Cocatedral de São João, os mirantes Upper e Lower Barakka, além de provar comida típica em alguns dos melhores restaurantes de Malta.

MaltaValletta

Para quem gosta de história, vale ainda fazer um passeio guiado em Mdina, que conserva até hoje palacetes e ruelas medievais, em um cenário que já serviu de locação para filmagens da série Game of Thrones

MaltaMdinaA trajetória de Malta também está bem representada pelas Três Cidades e pela Citadela, em Victoria, a capital da Ilha de Gozo. E, claro, não deixe de fazer um mergulho no passado da região visitando um dos templos megalíticos, que sobrevivem a mais de 5 mil anos de história.

MaltaCitadela, em VictoriaDe um país formado por três ilhas em meio ao Mediterrâneo é claro que se espera belíssimas praias. Entre as mais cristalinas e preferidas para mergulho, estão a Blue Lagoon e a Crystal Lagoon, dois cartões-postais de Malta. Para um dia à beira-mar com todo o conforto que se pode ter em uma faixa de areia, Golden Bay e Riviera Beach são ótimas opções. Confira as melhores praias de Malta.

MaltaCrystal LagoonAlguns dos visuais mais bonitos de Malta também podem ser visitados no sul da ilha principal. A Blue Grotto tem arcos que podem ser vistos de cima, a partir de um mirante, ou bem de perto em um agradável passeio de barco. Aproveite o deslocamento até a região para visitar também a St Peter's Pool, uma piscina natural que avança em formato de U sobre uma lage rochosa e garante ótimos pontos para saltar na água. Para o almoço, uma paradinha no vilarejo pesqueiro Marsaxlook é sempre uma boa pedida!

MaltaBlue GrottoFaça um passeio de barco unindo as atrações de Comino (as lagoas Azul e Cristal) e a Ilha de Gozo em um mesmo dia. Ou, se preferir, invista mais tempo em Gozo e visite algumas das suas principais atrações, como a Baía de Dwerja, os templos megalíticos de Ggantija, as salinas de Marsalforn, a caverna Tal-Mixta e a Ramla Beach.

MaltaSalinas de Marsalforn, Gozo

E se a ideia for estender a programação noite adentro, saiba que Malta é o destino certo! Não faltam opções de bares e baladas, principalmente na região de St Julian's. Leia mais sobre o que fazer em Malta e conheça as principais praias de Malta.

Principais passeios em Malta

A seguir listamos alguns dos principais passeios em Malta. Todas as atividades podem ser reservadas pelo site Civitatis, que dá ao viajante a vantagem de pagar em reais, já com imposto incluso, e a possibilidade de parcelar em até 12 vezes sem juros. Confira:

MaltaBlue Lagoon, Comino

Roteiros em Malta

Dificuldade em montar um roteiro de viagem? Nós já separamos as atividades que podem ser feitas em um dia na mesma região. Dá uma olhadinha no nosso post sobre os roteiros em Malta e monte a sua programação conforme a duração da sua estada no país e os seus pontos de interesse!

MaltaFungus Rock, Ilha de Gozo

Como chegar a Malta

A melhor maneira de chegar a Malta é de avião, embora alguns cruzeiros também incluam uma parada no arquipélago em seus itinerários. Não há voos diretos do Brasil para Malta. Sendo assim, ao deixar o território brasileiro será necessário fazer conexão em algum aeroporto europeu antes de seguir viagem até o Aeroporto Internacional de Malta, localizado na cidade de Luqa, a 9 quilômetros da capital Valletta. Leia mais sobre como chegar a Malta.

MaltaSt Peter's Pool

Dicas para a sua viagem a Malta

  • Documentação: não é preciso ter visto para visitar Malta se a ideia for ficar menos de 90 dias no país. Basta apresentar o passaporte válido por no mínimo seis meses.
  • Vacinas: Malta exige que viajantes apresentem o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.
  • Seguro-viagem: fazer o seguro-viagem é obrigatório para viajar a Malta. Faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
  • Como levar dinheiro para Malta: a moeda utilizada é o euro. Pagamentos com cartões de crédito são amplamente aceitos, mas ter dinheiro em espécie pode ser útil na compra de ingressos, gastos pequenos ou eventuais gorjetas. Para pagar os nossos gastos nessa viagem, utilizei o cartão da Nomad, que é um banco digital internacional.
  • Chip de celular em Malta: sempre que viajamos para o exterior, temos usado o chip virtual da Airalo. Ele funciona em mais de 180 países e existem diferentes planos que podem ser contratados dependendo do período da viagem. Use o código MELHORESDESTINOS15 para receber 15% de desconto em suas compras pelo site ou pelo aplicativo.