Praias em Malta
As praias em Malta têm águas cristalinas em tons que vão do azul-turquesa ao verde-esmeralda, com areias douradas ou paredões rochosos que dão um charme peculiar à paisagem. As fotos do famoso destino no Mediterrâneo são lindíssimas. Mas é tudo verdade? Nós fomos até lá e podemos dizer: as praias de Malta ficam ainda mais bonitas quando admiramos com os nossos próprios olhos.
Separe a roupa de banho, muito filtro solar e um calçado bem confortável para conhecer as mais belas praias de Malta!
Praias em Malta
Você vai perceber que as praias em Malta geralmente possuem dois nomes: um em inglês, mais fácil de memorizar, e outro em maltês, praticamente impossível de pronunciar. As mais conhecidas delas, seja pela beleza ou pela facilidade de acesso, estão espalhadas nas três ilhas que formam o país. Isso quer dizer que não é preciso ir muito longe para mergulhar em águas clarinhas, que podem chegar a temperaturas bem agradáveis nos meses mais quentes do ano.
Dependendo da ilha ou da região de Malta, as praias podem ter características bem diferentes. Algumas contam com faixa de areia, geralmente grossa e em tons dourados. Outras, entre as quais a famosa Blue Lagoon, são formadas e cercadas por rochas, mas quase sempre é possível encontrar um espacinho plano para esticar a toalha, deixar os pertences e dar um pulo no mar.
Como chegar às praias em Malta
Quanto ao acesso, não há tanto com o que se preocupar. As praias mais conhecidas das ilhas de Malta e Gozo podem ser visitadas de carro e ônibus — ainda que, neste último caso, a frequência possa não ser tão alta, e o ponto de parada um pouco longe. Mas nada que combinar o uso do transporte público com Uber/Bolt não resolva (leia mais em Transportes em Malta). Já para Comino, a ilha que abriga os cenários mais paradisíacos de Malta, há passeios de barco ou lanchas que fazem a travessia a partir da Ilha de Gozo.
As 10 melhores praias em Malta
Confira as 10 praias de Malta que mais gostamos e que valem a sua visita!
1. Blue Lagoon (Comino)
A Blue Lagoon é o principal motivo para muitos viajantes irem a Malta. E basta o barquinho se aproximar da Ilha de Comino, onde fica a chamada Lagoa Azul, para entender o porquê. Em todo o país, não há águas tão turquesas quanto por ali. O azul chega a reluzir, ganha um brilho quase fluorescente, contrastando com o escuro das rochas e cavernas do entorno.
Aos desavisados, é bom adiantar: a Blue Lagoon praticamente não tem areia, a não ser em uma pequena e mais do que disputada prainha próxima ao ponto onde é feito o desembarque dos turistas. Mas não chega a ser um problema, já que é possível percorrer o terreno rochoso de Comino e encontrar um cantinho só seu para se estabelecer e apreciar a vista. Para nadar na Lagoa Azul, o melhor lugar de Malta para um mergulho, basta descer pelas rochas próximas ao mar. O local conta com quiosques e banheiro público.
Por ser a praia mais famosa de Malta, há passeio diários para a Blue Lagoon saindo de algumas das principais cidades. Os cruzeiros podem ser reservados pelo site Civitatis, que oferece a vantagem de poder pagar em reais, parcelando em até 12 vezes. Confira:
- Cruzeiro para a Lagoa Azul saindo de St Paul's Bay
- Cruzeiro para a Lagoa Azul + Ilha de Gozo saindo de St Paul's Bay
- Excursão para a Lagoa Azul + Ilha de Gozo saindo de Sliema
- Escuna para Lagoa Azul com transfer do hotel, almoço e open bar
Para quem prefere ir a Comino por conta própria, há barcos que fazem o deslocamento até a Lagoa Azul partindo dos portos de Cirkewwa (norte da Ilha de Malta) e de Mgarr (sul da Ilha de Gozo). As travessias levam menos de 20 minutos, e o valor pago por pessoa no ticket de ida e volta, varia de € 10 a € 15. Há uma linha de ônibus que faz o trajeto entre Valletta e Cirkewwa em cerca de uma hora de viagem. Também é possível pegar uma lancha rápida de Valletta para Mgarr, com navegação de cerca de 45 minutos.
2. Crystal Lagoon (Comino)
Ao desembarcar na Lagoa Azul, em Comino, basta uma caminhada de 15 minutos e logo o que se vê é a deslumbrante Crystal Lagoon (Lagoa de Cristal). Muito menos movimentado do que a Blue Lagoon, o lugar tem águas cristalinas em tons de verde-esmeralda. O paraíso ganha contornos ainda mais mágicos com a moldura feita por um belíssimo paredão de calcário.
