Melhores Destinos
Machu Picchu
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Ingressos para Machu Picchu - todas as nossas dicas!

Comprar o ingresso para Machu Picchu, é indispensável para visitar o sítio arqueológico e isso deve ser feito antecipadamente, semanas antes da sua viagem. O ingresso de Machu Picchu não pode ser comprado na hora do passeio e no momento da compra antecipada, você deve escolher o dia e horário da sua visita ao sítio arqueológico, inserindo dados pessoais, como seu nome e número de passaporte. 

O número de visitantes diários em Machu Picchu é limitado a 5600 pessoas diariamente e os ingressos se esgotam dias antes dos passeios. Confira todas as nossas dicas, quais são os tipos de ingressos disponíveis e quais são os melhores ingressos para comprar!

Confira abaixo todas as nossas dicas para comprar seu ingresso de Machu Picchu!

Importante: Recomendo que você compre seu ingresso para Machu Picchu com cerca de 6 a 8 semanas de antecedência, melhor ainda se for antes disso. Esses prazos podem variar porque, em períodos de alta temporada (julho e agosto), a procura por ingressos pode ser ainda maior.

A compra do ingresso a Machu Picchu pode ser feita através do site do Ministério da Cultura peruano, pagando com cartão de crédito, ou então através de agências autorizadas, que muitas vezes já oferecem a excursão a Machu Picchu com guia, transporte e ingressos, e que tem a vantagem de parcelar os ingressos, fazer o pagamento em real e sem cobrança de IOF.

Tenha em mente que existem diferentes circuitos e rotas em Machu Picchu e, portanto, diferentes ingressos para Machu Picchu, alguns mais buscados que outros e para os quais as vendas se esgotam mais rapidamente. O Circuito Rota 1-B (Terraça Superior) e Rota 2-B (Terraça Inferior) estão entre os mais populares entre turistas que querem tirar a foto clássica da cidade, enquanto a Rota 1-A (Montanha Machupicchu) costuma ser o menos procurado e mais difícil de ser realizado, já que existem montanhas e atrações secundárias dentro do sítio arqueológico que você pode visitar e complementar ainda mais o seu passeio!

Lembre-se ainda de que os ingressos são nominais e têm uma lacuna de uma hora para acessar o sítio arqueológico. Além disso, existem horários de entrada no sítio arqueológico que se esgotam mais rapidamente, como os da 10h e 11h da manhã, que são justamente os horários em que as pessoas que saem de Cusco no mesmo dia costumam buscar. Avalie atentamente qual será o horário que você escolherá em seu ingresso, considerando o tempo de deslocamento que levará para chegar na entrada no sítio arqueológico. 

Considere contratar um guia para realizar o seu passeio por Machu Picchu porque só com um guia você entenderá a real dimensão do sítio arqueológico e entenderá o significado das construções que ali estão, bem como sua história!

Ingressos para Machu Picchu

Ingressos para Machu Picchu - conhecendo os diferentes tipos de ingressos e circuitos

Em junho de 2024 o governo peruano implementou mudanças na visita a Machu Picchu. Sendo assim, desde junho existem 10 tipos de ingresso à venda para entrar em Machu Picchu. Existem hoje 3 tipos de circuito no sítio arqueológico, cada um deles com suas variações. Confira atentamente qual circuito e rota você deseja fazer em Machu Picchu antes de comprar o seu ingresso!

Tipos de ingresso em Machu Picchu (válidos a partir de junho de 2024):

