Malta
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

O que fazer em Malta

Malta é um país que reúne história, uma cultura única com diversas influências, praias paradisíacas e uma vida noturna animada. A descrição é a de um destino para se passar as férias sem tédio, já que há programação para todos os gostos. 

O que fazer em Malta

Confira todas as nossas dicas sobre o que fazer em Malta e monte um roteiro de viagem perfeito para você!

O que fazer em Malta

Tour por cidades históricas, passeios de barco para praias cristalinas, grutas e cavernas, e visita a ruínas com mais de 5 mil anos de história. A seguir listamos o que há de mais legal para fazer em Malta:

1. Escolher um hotel bem localizado

A sua experiência em Malta vai depender, e muito, do local da sua hospedagem. Há regiões mais indicadas para quem é fã da vida noturna (e a maltesa é bem agitada!) e outras para quem curte sítios históricos ou deseja ficar perto das praias. Nós detalhamos todas as melhores regiões no post onde ficar em Malta. E na lista a seguir já tem um resuminho de alguns dos melhores hotéis de Malta:

O que fazer em MaltaValletta, Malta

2. Fazer um tour guiado pela capital Valletta

Malta tem um passado milenar, protagonizado por diferentes povos — entre eles fenícios, romanos, árabes, espanhóis e ingleses. Um passeio guiado pela capital Valletta é um convite para mergulhar na história deste pequeno e importante país mediterrâneo. 

O que fazer em Malta

Você irá ouvir falar dos Cavaleiros de Malta e do Grande Cerco, batalha de quatro meses que impediu que o Império Otomano conquistasse o arquipélago. Poderá admirar de perto e saber mais sobre a arquitetura maltesa, que mistura o barroco com o neoclássico em construções monocromáticas de pedra calcária, onde o colorido fica por conta das janelas e sacadas. E também saberá mais sobre os costumes e a tão peculiar cultura maltesa.

O que fazer em Malta

Essa foi a primeira atividade que fizemos quando chegamos a Malta. Consideramos uma boa forma de iniciar a viagem, já tendo um apanhado geral sobre o destino. 

Você pode reservar o passeio gratuitamente pelo site Civitatis. O pagamento é feito somente no fim do passeio, e o valor é você que decide, baseado na experiência que teve. Leia mais sobre o Free Tour em Valletta.

O que fazer em Malta

3. Nadar nas águas cristalinas da Blue Lagoon

Uma vez no Mediterrâneo, nada mais justo do que esperar por praias de águas cristalinas. Pode ficar tranquilo, Malta tem várias delas. Dá para escolher! Mas já vamos avisando que nenhuma tem um mar tão calmo e azul-turquesa quanto a chamada Blue Lagoon (Lagoa Azul), que é uma das mais visitadas praias de Malta.

O que fazer em Malta

A Lagoa Azul está na inabitada ilha de Comino, que fica entre a Ilha de Malta (a principal) e a Ilha de Gozo. Você pode ir para a Blue Lagoon por conta própria, em uma combinação de ferry e barco. Muitos viajantes, no entanto, optam por fazer passeios de barco que levam até Comino, muitas vezes com parada em Gozo inclusa. É uma forma de otimizar o tempo, e o preço costuma compensar! Veja algumas opções a seguir:

Os passeios acima são reservados diretamente pelo site Civitatis, que oferece ao viajante a vantagem de pagar em reais, já com IOF incluso, além de poder parcelar em até 12 vezes. 

O que fazer em Malta

4. Passear sem pressa pelas Três Cidades de Malta

As Três Cidades de Malta ficam praticamente em frente à capital Valletta, bastando cruzar o porto natural Grand Harbour para chegar até elas. Vittoriosa, Senglea e Cospicua têm uma grande importância histórica para o país, pois foi a partir delas que os Cavaleiros de Malta conseguiram impedir que o Império Otomano conquistasse as ilhas, no episódio conhecido como Grande Cerco (1565).

O que fazer em Malta

Atualmente as Três Cidades oferecem aos visitantes um passeio mais do que agradável por ruelas charmosas e coloridas, uma doca animada, bons bares e restaurantes, além de atrações turísticas, como museus, igrejas, fortes e mirantes. E o melhor: como ficam lado a lado, as atrações podem ser visitadas a pé! Leia mais no nosso post completinho sobre as Três Cidades de Malta.

