Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Amsterdã
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Museus em Amsterdã: 7 motivos para visitar a capital holandesa

Guardiã da herança cultural e artística de Van Gogh e Rembrandt, a capital holandesa tem museu de arte, de história, de ciências, até museu de cerveja tem. E por lá é possível visitar o anexo secreto onde Anne Frank se escondeu dos nazistas por mais de dois anos — espaço transformado no memorial mais sensível e inesquecível que já visitei. 

Imperdível! O melhor seguro viagem para Amsterdã com 70% de desconto!

Acesse o site da promoção, faça a cotação e use nosso cupom de desconto exclusivo!

Cupom: MELHORESDESTINOS — 70% de desconto!

Se você tem viagem para o exterior nos próximos meses, essa é a melhor opção de seguro com desconto, para viajar tranquilo e sem perrengues! A oferta é válida inclusive para apólices anuais e vale muito a pena fazer se você pretende viajar ao exterior mais de uma vez nos próximos meses!

Neste post, eu trago os meus sete museus de Amsterdã favoritos. E pensei nos mais diversos públicos para fazer a lista, incluindo a criançada — clique nos links para ler a matéria completa sobre cada um. Só atente que os museus não são gratuitos. Se você pretende visitar vários, talvez valha a pena comprar um dos cards de museus oferecidos na cidade, que isentam parte deles. No final, a gente fala sobre eles.

Post publicado em 3 de maio de 2025

Museus de Amsterdã: opções para todos os tipos de viajantes

1. Casa de Anne Frank

Museus em Amsterdã

A Casa de Anne Frank é a atração mais concorrida de Amsterdã, tanto que tem que ser reservada com semanas de antecedência. Foi ali, no número 263 da Rua Prinsengracht, que a menina judia se escondeu por dois anos dos nazistas, junto de outras sete pessoas. Também foi lá que ela escreveu seu famoso diário, que vendeu mais de 30 milhões de exemplares no mundo. O espaço funciona hoje como um museu, que inclui a entrada no chamado "anexo secreto".

2. Museu Van Gogh

Museus em Amsterdã

O Museu Van Gogh abriga a maior coleção existente do artista holandês: são mais de 200 pinturas, além de desenhos, cartas e objetos pessoais. Sua história é apresentada de forma sutil ao passo que vamos conhecendo suas telas. A gente também pode admirar obras de artistas que inspiraram Van Gogh, como Monet e Paul Gauguin. O ingresso precisa ser comprado antecipadamente pela internet — este é o site oficial. Considere se juntar a uma das visitas guiadas, tem até em espanhol.

3. Rijksmuseum

Museus em Amsterdã

O Rijksmuseum é o maior museu de Amsterdã, guarda mais de 800 anos da arte holandesa, incluindo obras como "A Ronda Noturna" de Rembrandt. Projetado pelo arquiteto Pierre Cuypers, em estilo gótico e renascentista, o próprio prédio do Rijks já é uma atração. Foi inaugurado em 1885, e, fun fact, chegou a ser visitado pelo próprio Van Gogh quando era um anônimo. Hoje as pinturas dele são as mais populares do Rijks.

4. Heineken Experience

Museus em Amsterdã

O Heineken Experience é uma espécie de museu que conta toda a história da cervejaria com muita interatividade e um grande bar para os visitantes brindarem no final. Localizada no prédio da antiga fábrica da marca, é uma atração imperdível para quem é chegado em cerveja, mas se você estiver apenas acompanhando um boêmio, aposto que vai se divertir também. Só atente que não aceita menores de 18 anos.

5. Nemo Science Museum

Museus em Amsterdã

O Nemo Science Museum é uma atração incrível para famílias com crianças. Tem cinco andares de exposições interativas, experimentos e demonstrações, mostrando de forma lúdica o quão fascinantes são a ciência e a tecnologia. Ali tudo tem o intuito de ser lúdico e divertido para que os visitantes façam experimentos usando todos os sentidos.

6. Moco Museum 

Museus em Amsterdã

O Museu Moco é um museu de arte contemporânea, moderna e street art. É uma instituição independente que tem uma de suas sedes em Amsterdã, mais especificamente na Museumplein — as outras são em Barcelona e em Londres. Quando eu visitei, a exposição mais notável era de Banksy, provavelmente o grafiteiro mais famoso (e misterioso) do mundo. Outros nomes expostos eram de Andy Warhol, Keith Haring, Damien Hirst, Jeff Koons, Yayoi Kusama, entre outros.

7. Casa de Rembrandt

Museus em Amsterdã

A Casa de Rembrandt foi o lar e o estúdio do famoso pintor Rembrandt van Rijn entre 1639 e 1658. Hoje é um museu que apresenta a vida e algumas peças do artista (mais desenhos do que pinturas), além de oferecer uma visão do seu ambiente de trabalho e da sociedade holandesa da época. No final, se você estiver inspirado, pode reproduzir um dos seus desenhos — eu achei bem divertido.

Cartão de museus em Amsterdã

Se você quer visitar vários museus, provavelmente valha a pena contratar um dos passes de museus que existem por ali. Existe um cartão chamado Museumkaart, que tem uma longa duração e é usado inclusive por moradores, mas eu acabei testando o I Amsterdam City Card. Mas atenção: vale a pena ver em quais museus você quer ir e se estão isentos com o cartão escolhido, porque os principais, tipo da Anne Frank, não costumam estar.

O I Amsterdam City Card é um cartão que possibilita a entrada gratuita em algumas atrações da cidade e oferece descontos em outras. Também isenta o uso do transporte público de maneira ilimitada, durante o período que você contratou, e inclui passeio de cruzeiro e aluguel de bicicleta.

O visitante faz a opção pelos passes de 24, 48, 72 ou 96 horas, sendo que o preço diário vai decaindo em períodos maiores. A compra pode ser feita on-line e você faz tudo pelo aplicativo mesmo, por meio de um QR Code. Só atente que alguns museus pedem para reservar com antecedência, é necessário checar caso a caso no app.

A ideia do cartão é boa, mas só se você é do tipo de turista que faz mil coisas por dia. Eu peguei o passe de três dias, sendo que programei para esse período todos as atrações inclusas no cartão que me interessavam. Como eu faço muitas atrações para falar sobre todas elas aqui no guia, acabei economizando bastante. E ainda incluí algumas atrações que nem previa inicialmente.

Mas se você gosta de curtir as coisas com calma e de escolher bem quais os museus que quer ir, talvez não compense, porque o passe também não é barato. É isso: tem que colocar na ponta do lápis.

Preços em 2024:

  • 24 horas: 60 euros
  • 48 horas: 85 euros
  • 72 horas: 100 euros
  • 96 horas: 115 euros
  • 120 horas: 125 euros

Visite o site da I Amsterdam City Card para tirar todas as suas dúvidas, conferir a lista de atrações inclusas e adquirir o seu cartão. Também rola comprar no site da Civitatis, que já te apresenta o valor final em reais.