  • Circuito 1 (Panorâmico)Rota 1-A: Rota Montanha Machupicchu - o trajeto leva em torno de 6h e inclui a Casa do Guardião (foto clássica) e a subida à Montanha Machu Picchu, que é a montanha mais alta que pode ser subida dentro do sítio arqueológico. Não recomendado para quem quer apenas conhecer o sítio arqueológico porque o trajeto exige bastante esforço físico. 
  • Circuito 1 (Panorâmico)Rota 1-B: Rota Terraça Superior - esse é o ingresso para ter a foto clássica de Machu Picchu. O trajeto leva em torno de 2h30 e inclui atrações como a Casa do Guardião (ótimo local para fotos), mas não permite visitar construções incas propriamente ditas. Se você quiser ver o sítio arqueológico de cima e tirar fotos, esse ingresso é uma boa pedida!
  • Circuito 1 (Panorâmico)Rota 1-C: Rota Portada Intipunku (apenas alta temporada). Esse ingresso de Machu Picchu tem um percurso que dura em torno de 3-4h de visita, oferece a foto clássica de Machu Picchu e também permite subir Intipunku, a "Porta do Sol". 
  • Circuito 1 (Panorâmico)  Rota 1-D: Rota Ponte Inka (apenas na alta temporada). Esse circuito permite ter a foto clássica de Machu Picchu a partir da Casa do Guardião, e seu percurso leva em torno de 2,5-3h. Não demanda muito esforço físico pois o percurso tem 1,3km, mas apenas maiores de 18 anos podem realizá-lo. 
  • Circuito 2 (Llaqta - Machupicchu Clássico)Rota 2-A: Ruta diseñada - Esse trajeto leva em torno de 2,5h e inclui a passagem pelas plataformas inferiores, entrada no setor urbano do sítio arqueológico, praças, fontes de água, além do setor agrícola, o templo principal e templo das 3 janelas, Templo do Condor, etc. O trajeto dura em torno de 2h30 e é o melhor para poder apreciar a vista clássica de Machu Picchu (próximo da Casa do Guardião) e ainda ter acesso às ruínas do sítio arqueológico. 
  • Circuito 2 (Llaqta - Machupicchu Clássico) Rota 2-B: Rota da Terraça Inferior - Esse trajeto também oferece a vista clássica de Machu Picchu, porém a partir de terraças inferiores e próximas da Casa do Guardião. O trajeto inclui entrada no setor urbano do sítio arqueológico, praças, fontes de água, além do setor agrícola, o templo principal e templo das 3 janelas, Templo do Condor etc. A rota leva em torno de 2h. É um ótimo ingresso para conhecer a parte baixa do sítio arqueológico!
  • Circuito 3 (Machupicchu Realeza)Rota 3-A: Rota da Montanha Huayna Picchu - Quem realiza esse trajeto visita a parte baixa do sítio arqueológico, as plataformas agrícolas, o Templo do Condor, o complexo da Casa do Inca, complexo do Templo do Sol, além de, claro, a subida à Montanha Huayna Picchu (que é a montanha que aparece ao fundo nas clássicas fotos de Machu Picchu). O trajeto leva em torno de 3,5h e exige esforço físico para a subida da montanha. O ingresso é apenas para maiores de idade. 
  • Circuito 3 (Machupicchu Realeza)Rota 3-B: Ruta diseñada - Quem realiza esse trajeto visita a parte baixa do sítio arqueológico, as plataformas agrícolas, o Templo do Condor, o complexo da Casa do Inca, complexo do Templo do Sol, Templo das 3 janelas, setor Qolqas etc. O trajeto leva em torno de 2h e inclui a parte central e uma parte da citadela. 
  • Circuito 3 (Machupicchu Realeza)Ruta 3-C: Ruta Gran Caverna (disponível apenas na alta temporada) - Quem realiza esse trajeto visita a parte baixa do sítio arqueológico, as plataformas agrícolas, o Templo do Condor, o complexo da Casa do Inca, complexo do Templo do Sol, Templo das 3 janelas, setor Qolqas, e também dá acesso a Grande Caverna e ao Templo da Lua, que são os grandes diferenciais desse ingresso. O trajeto leva em torno de 5h e é para maiores de idade. 
  • Circuito 3 (Machupicchu Realeza)Ruta 3-D: Ruta Huchuypicchu (disponível apenas na alta temporada)- Esse trajeto também inclui o Templo do Condor, o complexo da Casa do Inca, complexo do Templo do Sol, Templo das 3 janelas, setor Qolqas e também a subida a Huchuy Picchu, que é uma pequena montanha dentro do sítio arqueológico. 

Atente-se a comprar seu ingresso com antecedência! Se o ingresso que você tinha em mente para visitar o sítio estiver esgotado em todos os horários, procure por outra opção semelhante. 

Não é permitido que visitantes saiam passeando por todos os circuitos de forma indiscriminada dentro do sítio arqueológico ou voltem pelo caminho pode onde já passaram.

