Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Templos Megalíticos de Malta

As ilhas de Malta e Gozo abrigam sete complexos de templos megalíticos, com estruturas que datam da Idade do Bronze (3300 a.C - 1200 a.C.). As construções com blocos de pedra gigantes são testemunhas do avanço técnico das populações e, devido à sua importância, estão inscritas na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

Estudos sugerem que os templos megalíticos de Malta foram construídos há 5 mil anos — sendo, portanto, mais antigos do que as pirâmides do Egito e o monumento neolítico Stonehenge. Visitá-los é a oportunidade de ver um verdadeiro tesouro histórico de perto!

Templos Megalíticos de Malta

Templos Megalíticos de Malta — Hagar Qim e Mnajdra

Entre os que sofreram menos a interferência do tempo estão os templos de Hagar Qim e Mnajdra, localizados no sul da ilha de Malta, a cerca de 15 km da capital Valletta. Eles fazem parte do mesmo complexo e podem ser visitados com um único ingresso (€ 10). As estruturas foram erguidas em uma colina próxima ao mar e estão distantes a uma curta caminhada uma da outra.

Templos Megalíticos de Malta

A visita começa em um pequeno museu, onde estão informações importantes para o melhor aproveitamento do passeio, como por exemplo, o fato de o Hagar Qim abrigar um dos maiores megálitos de Malta, uma pedra com 5,2 metros de altura.

Templos Megalíticos de Malta

O formato do templo, a presença de altares e ossadas de animais encontradas no interior levam a crer que o templo tenha sido utilizado para rituais religiosos. Durante as escavações, arqueólogos encontraram estatuetas com a forma de uma mulher grande, que poderia ser indício de que o Hagar Qim foi dedicado à divindade da fertilidade. Essas figuras, assim como outras colunas de pedras decoradas, estão expostas no Museu Nacional de Arqueologia, no centro de Valletta.

Templos Megalíticos de Malta

Já o templo de Mnajdra, construído com pedra calcária mais perto da falésia, tem como grande característica estar alinhado com os astros, de forma que a luz solar entra por um pequeno buraco na sala principal durante os solstícios de primavera e outono.

Templos Megalíticos de Malta

Como chegar aos templos de Hagar Qim e Mnajdra

Os templos estão a cerca de 15 km de Valletta e podem ser facilmente acessados de carro. Quem preferir utilizar o transporte público pode ficar tranquilo: a linha 74, que parte do terminal de Valletta, deixa bem perto da entrada da atração.

Nossa dica é que você aproveite o deslocamento para essa região de Malta e também faça o passeio de barco ou pelo menos aviste a Blue Grotto a partir do mirante no topo das falésias. As agências de turismo oferecem o passeio, com transfer desde o hotel incluso. 

Você pode reservar o tour pelos Templos de Hagar Qim e Gruta Azul pelo site Civitatis e fazer o pagamento em reais, parcelando em até 12 vezes. Veja aqui.

Templos Megalíticos de MaltaBlue Grotto

Para um dia bem completo pelo sul de Malta, vale ainda incluir no roteiro o vilarejo de Marsaxlokk, com seus bons restaurantes de frutos do mar e a piscina natural St Peter's Pool.

Templos Megalíticos de MaltaSt Peter's Pool

Outros templos megalíticos em Malta

Conheça outras estruturas históricas relevantes que podem ser visitadas em Malta:

  • Tarxien (Malta): seriam os templos megalíticos mais recentes de Malta e, portanto, os mais conservados. No seu interior foram encontrados objetos afiados, conchas e ossos de animais que sugerem que ali eram praticados rituais funerários com sacrifício de animais.
  • Ġgantija (Gozo): o conjunto de dois templos é considerado uma das construções humanas mais antigas do mundo, erguido entre 3600 e 3200 a.C. Alguns megálitos que compõem a estrutura pesam mais de 50 toneladas.
  • Hipogeu de Hal Saflieni (Malta): único templo subterrâneo pré-histórico do mundo, abriga um conjunto de galerias, túneis e pequenas salas interligadas. Por todo o templo foram encontradas câmaras funerárias com restos de ossos humanos, oferendas de animais e amuletos.
  • Skorba (Malta)
  • Ta'Hagrat (Malta) 

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Malta

Templos Megalíticos de Malta

Triq Hagar Qim
Il-Qrendi
https://heritagemalta.mt/explore/hagar-qim-and-mnajdra-archaeological-park/