O que fazer em Malta

Viajantes com pouco tempo ou que pretendem otimizar o passeio pelas Três Cidades podem reservar um tour guiado, que inclui o transfer de ida e volta para o hotel. A atividade tem duração de quatro horas e passa pelos principais pontos turísticos das cidades. Veja aqui.

5. Visitar a Blue Grotto

A Blue Grotto (Gruta Azul) é uma das atrações mais populares de Malta. Lá, você pode admirar as formações rochosas nas falésias a partir um mirante gratuito ou então fazer um passeio de barco passando por diferentes cavernas, além do arco mais famoso, que tem 30 metros de altura.

O que fazer em Malta

Aqui vale uma sugestão: o melhor horário para visitar a Blue Grotto é pela manhã, quando os raios solares incidem mais diretamente na fenda rochosa, deixando os tons azul-esverdeados do mar ainda mais intensos.

Agências de turismo de Malta oferecem passeios combinando a Gruta Azul com os templos megalíticos. Veja aqui uma ótima opção para conhecer mais do sul de Malta sem se preocupar com os deslocamentos. Vale lembrar que reservando o tour pela Civitatis você paga em reais e tem a possibilidade de parcelar em até 12 vezes.

O que fazer em Malta

6. Mergulhar na St Peter's Pool

As piscinas naturais St Peter's Pool, no sul da Ilha de Malta, são um deleite para o corpo nos dias mais quentes do ano — e para a alma em qualquer estação. Trata-se de uma grande laje de calcário onde o mar avança em formato de U. Um bom lugar para mergulhar e também relaxar ao sol, visto que não faltam espacinhos sobre as rochas.

O que fazer em Malta

A St Peter's Pool fica bem próxima ao vilarejo Marsaxlokk, famoso por sua orla com vários restaurantes com vista para a marina. Mas falaremos mais sobre isso a seguir...

O que fazer em Malta

7. Almoçar no vilarejo pesqueiro Marsaxlokk

Malta é um conjunto de três ilhas no Mediterrâneo. Então, o que se imagina é uma fartura de pratos com base em peixes e frutos do mar. A verdade, porém, é que não é assim tão simples encontrar esses produtos nos cardápios dos restaurantes malteses, que apostam muito mais em massas e outras iguarias típicas, como o coelho assado.

O que fazer em Malta

O vilarejo pesqueiro Marsaxlokk é um dos poucos redutos de Malta onde é possível comer peixe fresco em qualquer dia da semana. Nossa sugestão é que você faça uma pausa para almoço por lá enquanto faz um roteiro pelo sul do país. São vários os restaurantes que ficam junto à marina e têm uma vista legal para o mar.

O que fazer em Malta

8. Fazer um free tour em Mdina e Rabat

A história de Malta passa, e muito, por duas de suas cidades: Mdina e Rabat, localizadas bem no centro da ilha principal, a cerca de 15 km de Valletta. Reserve pelo menos meio dia para passear pelas ruas milenares de Mdina, que já foi capital do país e ainda conserva palacetes e igrejas adornadas, além de vielas medievais que já serviram como locação para filmagens da série Game of Thrones

Aproveite para reservar gratuitamente um free tour por Mdina e Rabat. Você paga apenas ao final do passeio o valor que considerar compatível com a experiência que teve!

O que fazer em Malta

A vizinha Rabat não é menos interessante. Por lá o visitante pode visitar museus e catacumbas, além de comer o tradicional pastizzi, um salgado de massa folhada com recheio de ricota ou creme de ervilha. Leia mais sobre Mdina e Rabat.

O que fazer em Malta

9. Conhecer os atrativos da Ilha de Gozo

Gozo fica ao norte do arquipélago de Malta, sendo a ilha que ainda conserva características mais rurais; um ótimo lugar para relaxar e ver o tempo passar mais devagar. A Ilha de Gozo conta com uma charmosinha capital, Victoria, onde a Cidadela é o principal ponto turístico. 

O que fazer em Malta

Gozo convida os visitantes a fazer um passeio de barco pelas grutas próximas à Baía de Dwerja, conhecer os templos megalíticos de Ggantija, admirar as salinas de Marsalforn, visitar a caverna Tal-Mixta e curtir as águas do desfiladeiro Wied il-Ghasri e de suas praias, entre elas, a Ramla Beach. Leia mais sobre a Ilha de Gozo.

