Três Cidades de Malta
Em um passeio por Valletta certamente você observará as Três Cidades de Malta ao longe. Vittoriosa, Senglea e Cospicua ficam logo após o Grand Harbour, um dos portos naturais da capital maltesa, e oferecem aos visitantes um agradável passeio por ruelas charmosas com suntuosas igrejas e ótimos cafés e sorveterias para aquela merecida pausa. Bem a cara das férias!
As Três Cidades têm uma grande importância histórica para o país. Foi ali que, em 1565, os Cavaleiros da Ordem de São João venceram o Grande Cerco de Malta. Ou seja, após quatro meses de batalhas, impediram que o Império Otomano tomasse a ilha. O episódio foi decisivo para a fundação de Valletta, a capital maltesa, um ano mais tarde.
Vittoriosa, Senglea e Cospicua é como as Três Cidades são conhecidas no pós-cerco. Em uma viagem a Malta, no entanto, você pode ainda ouvi-las sendo chamadas pelos antigos nomes: Birgu, Isla e Bormla, respectivamente. Seja como for, o importante é que você as inclua no roteiro. Para ajudá-lo, separamos a seguir dicas de como chegar e o que fazer nas Três Cidades de Malta!
Como chegar às Três Cidades, Malta
As Três Cidades de Malta podem muito bem ser acessadas com as linhas de ônibus que partem de Valletta e outros pontos da ilha principal. Da capital, são cerca de 25 minutos de viagem. Porém, é muito mais prazeroso desembarcar lá de barco, dado que o caminho é mais bonito e você tem ainda a oportunidade de admirar as penínsulas no entorno do Grand Harbour a partir de diferentes ângulos.
Nossa recomendação é pegar o ferry da empresa Valletta Ferry Services, que parte da orla de Valletta, próximo à rotatória onde fica o monumento Lill Bahhara. No Google Maps a localização de embarque está descrita como "3 cities Valetta ferry". O bilhete dá direito a uma viagem de elevador da parte baixa para a alta de Valletta. A viagem leva entre 10 e 15 minutos, e a passagem custa € 2 o trecho, ou € 3,80 ida e volta.
Outra maneira de ir para as Três Cidades é com os barquinhos tradicionais de Malta, chamados luzzu. Há passeios saindo de Valletta e de Sliema.
Viajantes com pouco tempo ou que pretendem otimizar o passeio pelas Três Cidades podem reservar um tour guiado, que inclui o transfer de ida e volta para o hotel. A atividade tem duração de quatro horas e passa pelos principais pontos turísticos das cidades. Veja aqui.
O que fazer nas Três Cidades de Malta
Quem chega às Três Cidades de Malta de ferry fará o desembarque no terminal de Cospicua (Bormla), que está a poucos passos das outras duas cidades. Nossa recomendação é que você deixe a área das docas e siga em direção às agradáveis ruelas de Vittoriosa (Birgu). Leia a seguir nossa sugestão de roteiro nas Três Cidades.
O que fazer em Vittoriosa (Birgu)
A cidade serviu como a primeira base para os Cavaleiros da Ordem de Malta quando chegaram ao país em 1530. Não à toa, Vittoriosa abriga importantes palácios, igrejas e casas nobres. Na ponta da península está o Forte de Santo Ângelo, que já teve fundamental importância militar, foi residência do Grão-Mestre da Ordem de São João e hoje oferece belas vistas para o Grand Harbour. Leia aqui sobre horários e ingressos.
O Palácio do Inquisidor é outro ponto turístico de Malta e a melhor representação do poder da Santa Inquisição Romana, que controlou Malta por mais de 200 anos. Além dos aposentos privados do edifício que serviu como moradia, o visitante também tem acesso à câmara do tribunal, à câmara de tortura e ao complexo prisional. Saiba mais sobre horários e valores.
Na orla de Vittoriosa está ainda o maior museu de todo o arquipélago: o Museu Marítimo de Malta, que retrata os 7 mil anos de história da navegação na região. Além de antigos barcos malteses, o espaço guarda uma âncora romana de mais de quatro toneladas pertencente aos Cavaleiros de Malta. Confira mais informações aqui.
A Igreja de São Lourenço (St Lawrence's Church) é outro ponto bastante visitado de Vittoriosa. Foi a primeira igreja conventual da Ordem dos Cavaleiros de Malta e também foi utilizada durante a Inquisição.
Em um passeio pela cidade você pode escolher algumas destas atrações para tornar a sua experiência ainda mais completa. Mas o que recomendamos mesmo é que você se perca pelas ruelas de Vittoriosa (a via Tramuntana é linda!) e admire as casinhas de portas coloridas, muitas delas com imagens da Virgem Maria na fachada. E não deixe de fazer uma pausa para um sorvetinho junto às docas antes de seguir o roteiro para Cospicua e Senglea.
O que fazer em Cospicua (Bormla)
Cospicua é a mais das Três Cidades de Malta. Uma das principais atrações é a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, considerada por muitos um local milagroso por ter sobrevivido aos ataques da Segunda Guerra Mundial, que destruíram praticamente tudo ao seu redor.
Cospicua está na parte mais baixa das Três Cidades, junto à marina e ao local de desembarque do ferry que vem de Valletta. Há ali um agradável gramado, ideal para descansar nos dias mais quentes. Para ir de lá até Senglea, basta atravessar uma curta passarela para pedestres.
O que fazer em Senglea (Isla)
Senglea é uma pequena cidade fortificada, localizada na península paralela à Vittoriosa. Graças às suas muralhas, a cidade saiu praticamente ilesa do Grande Cerco de 1565, o que lhe garantiu a alcunha de "a cidade invencível" por alguns séculos. Entretanto a sorte teve fim na Segunda Guerra Mundial, quando praticamente um terço dos edifícios foi danificado.
De Senglea se tem uma das mais belas vistas para a capital maltesa, Valletta. O melhor ponto para observá-la, bem como todo o Grand Harbour à frente, é o Safe Haven Gardens.
Em um passeio pela cidade, inclua também uma visita à Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Vitórias, que tem um belo interior com obras de arte. Entre elas, uma estátua em madeira da Virgem Maria.
Um bom lugar para encerrar o roteiro pelas Três Cidades é no Date Art Cafe, junto à marina de Senglea, bem próximo à ponte pedonal que leva à Cospicua.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Malta
- Seaview Hotel - Adults Only 16 Plus
- be.HOTEL
- Mayflower Hotel Malta
- Azur Hotel by ST Hotels
- 115 The Strand Hotel by NEU Collective