Concertgebouw
O Concertgebouw é a imponente casa de concertos de Amsterdam e um dos prédios que mais chamam atenção no Museumplein, a "praça dos museus". É a casa da Orquestra Real, epicentro da música clássica na Holanda, mas também já foi palco para outros fenômenos musicais, do ícone do jazz Louis Daniel Armstrong ao roqueiro britânico Sting.
Inaugurado em 1888, o Concertgebouw é conhecido no mundo inteiro pela excelente acústica e pela sua beleza também, com elementos neoclássicos. Seu salão principal é adequado para uma orquestra completa, o salão pequeno, para quartetos de câmara, e há ainda uma sala de coro, para recitais intimistas.
E não é necessariamente caro assistir a alguma apresentação por lá. Eu encontrei ingressos a partir de 19 euros, mas sei que realizam até apresentações gratuitas. Antes de viajar para Amsterdam, é uma boa conferir o site oficial do Concertgebouw para obter informações atualizadas dos eventos. Só alerto que não é dos mais fáceis: mesmo optando pela versão em inglês, ele insiste em te entregar páginas em holandês.