O que fazer em MaltaCaverna Tal-Mixta

10. Curtir as praias Golden Bay e Riviera Beach

Essa informação pode desapontá-lo, mas não são muitas as praias em Malta que possuem largas faixas de areia, agradáveis para um dia de praia. A imensa maioria dos balneários malteses tem falésias e é cercada por distintas formações rochosas, que garantem uma beleza ímpar, é verdade, mas não muito conforto.

O que fazer em MaltaRiviera Beach

Entre as poucas exceções estão a Golden Bay e a Riviera Beach, duas praias localizadas no noroeste da ilha principal de Malta. Além da beleza, a faixa de areia dourada e a boa estrutura fazem com que os dois balneários sejam alguns dos mais procurados do país, sobretudo para famílias com crianças.

O que fazer em MaltaGolden Bay

11. Fazer um cruzeiro para Comino com parada na Lagoa de Cristal

Comino é a ilha onde ficam duas preciosidades de Malta: a Blue Lagoon e a Crystal Lagoon. Nessa região, o mar é calmo e as águas são cristalinas. A Lagoa Azul, como o nome sugere, é de um intenso tom turquesa. Certamente um dos melhores lugares do país para um bom banho de mar. Já a Lagoa de Cristal tem uma tonalidade mais esverdeada, que fica ainda mais vibrante com a luz solar e os paredões de calcário, meio amarelados, no entorno.

O que fazer em Malta

Você pode muito bem ir por conta própria até Comino e visitar as duas lagoas, que ficam a uma curta caminhada de distância. No entanto, nós já fizemos as contas e o valor para fazer um passeio de barco até essas atrações costuma compensar. Além disso, com o cruzeiro também se economiza um bom tempo de deslocamento, já que seria necessário conjugar ônibus ou ferry mais um barquinho para chegar a Comino.

Confira aqui um dos passeios de barco para Comino mais baratos que encontramos. Ainda tem a vantagem de poder fazer o pagamento em reais, com IOF incluso, e parcelar em até 12 vezes.

O que fazer em Malta

12. Voltar no tempo em uma visita aos templos megalíticos de Malta

Aproveite a sua viagem para conhecer algumas das estruturas mais antigas do mundo feitas pelo homem. Os templos megalíticos de Malta teriam sido construídos há 5 mil anos — portanto, mais antigos do que as pirâmides do Egito e o monumento neolítico Stonehenge, no Reino Unido.

O que fazer em MaltaTemplos de Hagar Qim e Mnajdra

As construções feitas com gigantes blocos de pedras são testemunhas do avanço técnico das populações e, devido à sua importância, estão inscritas na lista de Patrimônio Mundial da Unesco. Leia nosso post completo sobre os templos megalíticos de Malta e escolha pelo menos um deles para incluir no seu roteiro.

O que fazer em Malta

13. Provar os pratos típicos de Malta

A gastronomia maltesa tem características mediterrâneas com influências árabes e britânicas, povos que colonizaram a região, além de italianas, dada a proximidade geográfica. Espere pratos fartos e bastantes saborosos! 

Um dos principais preparos do país é o coelho assado (fenek), geralmente servido com legumes cozidos. Prove ainda o pastizzi, um salgado de massa folhada recheado com ricota ou creme de ervilha. Para entradinha, nada como os queijos malteses. E tem ainda a ftira, um pão de fermentação natural bem tradicional que pode vir recheado com delícias mediterrâneas, como tomate, azeitonas e alcaparras. Veja nosso post com sugestões de restaurantes em Malta.

O que fazer em Malta

14. Aproveitar a vida noturna 

Malta também é conhecida por sua animada vida noturna, que acontece especialmente na região de St Julian's. Por lá não faltam opções de festas e bares, muitos concentrados em Paceville, bairro em que estão várias escolas de intercâmbio. Bem menos jovem e agitada, Sliema também conta com bons bares para curtir a noite. 

Já em Valletta não há muitas opções para se divertir noite adentro. A capital de Malta, no entanto, é um bom lugar para curtir o fim de tarde, jantar e beber algo. Contudo, os estabelecimentos não costumam ficar abertos até altas horas da madrugada.

O que fazer em Malta

As 7 atividades preferidas dos turistas em Malta

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - apenas essa semana com 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. A boa notícia é que ele também é válido para viagens dentro do Brasil e pode te socorrer em caso de necessidade!

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para apólices contratadas de 16 a 23 de setembro, em viagens planejadas até setembro de 2025