Para dar aquele mergulho na Crystal Lagoon, é só descer um curto caminho até uma laje de pedra próxima à água. Neste cantinho da ilha de Comino não há quiosques ou qualquer tipo de serviço. Mas é só voltar para a Lagoa Azul, onde a infraestrutura é um pouco maior.
Os passeios de barco que vão para Comino costumam incluir uma parada de banho na Lagoa de Cristal. É uma boa forma de ver esse paradisíaco cenário a partir de outra perspectiva: de dentro do mar! Confira aqui um dos passeios que passam pela Lagoa Azul e a Lagoa de Cristal (com ótimo preço).
3. St Peter's Pool (Marsaxlokk, Malta)
Na costa sul de Malta, a cerca de 13 quilômetros de Valletta, está St Peter's Pool. As características são as de uma piscina natural: uma baía rochosa com águas límpidas e tranquilas (quando o mar está favorável).
Provavelmente esta é a melhor praia de Malta para quem gosta de pular, às vezes até de forma acrobática, no mar. A formação calcária oferece diferentes alturas para os saltos, e algumas escadinhas ajudam no caminho de volta ao topo da pedra. As lajes de pedra também são propícias para o descanso entre um mergulho e outro.
A única maneira de se chegar a St Peter's Pool é de carro, seja alugado ou Uber. A partir do estacionamento, basta descer um caminho até perto da água. Na parte mais alta há um bar que vende bebidas e alguns lanches, mas não há banheiro.
St Peter's Pool está pertinho do vilarejo pesqueiro Marsaxlokk, um ótimo lugar para comer frutos do mar, comprar artesanatos e, aos domingos, passear pela feira de rua.
4. St George's Bay (St Julian's, Malta)
Para quem está hospedado na região de St Julian's e não deseja se deslocar tanto para pegar praia, a boa pedida é St George's Bay. Essa é a única praia com areia da região e também a que oferece a maior estrutura para se passar um dia à beira-mar.
Durante o verão, a St George's Bay fica lotadíssima de jovens, atraídos pela vida noturna de St. Julian's. Não espere, portanto, calmaria. Se é paz o que procura, há outras praias bem melhores em Malta.
5. Riviera Beach (Mellieħa, Malta)
Pulamos agora para o noroeste da ilha principal de Malta, onde estão algumas das poucas praias com areia do país. Começamos pela Riviera Beach (Għajn Tuffieħa Bay em maltês), que está ao lado da popular Golden Bay, mas é uma opção muito mais vazia e silenciosa. Isso porque não há hotéis no seu entorno e o acesso é feito por uma escadaria, o que garante bem menos movimento do que sua vizinha.
O cenário é perfeito para relaxar, curtir o sol em uma areia macia e em tons caramelos e, eventualmente, dar um mergulho na água. Há trilhas no entorno que garantem vistas panorâmicas surpreendentes. Recomendamos que você faça o trajeto entre Riviera Beach e a Golden Bay!
6. Golden Bay (Mellieħa, Malta)
A mais famosinha das praias do noroeste da ilha de Malta, Golden Bay tem fácil acesso e boa infraestrutura para passar um confortável dia à beira-mar. Por ali é possível alugar cadeiras e guarda-sol e há lanchonetes na orla, o que é um tanto raro no país. A areia macia em tons alaranjados também faz da Golden Bay um ótimo balneário para famílias com crianças.
7. Mellieha Bay (Mellieħa, Malta)
A praia de Mellieha tem a faixa de areia mais longa de Malta, que desce suavemente até encontrar o mar, garantindo banhos tranquilos em águas rasas e cristalinas. Isso é parte do que faz de Mellieha um dos principais pontos de hospedagem para casais e famílias com crianças. Também conhecida como Ghadira Bay, a praia conta com boa infraestrutura e oferece diversas opções de esportes aquáticos.
8. Ramla Beach (Gozo)
Localizada no nordeste da Ilha de Gozo, Ramla Beach tem areia em coloração avermelhada e boa estrutura para um dia de praia. Veranistas podem alugar guarda-sol e cadeiras, fazer lanches à beira-mar e se divertir com esportes aquáticos. Ramla Beach também é conhecida pelas grutas do seu entorno. Vale a pena aproveitar a ida para a praia e subir (de carro ou Uber) até a caverna Tal-Mixta, que emoldura o mar azul da praia e rende incríveis fotos.
Seguro viagem com 75% OFF - o maior desconto da história nessa Black Friday!
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. A promoção da Black Friday 2024 da Allianz Travel está com incríveis 75% de desconto no seguro viagem e parcelamento em até 6 vezes sem juros.
É simplesmente o maior desconto de todos os tempos! Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS. Essa oferta é exclusiva e vale para todos os destinos e planos internacionais contratados entre 25 de novembro e 2 de dezembro, em viagens programadas até novembro do ano que vem.