Vondelpark
O Vondelpark é o parque mais famoso e popular de Amsterdam. É uma área verde de 47 hectares que atrai multidões em dias de sol para relaxar nos gramados ou fazer alguma atividade física.
O parque foi criado em 1864. O nome é uma homenagem ao escritor Joost van den Vondel, que viveu no século XVII. Há uma estátua dele sobre um colorido canteiro de flores, próximo ao viaduto da Van Baerlestraat.
O parque fica próximo ao Leidseplein, que é um movimentado centro de vida noturna da cidade, e também ao Museumplein, onde ficam museus como Van Gogh e o Rijksmuseum. Inclusive, essa é uma ótima programação, juntar uma tarde cultural, vendo obras de arte icônicas, seguido de um passeio sem pressa no Vondelpark.
Vondelpark: o que fazer por lá
O Vondelpark é um parque com amplos gramados e alguns lagos, é bem arborizado também. É um parque grande, mas simples, não espere estruturas e paisagismos ousados. Passear por ali é uma das atividades favoritas não apenas de turistas, mas de moradores também, especialmente se for para aproveitar um dia de sol. O parque inclui caminhos largos para a circulação de ciclistas.
Tem, pelo menos, quatro lugares para comer ou beber no Vondelpark. O Park Zuid fica em um prédio antigo lindíssimo (foto abaixo) e serve pratos de brunch de manhã até a metade da tarde; o Groor Melkhuis tem uma vibe romântica do lado de um laguinho, com refeições e pizzas feitas no forno a lenha; e o Vondeltuin fica no canto oeste do parque, com sanduíches, bitterballen (bolinhos típicos) e outros lanches.
Mas o cantinho que me fez ter vontade de voltar foi o Proeflokaal 't Blauwe, um bar aberto, descomplicado, com vááários tipos de bebida e, especialmente, de cervejas da marca local Brouwerij ’t IJ. Tinha até Wi-Fi liberado e uma mesinha de ping pong para a galera. Ah, ali tem banheiros para clientes e até mesmo não clientes — eu não encontrei outros pelo parque.
Mas se você quiser economizar, vale a pena passar em um mercado antes e comprar uns lanches para um piquenique. Eu fiz isso aí mesmo: levei meu sanduíche, abri uma toalhinha no gramado e fiquei observando o movimento.
Você vai poder ver patos e várias outras espécies de aves. Provavelmente vai sentir alguma marolinha pelo parque. Mas melhor não se complicar: é proibido fumar maconha na rua, faça isso só nos coffeeshops.
O Vondelpark tem ainda um pequeno anfiteatro para apresentações ao ar livre, um playground para crianças com brinquedos bem diferentes e um roseiral com mais de 70 tipos da flor. O roseiral é um espaço aberto ao público, também não tem nenhum acesso de controle de entrada.
Fazer sexo é permitido no Vondelpark?
Fazer sexo se tornou legal no parque em 2008. Eu não sabia disso quando estive por lá, mas não vi ninguém fazendo nada nem perto disso.
Aparentemente, há algumas regras que os desinibidos precisariam cumprir, como restringir sua atividade sexual à noite e ficar longe da área do playground. Eles também devem ter certeza de que não deixaram nenhuma sujeira para trás.
Hotéis próximos ao Vondelpark
A região do Vondelpark e do Museumplein é uma boa opção para se hospedar em Amsterdam, perto de vários pontos turísticos, com ótimos restaurantes e fácil acesso a transporte público. Eu mesma fiquei por lá no começo da viagem, no Huygens Place, e tive uma ótima experiência em um quarto confortável e moderno, com ótimo atendimento. Seguem outras sugestões de hotéis por ali:
- Park Plaza Vondelpark Amsterdam: nota 8,6 — 3,7 mil avaliações
- Stayokay Hostel Amsterdam Vondelpark: nota 8,4 — 6,8 mil avaliações
- Catalonia Vondel Amsterdam: nota 8,3 — 400 avaliações
- Hotel JL No76: nota 8,2 — 1,6 mil avaliações
- Hotel Omega: nota 8,2 — 800 avaliações
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Amsterdã
- Anantara Grand Hotel Krasnapolsky Amsterdam
- Hotel Casa Amsterdam
- Jaz in the City Amsterdam
- Park Plaza Victoria Amsterdam
- Radisson Blu Hotel, Amsterdam City Center
Vondelpark
VondelparkAmsterdã