A'dam Lookout
A'dam Lookout é o mirante mais alto de Amsterdam, com uma vista panorâmica de 360 graus da cidade. Ele fica no topo do edifício A'dam, mais especificamente no vigésimo andar, onde tem dois bares, um restaurante giratório e a atração que mais me surpreendeu na viagem: Over the Edge, o balanço mais alto da Europa.
O mirante fica ao norte do Rio IJ. Você pode pegar o ferry F3 (para Buiksloterweg) nos fundos da estação Centraal Amsterdam. É uma balsa gratuita que faz a travessia em apenas dois minutos, saindo com muita frequência. Dá para subir nela de bike, inclusive.
Dá para comprar ingresso na hora mesmo, mas rola um desconto se reservar pela internet — a gente detalha tudo sobre isso mais abaixo. Vale a pena conhecer o A'dam Lookout qualquer hora do dia, das 10h às 22h, mas se você for ao entardecer e tiver a sorte de um pôr do sol bonito, a experiência será inesquecível!
A'dam Lookout: como é o passeio
A experiência já começa no elevador, que te leva ao vigésimo andar em 26 segundos. O equipamento tem um teto de vidro, que permite ver a iluminação colorida instalada no fosso, vibrando em compasso com uma música eletrônica. Enfim, um pequeno espetáculo que já vai ditando o clima.
A gente acessa o A'dam Lookout pela parte coberta do mirante, um andar fechado, com janelões panorâmicos e uma maquete do edifício, espaço que deve ser mais popular quando faz frio ou chove. Até mesmo o banheiro tem uma vista incrível.
Por ali, ainda tem as cápsulas da montanha-russa virtual Amsterdam VR ride, que propõe uma volta emocionante pela cidade sem sair do lugar, e um gastrobar panorâmico, com um globo de luz e música de balada.
Esse bar serve lanches, pratos quentes e até ostras. Eu me sentei em um balcão junto à janela, pedi uma taça de vinho e dei uma tapeada na fome com um bao bun de porco, bem saboroso.
Mas não confunda: esse não é o restaurante giratório que eu citei lá em cima. O restaurante Moon fica, na verdade, no 19° andar e tem uma proposta mais refinada. Ele vai girando lentamente no próprio eixo, fazendo com que a paisagem na sua janela mude ao longo do almoço ou janta. É importante fazer reserva no site oficial. A foto é de Dennis Bouman:
Como eu fui abençoada com um entardecer bonito, eu não perdi muito tempo na parte coberta e fui até o rooftop mesmo. Ali também tem um bar, algumas arquibancadas para ficar babando na vista, alguns elementos decorativos para tirar foto, tipo esse cavalo vermelho (não me pergunte por quê) e o letreiro do A'dam (que é uma abreviação de Amsterdam).
O andar aberto é todo protegido por uma grade de mais de dois metros de altura, com algumas "janelinhas" para tirar foto. Placas com fotos da cidade apontam alguns pontos turísticos interessantes de identificar no skyline de Amsterdam, como a igreja De Nieuwe Kerk e o Vondelpark. Ah, e há binóculos fixos de uso gratuito que funcionam de verdade. Eu vi até o Rijksmuseum, que fica lá na outra ponta do centro.
É uma delícia assistir à cidade de camarote, ver os trens passando, as balsas atravessando o rio, as pessoas caminhando pequeninas lá embaixo — como Amsterdam FUNCIONA! Mas não subestime o vento e o frio lá em cima: leve bons casacos, de preferência com capuz.
Complementando a experiência, tem um pequeno cinema que exibe um vídeo sobre a história e a cultura de Amsterdam e do próprio edifício A'dam. Ele foi construído para ser sede da Shell na década de 1970 e transformado recentemente em um complexo multifuncional. Hoje, tem espaços de escritórios, estúdios criativos, áreas para eventos, o hotel Sir Adam (lindíssimo), balada, restaurantes e o próprio mirante.
O balanço mais alto da Europa
No último andar do A'dal Lookout foi instalada uma espécie de balanço de ferro. Over The Edge é o nome da atração, que pode ser traduzido como "acima do limite". Fica a nada menos que 100 metros de altura.
Olhando do lado, não parece assim tão emocionante, mas quando teus pés deixam de tocar o chão, a sensação é parecida com a de voar sobre Amsterdam. Como eu sou apaixonada por altura, a única parte ruim foi quando acabou — e acaba rapidinho, não chega a dar cinco minutos.
A gente não precisa fazer esforço nenhum para balançar, o equipamento mesmo que faz o movimento, de forma mecânica. Mas os vídeos que eles fizeram para tentar vender depois acabaram me delatando: estou eu lá, bem pateta tentando dar impulso, sabe? Fazendo o movimento do balanço com os braços e o tronco. Provavelmente uma tentativa frustrada de ir mais alto hehehe.
Como o balanço não vai tão rápido, eu achei bem mais tranquilo que outras atrações que envolvem altura, como tirolesa e bungee jump. Mas claro, não é indicado para quem tem fobia de altura.
Atente que essa é uma atração adicional, custava 7,50 euros em 2024 e podia ser adquirida na bilheteria, junto com o ingresso do mirante, ou pela internet. Há restrição de altura: não são admitidas crianças com menos de 1,20m.
Ingresso para o A'dam Lookout
Em linhas gerais, não é preciso adquirir ingresso antecipado para conhecer o A'dam Lookout. Você pode se dirigir direto para a bilheteria, que tem entrada pelo lado do Rio Ij. Quando eu fui, não tinha fila.
MAS rola um desconto de pelo menos dois euros comprando pelo site oficial, o que pode fazer uma diferença na conta final, ainda mais se você não for sozinho.
Na bilheteria, o ingresso do A'Dam Lookout custava, em 2024, 18,50 euros para adultos e 12,50 euros para crianças de 4 a 12 anos. O balaço e a montanha-russa são adicionais, 7,50 euros cada. A ponto turístico também oferece combos com atrações adicionais, comida ou bebida.
Ah, quando eu viajei, o A'dam era uma das atrações inclusas no passe de museus I Amsterdam, e nem precisava reservar antes.
Dica extra: se você gosta de cinema, considere aproveitar a viagem à outra margem do rio IJ para visitar o Eye Filmmuseum.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.