Quando ir a Machu Picchu
Escolher quando ir a Machu Picchu é uma decisão importante porque o sítio arqueológico está ao ar livre, inserido em uma região alta e que sofre bastante variação meteorológica. Sendo assim, a escolha do período para viajar poderá impactar diretamente no aproveitamento da sua viagem e é importante entender as diferenças entre cada época do ano para fazer a escolha certa!
Oportunidade incrível! Seguro-viagem com 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
Clima em Machu Picchu
A temperatura média anual da região de Machu Picchu está na casa dos 10ºC. O verão é o período chuvoso e "quente" em Machu Picchu, com média 11ºC, enquanto o inverno é o período mais seco e frio, com média de 9ºC.
Seja no verão ou no inverno, as temperaturas podem variar bastante ao longo do dia, sendo quentes nos momentos em que o sol está mais forte e quase negativas quando o sol vai embora. É importante você estar preparado para variações de temperatura ao longo do dia e também se vestir adequadamente para esses momentos. Acompanhe a previsão do tempo antes de fazer sua viagem e você verá que com o passar das horas a temperatura poderá variar bastante.
Melhor época em Machu Picchu
Machu Picchu está em em uma região que tem uma estação chuvosa, o verão, e uma estação seca, o inverno. Durante os meses de verão (entre dezembro e março), o índice de chuvas é bem alto e as chances de pegar chuvas são bem grandes. Historicamente, janeiro é o mês mais chuvoso na região, com média de 22 dias de chuva. Então, se você puder escolher, evite viajar nos meses de verão, principalmente entre dezembro e março. Quando as chuvas são muito fortes e Machu Picchu pode ser fechado para a própria segurança dos visitantes.
Já o inverno é o período de alta temporada justamente porque chove menos. O turismo é mais forte por lá entre os meses de maio a setembro, mas há de se considerar que em julho e agosto Machu Picchu deve estar mais cheio, porque essa época corresponde ao período de férias no Hemisfério Norte. Junho e julho são os meses mais secos por lá e viajar com o tempo seco ainda evita o incômodo com pernilongos, que pode ser frequente na época de chuvas.
Dica: Considerando todas as questões levantadas sobre o clima e quantidade de turistas na alta temporada, acho justo dizer que os meses que considero melhor para viajar a Machu Picchu são maio, junho e o começo do mês de setembro. Por coincidência, minhas viagens para lá foram no começo de setembro e o tempo estava muito agradável — fazia frio de manhã cedo e à noite e, durante o dia, calor.
As mesmas dicas acima valem para quem pretende conhecer a cidade de Cusco. Apesar do volume de chuva em Cusco ser menor, os meses chuvosos e mais secos são os mesmos.