Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Blue Grotto (Gruta Azul)

A Blue Grotto (Gruta Azul) é uma das atrações mais populares de Malta. Por lá, você pode admirar as formações rochosas formados junto às falésias desde um mirante gratuito ou então fazer um passeio de barco passando por diferentes cavernas, além do arco mais famoso, que tem 30 metros de altura.

Blue Grotto (Gruta Azul)

A parte superior das cavernas é acessada pela Rodovia Triq Wied Iz-Zurrieq, onde há um pequeno estacionamento, uma parada de ônibus e o mirante que rende belas fotos da Blue Grotto. Basta trilhar os caminhos sinalizados para ter diferentes pontos de vistas da incrível paisagem da região.

Blue Grotto (Gruta Azul)

Se a ideia for fazer o passeio de barco, é preciso descer até o porto (no Google Maps, procure por Blue Grotto Boat Service). Se você estiver a pé, como eu, basta seguir pela calçada junto da estrada. A caminhada é tranquila, apesar de não haver sombra, e leva pouco mais de 10 minutos.

Blue Grotto (Gruta Azul)

No pequeno porto há um guichê que vende os bilhetes para o passeio de barco para a Gruta Azul. O valor é de € 10 e o pagamento só pode ser feito com dinheiro em espécie. As pequenas embarcações saem a cada 15 minutos, entre as 9h e as 17h. O melhor horário para visitar a Blue Grotto é pela manhã, quando os raios solares incidem mais diretamente na fenda rochosa, deixando os tons azul-esverdeados do mar ainda mais intensos.

Blue Grotto (Gruta Azul)

O passeio de barco para a Blue Grotto não tem parada para banho, é apenas contemplativo mesmo. Visitei Malta no verão, em um dia de bastante calor, e também não encontrei ninguém nadando perto dos arcos. Próximo ao porto, no entanto, havia grupos fazer snorkeling e mergulho com cilindro. Também há passeios de stand up paddle até a gruta.

Blue Grotto (Gruta Azul)

Se você fizer o passeio no domingo, pode aproveitar o deslocamento para o sul da ilha de Malta e também visitar a feira de rua de Marsaxlokk, com muito artesanato e ótimas opções de lembrancinhas de viagem. Se preferir comodidade, reserve a excursão que inclui transfer desde o hotel, Marsaxlokk e o transporte até o porto de onde sai o passeio de barco para a Gruta Azul. Veja aqui.

Blue Grotto (Gruta Azul)

Como chegar à Blue Grotto?

A Blue Grotto está localizada no sudoeste da ilha principal, ao lado do vilarejo pesqueiro de Wied iż-Żurrieq. São cerca de 14 quilômetros desde a capital Valletta. Você pode chegar à atração turística de carro alugado, com transporte por aplicativo (como Uber ou Bolt) ou também de ônibus, a opção que escolhi. Quem está em Valletta pode pegar o ônibus 74 – a viagem leva cerca de 50 minutos. Saindo de Sliema, St Julian's e outras cidades, será preciso fazer baldeação no terminal de ônibus da capital.

Blue Grotto (Gruta Azul)

O que ver perto da Blue Grotto, em Malta?

Você pode aproveitar o deslocamento para também conhecer os templos megalíticos de Malta, como o Hagar Qim, o vilarejo pesqueiro de Marsaxlokk e também a belíssima St Peter's Pool, todos atrativos do sul de Malta. Esse é um ótimo roteiro de um dia para incluir no seu plano de viagem.

Agências de turismo de Malta oferecem passeios combinando a Gruta Azul com os templos megalíticos. Veja aqui uma ótima opção para conhecer mais do sul de Malta sem se preocupar com os deslocamentos. Vale lembrar que reservando o tour pela Civitatis você paga em reais e tem a possibilidade de parcelar em até 12 vezes.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Malta

Blue Grotto (Gruta Azul)

Blue Grotto