Ingressos para Machu Picchu

Tipos de circuitos em Machu Picchu - informações de junho de 2024

Nos últimos anos, Machu Picchu criou uma nova maneira de visitar o sítio arqueológico, que agora está dividido em circuitos e rotas. Em 2021 o local havia sido dividido em 5 circuitos diferentes e desde junho de 2023 ganhou uma nova divisão, 3 circuitos, cada um deles com diferentes rotas. Cada um dos circuitos contempla uma determinada rota dentro do sítio arqueológico e você deverá seguir a rota estabelecida no seu ingresso ao caminhar por suas "ruas". Os circuitos têm um sentido único e não é possível voltar de onde se iniciou o trajeto.

  • Circuito 1 - Panorâmico - Esse é o circuito panorâmico dentro do arqueológico, que oferece a vista clássica de Machu Picchu a partir da Casa do Guardião, que é um mirante com uma vista excepcional!
  • Circuito 2 - Llata Machu Picchu Clássico -  O circuito 2 também permite tirar a foto clássica de Machu Picchu, porém de uma área um pouco inferior com relação a Casa do Guardião. Além disso, ele dá acesso ao setor urbano e agrícola do sítio arqueológico, permitindo conhecer antigas construções incas. Recomendo muito que esse circuito seja feito com um guia! 
  • Circuito 3 - Realeza - Esse circuito cruza parte do setor agrícola de Machu Picchu e parte do setor urbano. É um circuito que circula pela parte "baixa" do sítio arqueológico. Ele inclui no passeio a Casa do Inka, Templo do Sol, os Espelhos d'água. Não permite a foto clássica do sítio arqueológico. 

Melhores ingressos para conhecer Machu Picchu

Como você viu, existem diferentes tipos de ingresso para conhecer Machu Picchu e nenhum deles cobre TUDO que há para ver dentro do sítio arqueológico. Sendo assim, você deverá optar por um ingresso ou mais de um, se assim desejar. Entre as opções disponíveis atualmente, esses são os que considero os melhores tipos de ingresso para conhecer Machu Picchu:

  • Rota 2-A - com a vista clássica de Machu Picchu passando pelas terraças superiores
  • Rota 2-B - com a vista clássica de Machu Picchu passando pelas terraças inferiores
  • Rota 3-D - ingresso com entrada Montanha Huayna Picchu, uma montanha que oferece uma linda vista de Machu Picchu!

Dica: Se você quer conhecer bem o sítio arqueológico e ainda subir uma de suas montanhas, nossa sugestão é fazer uma combinação de 2 ingressos diferentes, por exemplo, fazendo a Rota 3-D pela manhã e 2-A durante a tarde!

Ingressos para Machu Picchu

Considerações e dicas sobre o ingresso a Machu Picchu

- É necessário estar com seu documento pessoal para entrar no sítio arqueológico e seu ingresso impresso.

- A administração do parque diz que é necessário fazer a visita acompanhado de um guia. Na prática, isso não acontece. Entretanto, se você tiver um guia, seja ele privado ou não, certamente ficará mais fácil entender a história e os detalhes do sítio arqueológico. Recomendo muito a visita com um guia!

- Se você quiser fazer o passeio a Machu Picchu com um guia, poderá procurar previamente uma agência autorizada de passeios e combinar o dia e horário para visitar Machu Picchu com seu guia, seja para um grupo grande ou de forma privada. Além disso, do lado de fora do sítio arqueológico, você também encontrará guias oferecendo seus serviços.

- Os bilhetes que permitem visita às montanhas percorrem parte do sítio arqueológico, mas não permitem fazer a foto clássica da cidade. Se você fizer questão da foto clássica das terraças altas de Machu Picchu, considere comprar dois ingressos diferentes: um para Llata de Machu Picchu e outro que contemple a montanha desejada.

- Os pontos de acesso às montanhas nos arredores de Machu Picchu possuem controle de visitantes. Nesses pontos, você deverá mostrar novamente seu ingresso, apresentar seu documento e assinar seu horário de entrada e saída da montanha. Isso serve para o controle da administração e também para a segurança dos visitantes.

