Melhores Destinos
Machu Picchu
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Onde Ficar em Machu Picchu

Quando chegar a hora de planejar sua viagem e escolher onde ficar e seu hotel em Machu Picchu, será importante entender que o sítio arqueológico de Machu Picchu está em um local isolado, no alto de uma montanha. O lugar mais próximo e com boa estrutura para se hospedar é o povoado de Machu Picchu Machu Picchu Pueblo —, também conhecido como Águas Calientes.

HOTEL NOTA LINK
Sumaq Machu Picchu Hotel 9.2 Ver preços
Sanctuary Lodge, A Belmond Hotel, Machu Picchu 9.2 Ver preços
Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel 8.7 Ver preços
Picos House 8.7 Ver preços
Amakonkay Machupicchu 8.7 Ver preços
Machu Picchu Land 8.6 Ver preços
Andino 8.4 Ver preços
Supertramp Hostel Machupicchu 8.4 Ver preços
Samananchis Machupicchu 8.3 Ver preços
Golden Sunrise Machupicchu 8.2 Ver preços
Mapi Gardens Machupicchu B&B 8.1 Ver preços
Hotel Machupicchu Inn 7.6 Ver preços

Muitas pessoas que visitam Machu Picchu optam por fazer um bate e volta de um dia saindo de Cusco. Mas há de se considerar que o percurso entre Cusco e Machu Picchu leva em torno de 4 horas e que fazer essa viagem de ida e volta no mesmo dia, o que levaria em torno de 8 horas, é bastante cansativo. Por isso, para quem pensa em um pouco mais de conforto, há a possibilidade de ficar em Machu Picchu Pueblo/Águas Calientes, um povoado que nasceu a partir da necessidade turística da região e, muito embora tenha crescido de forma meio desordenada, oferece uma boa estrutura turística.

Vale a pena ficar em Machu Picchu Pueblo?

Sabendo que Machu Picchu é um lugar de difícil acesso, você terá de escolher um lugar para utilizar como base para o seu passeio. Esse lugar pode ser a cidade de Cusco (a 4h de trem + 25 minutos de ônibus), a cidade de Ollantaytambo (1h10 de trem + 25 minutos de ônibus de Machu Picchu) ou ficar em Machu Picchu Pueblo, que está a 25 minutos de ônibus.

Considerando que ao ficar em Machu Picchu Pueblo você consegue entrar bem cedinho no sítio arqueológico e ter uma noite de descanso melhor, nossa opção foi por dormir em Machu Picchu Pueblo mesmo.

Onde Ficar em Machu Picchu

A hospedagem em Machu Picchu Pueblo

Os valores das hospedagens variam como nas grandes cidades — há desde hotel cinco estrelas a hostels —, mas tenha que em mente que as hospedagens normalmente são curtas, já que um dia é suficiente para conhecer Machu Picchu e boa parte dos hotéis são simples. Os hotéis grandes e com mais conforto podem ser bem caros.

Se o tempo e seu orçamento permitirem, recomendo fazer o pernoite em Machu Picchu Pueblo. O povoado não tem grandes atrativos, é verdade, mas pernoitando por lá você poderá fazer seu passeio no sítio arqueológico com mais tranquilidade e descanso.

Onde Ficar em Machu Picchu
Hotéis em Machu Picchu Pueblo

Próximo ao sítio arqueológico de Machu Picchu, há apenas um hotel: o Sanctuary Lodge, da rede Belmond. Embora ela esteja na cara do gol e bem pertinho da entrada do sítio arqueológico, o hotel é de luxo e por isso tem tarifas bem caras.

Em Águas Calientes, uma opção de hospedagem confortável e sem preços tão altos é o Terra Viva Machu Picchu Hotel. Ele fica na frente do Rio Urubamba, tem uma vista superbonita e está a poucos metros de onde saem os ônibus para Machu Picchu. O café da manhã do hotel é muito bom e começa desde cedinho, ideal para quem entrará em Machu Picchu no primeiro horário da manhã — ficamos por lá e gostamos da experiência. Outra alternativa para quem busca uma opção de bom custo-benefício é o Inti Punku Machupicchu Hotel & Suites e o Hotel Mapi by Inkaterra.

Onde Ficar em Machu Picchu

Se quiser uma hospedagem luxuosa, mas ao mesmo tempo com ótima estrutura e uma linda vista, vale considerar ficar no Sumaq. Já nos hospedamos no hotel no passado e a experiência foi excelente! Além do bom atendimento, o hotel também tinha um restaurante delicioso! Outras opções com perfil mais refinado são o Inkaterra Machu Picchu Pueblo Hotel, que está cercado pela mata, e o Casa de Sol Machupicchu.

Em Cusco, há muito mais opções de hotéis — e bem mais variadas. Ficar na cidade por alguns dias é uma ótima ideia, porque você pode conhecer também os pontos turísticos de lá. Cusco foi a capital da cultura inca e não faltam lugares interessantes para conhecer. O Novotel Cusco e o Tierra Viva Cusco Centro são boas opções de hotéis. Para charme e conforto, nossa dica é o Antigua Casona San Blas, que tem quartos confortáveis e um café da manhã maravilhoso!

Melhores Hotéis