Museumplein
O Museumplein é a praça dos museus de Amsterdam, área cercada por vários dos principais centros culturais da capital holandesa — e da Europa! Ali ficam o Museu Van Gogh e o Rijksmuseum, mas também há dois incríveis de arte moderna, o Stedelijk e o Moco, a casa de espetáculos Concertgebouw, entre outras atrações interessantes.
Quando eu estive lá, em setembro de 2024, a parte principal da praça estava em obras, então não vou conseguir mostrar tudo para vocês. O que tinha era um corredor com barraquinhas de comida e souvenirs e o Museumshop, uma lojinha de presentes relacionados aos museus, onde dava para comprar ingresso do Rijks. Também era possível curtir um sol (se tivesse sol) no amplo gramado a caminho do Concertgebouw.
A praça também costuma ser palco para eventos e festivais. No inverno, um lago que fica no centro da praça se transforma em pista de patinação.
Não deixe de visitar os jardins do Rijks, que abrem os portões durante o dia, com acesso gratuito. Eles têm canteiros bem cuidados, esculturas do século XIX, uma estufa de vidro e um chafariz, obra moderna do artista dinamarquês Jeppe Hein, chamado de Hide and See(k) (significa esconde-esconde).
A obra é uma variação moderna das fontes surpresas usadas em jardins barrocos geométricos do século XVII, que ligavam e desligavam inesperadamente, encharcando qualquer um dentro do alcance.
Museumplein: os principais museus que cercam a praça
- Museu Van Gogh
O Museu Van Gogh abriga a maior coleção existente do artista holandês: são mais de 200 pinturas, além de cartas e objetos pessoais. Sua história é apresentada de forma sutil ao passo que vamos conhecendo suas telas. A gente também pode admirar obras de artistas que inspiraram Van Gogh, como Monet e Paul Gauguin.
- Rijksmuseum
Localizado em um belíssimo prédio neogótico de 1885, o Rijksmuseum tem a maior coleção de mestres holandeses do mundo. Pinturas do século XVII, representadas por artistas como Rembrandt e Johannes Vermeer, são algumas das preciosidades a serem contempladas de perto. Ainda tem biblioteca, sala de leitura e um café.
- Stedelijk Museum
O Stedelijk Museum é o maior museu de arte moderna e contemporânea da Holanda. O histórico edifício de tijolos vermelhos data de 1895. Há pouco mais de dez anos, ganhou um anexo moderno apelidado de "bath tub" (banheira). A coleção do museu inclui obras de arte excepcionais de artistas modernos mundialmente famosos e também de grandes nomes do design, como Joseph Hoffmann, Gerrit Rietveld e Tapio Wirkkala.
- Moco Museum
O Museu Moco é um museu privado de arte moderna e contemporânea em Amsterdam que traz obras de nomes disruptivos — que atraem inclusive um público mais jovem — como Banksy, o mais famoso grafiteiro do mundo. Também traz obras de Yayoi Kusama, Andy Warhol, Studio Irma e espaços digitais imersivos com luzes e espelhos, superinstagramáveis.
- Concertgebouw
O Concertgebouw é a imponente Casa de Concertos de Amsterdam. Um prédio belíssimo inaugurado em 1888 por onde já passaram grandes nomes da música mundial, como Richard Strauss, Louis Armstrong, Sting, e segue com amplas programações. Também é a casa da Orquestra Real.
Hotéis próximos ao Museumplein
A região próxima ao Vondelpark e Museumplein é uma boa opção para se hospedar em Amsterdam, perto de vários pontos turísticos, com ótimos restaurantes e fácil acesso a transporte público. Eu mesma fiquei por lá no começo da viagem, no Huygens Place, e tive uma ótima experiência em um quarto confortável e moderno, com ótimo atendimento. Seguem outras sugestões de hotéis por ali:
- Park Plaza Vondelpark Amsterdam: nota 8,6 — 3,7 mil avaliações
- Stayokay Hostel Amsterdam Vondelpark: nota 8,4 — 6,8 mil avaliações
- Catalonia Vondel Amsterdam: nota 8,3 — 400 avaliações
- Hotel JL No76: nota 8,2 — 1,6 mil avaliações
- Hotel Omega: nota 8,2 — 800 avaliações
Confira aqui os 5 hotéis em Amsterdã mais reservados por nossos leitores:
Museumplein
MuseumpleinAmsterdã