Ingressos para Machu Picchu
- Bilhetes que incluem a entrada nas montanhas possuem dois horários estabelecidos: o primeiro horário refere-se à entrada no sítio arqueológico e o segundo horário diz respeito à entrada de controle da montanha. Por exemplo, um bilhete pode ter o horário de entrada em Machu Picchu às 7h e entrada no controle da Montanha Huayna Picchu às 8h da manhã, portanto você terá um intervalo de tempo para percorrer a cidade até se apresentar no ponto de início da subida à montanha.

- Dentro do sítio arqueológico não se vende nenhum produto. Do lado de fora, há uma lanchonete que vende água, sanduíches, biscoitos etc. Recomendamos levar ao menos água durante o seu passeio.

- Não há banheiro dentro do sítio arqueológico, apenas ao lado de fora, por um pequeno custo. Recomendamos que você vá ao banheiro antes de entrar na cidadela.

Quanto custam os ingressos para Machu Picchu

Os ingressos para Machu Picchu têm valores variáveis porque dependem das diferentes rotas propostas dentro do sítio arqueológico. A rota mais barata custa em torno de R$ 150 (junho de 2024). 

A nossa experiência em Machu Picchu 

Como eu queria passar bastante tempo explorando Machu Picchu, optei por comprar 2 ingressos diferentes, que inclui Montanha Huayna Picchu e da Llata de Machu Picchu. 

Meu horário para entrar no sítio arqueológico era às 7h da manhã, então peguei o ônibus em Machu Picchu Pueblo em torno das 6h20. Comecei o dia pelo ingresso que levava à Montanha Huayna Picchu, cuja entrada é feita por um portão lateral. Bem cedinho, a temperatura era geladinha, mas bem agradável, e o sítio arqueológico ainda estava muito vazio. Fui andando pela parte baixa da cidadela, admirando os lugares com calma, até chegar no portão de controle que leva a Huayna Picchu.

Ingressos para Machu PicchuPonto de Controle de Huayna Picchu

Meu horário para entrada na Montanha Huayna Picchu era entre 8h e 9h da manhã e assim fiz. Passei pelo local pouco depois das 8h, fiz o registro da minha entrada e segui minha caminhada. Levei de 50 minutos a uma hora para chegar ao topo de Huayna Picchu. Achei a trilha razoável para o meu nível de condicionamento. Havia muitas escadas no percurso e degraus bem pequenos — quem tem o pé grande acaba tendo mais dificuldade. 

A vista lá de cima é linda e realmente valeu a pena o esforço. Fiquei um bom tempo contemplando aquela paisagem tão exótica. Um funcionário do parque fica no topo de Huayna Picchu e ajuda os visitantes tirando uma foto, que ficou de lembrança!

A descida de Huayna Picchu foi mais fácil que a subida, claro, mas não tão simples justamente por causa dos degraus pequeninos. É preciso ter cuidado e bastante atenção ao realizar a trilha. Em torno das 11h30 eu já estava de volta, fazendo uma boquinha na lanchonete que fica do lado de fora do sítio arqueológico.

Ingressos para Machu Picchu

Tive algum tempo para comer e descansar. Meu segundo ingresso, para a Llata de Machu Picchu, tinha horário entre 12h e 13h. Nesse meio tempo encontrei a nossa guia e escolhemos fazer o circuito 1. Com a guia, o passeio foi bem mais lento, paramos em vários pontos para ouvir a respeito da história do lugar e para tirar fotos. O passeio pelo circuito 1 com certeza foi bem mais simples, mas igualmente agradável. Nesse horário em que reentrei ao parque, entretanto, o sítio arqueológico já estava bem mais cheio e fazia calor.

Na companhia da guia, o passeio levou em torno de 3 horas e foi bem legal. Para quem gosta de entender o contexto histórico das construções, com certeza fará toda a diferença ter a companhia de um guia! Machu Picchu é um lugar mágico, com uma energia incrível e cenários genuinamente maravilhosos! Vale a pena visitar o lugar com calma e admirar cada cantinho.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer o seguro viagem é uma boa ideia para viajar com segurança. Sempre que viajamos para fora do Brasil, procuramos fazê-lo, mesmo que o país não exija o seguro, porque caso haja uma emergência médica ou seja necessário assistência durante a viagem, o seguro pode te amparar e cobrir gastos em várias situações, como despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, por exemplo Faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Machu Picchu