Amsterdã
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Quando ir a Amsterdã

Amsterdã é linda em qualquer época do ano, mas você vai ter experiências diferentes dependendo da data da viagem. Os preços de voos e hospedagem também tendem a variar bastante — veja as dicas onde ficar em Amsterdã.

Se o seu sonho é aproveitar a viagem para a Holanda para ver os jardins de tulipas, precisa ser entre o final de março e o começo de maio. Mas tenha em mente que tende a ficar uma viagem mais cara nesse período. A alta temporada também rola no verão europeu, atingindo seu pico em julho, período de férias escolares.

Quando ir a Amsterdam

O verão por lá é cheio e caro, mas também é quando a cidade está uma delícia de viver, com muita coisa acontecendo na rua. Os dias são bem mais longos (escurece lá pelas 21h) e é bem mais quente. Ou melhor, menos frio: você vai precisar levar roupas de inverno na mala, pois a temperatura varia muito.

Agora, se você não tem medo da friaca, pode viajar no inverno europeu, quando a hospedagem chega a cair pela metade do preço. De outubro a março, tudo tende a ser mais em conta — salvo nos feriados, é claro. Leia mais detalhes sobre cada estação abaixo.

Tempo em Amsterdã

Esta tabela pode te dar uma ideia das temperaturas médias, bem como da incidência de chuva. A capital holandesa é uma cidade bem chuvosa, então, independentemente da data da viagem, você precisa se preparar para a precipitação.

mês mÁXIMA/MÍNIMA (°c) chuva
Janeiro 6° / 1° 12 dias
Fevereiro 7° / 1° 9 dias
Março 10° / 3° 10 dias
Abril 14° / 5° 8 dias
Maio 18° / 8 8 dias
Junho 20° / 11° 9 dias
Julho 22° / 13° 9 dias
Agosto 22° / 13° 10 dias
Setembro 19° / 11° 11 dias
Outubro 15° / 8° 12 dias
Novembro 10° / 4° 13 dias
Dezembro 7° / 2° 13 dias

Primavera em Amsterdã

Se você não é fã de frio intenso, o melhor período para desembarcar no país é a partir de abril, quando a primavera chega acompanhada de temperaturas mais amenas e a Holanda inteira fica mais colorida.

Nesse período, é possível conhecer o Keukenhof, o belíssimo parque das flores situado próximo à cidade de Lisse, de fácil acesso para quem está em Amsterdã. Em 2025, o período de funcionamento será de 20 de março a 11 de maio.

Em março, começa a vigorar o horário de verão na Holanda. Sobra mais tempo para turistas, visto que o sol nasce pelas 6h e se põe perto das 21h. Historicamente, tem menos dias de chuva, mas ainda assim vá preparado para ela.

Além disso, no dia 27 de abril acontece uma das festas mais importantes do calendário holandês, senão a mais importante: o Koningsdag, o Dia do Rei. Nesse feriado nacional, aniversário do rei Willem-Alexander, a Holanda toda se transforma em uma grande festa, com eventos diversos pelas ruas, canais, parques, bares e casas noturnas.

Verão em Amsterdã

No verão, que começa oficialmente em 21 de junho, as temperaturas estão mais altas e os dias são mais longos, escurece pelas 22h, o que resulta em muita agitação nas ruas da capital da Holanda. É ainda nessa época do ano que acontece a Amsterdam Gay Pride, evento no qual os canais de Amsterdã ficam lotados com barcos; a dica, portanto, é entrar no clima e celebrar a vida nas ruas dessa cidade tão pulsante!

Os holandeses aguardam ansiosos o verão para pegar um sol no Vondelpark e Amsterdamse Bos, sentar nas mesinhas instaladas pelos cafés e bares ao lado dos canais e, claro, beber bastante. Leia nosso post sobre a noite em Amsterdam.

Esse também é um dos períodos mais lotados e caros, especialmente de hospedagem, e provavelmente de voos também. É necessário reservar hotel com muita antecedência. Julho tende a ser o mês mais concorrido.

As duas vezes que visitei Amsterdã foram em setembro, final do verão europeu/começo do outono. O objetivo era escapar do frio e dos preços exorbitantes da alta temporada, mas não tive lá grande sucesso em nenhum: tive que botar uma calça em cima da outra para sair de noite e achei as diárias igualmente caras. Amsterdam não dá colher de chá heheh.

Outono em Amsterdã 

As temperaturas são amenas em Amsterdã para padrões europeus no outono (muito brasileiro deve achar frio). É uma boa opção porque não está tão cheia de turistas e tem um bom preço a partir de outubro — em setembro, ainda achei as hospedagens caras.

No comecinho do outono, eu peguei dias de chuva, dias de sol, dias de vento, o tempo muda muito rápido por lá. É necessário ver a previsão do tempo todo dia antes de sair do hotel — mas isso vale para qualquer estação. Olha a foto que eu tirei em Zaanse Schans e a foto que o meu colega tirou, ambas nessa época:

As árvores mudam de cor, com folhas amarelas, laranjas e vermelhas, nos parques e nas ruas também. Eu particularmente acho que essa paleta tem tudo a ver com a cidade, deixa ela ainda mais romântica. Ah, em outubro, a cidade recebe Amsterdam Dance Event, que é considerado um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo.

Inverno em Amsterdã

Se eu já achei Amsterdã fria no verão, imagina no inverno. É comum ter dias nublados e chuvosos. A neve é possível, especialmente em janeiro e fevereiro, mas não é garantida.

Em dezembro, a cidade se transforma com luzes e decorações natalinas e é montada a grande árvore de Natal na Praça Dam. Quando as temperaturas ficam realmente baixas, alguns canais da cidade chegam a congelar e os moradores aproveitam a ocasião para praticar um dos esportes preferidos do país: a patinação no gelo. Porém o fenômeno não ocorre necessariamente todos os anos; se você puder vivenciar esse momento, irá se divertir bastante. Também são montadas pistas de patinação em praças, como a Rembrandtplein.

Com relação aos preços, eu achei hotéis praticamente pela metade do preço em comparação com o verão. Então pode ser uma boa investir em uma hospedagem massa, porque você vai ficar mais tempo dentro dela. O sol nasce depois das 8h e se põe perto das 17h, são bem mais curtos os dias no inverno.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Amsterdã