Atrações Próximas de Montevidéu
Além de ser uma capital vibrante, Montevidéu também tem uma localização privilegiada para explorar outros destinos. Independentemente se você seguir para o Leste ou para o Oeste na costa do Rio da Prata, vai encontrar belas paisagens, uma cultura riquíssima e comida boa.
Alugar um carro é a maneira mais confortável de acessar esses lugares, mas também há linhas de ônibus intermunicipal partindo do Terminal de Tres Cruces. Eu viajei com a COT em duas ocasiões, comprando passagem antes pela internet, mas também há empresas como a Copsa e a Turil.
Usando o cupom exclusivo MDGUIA5, você tem tenha 5% de desconto ao alugar na sua reserva pela Rentcars.
Colônia do Sacramento
Um dos passeios mais incríveis é ir para Colônia do Sacramento, uma vila histórica a 180 km de Montevidéu. Foi fundada em 1680 por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, e muito disputada entre portugueses e espanhóis a partir de então. Até hoje existe a muralha da fortaleza e canhões usados para defender a área. Mas ao caminhar pelas ruelas silenciosas de pedras irregulares, observando o casario colorido único, a sensação que passa hoje é de paz.
Tem gente que faz bate e volta a partir de Montevidéu — inclusive tem excursões nesse sistema —, mas vale ficar pelo menos uma noite por lá. Depois de um entardecer lindo no Rio da Prata, a vila ganha uma atmosfera romântica com sua iluminação baixa.
Piriápolis
Piriápolis é uma das mais belas praias uruguaias e também uma das mais próximas de Montevidéu. Fica a 100 km da capital, tem um mar clarinho e uma atmosfera pacata — vale a pena conhecer se você estiver no verão no Uruguai.
Caminhe pela simpática rambla (a avenida beira-mar), que tem um calçadão em curva e vários coqueiros enfileirados, e depois suba ao Cerro San Antonio. No topo, tem uma capelinha branca e azul, um restaurante, lojinhas de souvenir e lanchonete. Ali também fica a estação de um teleférico aberto, que eles chamam de Aerosillas.
Punta del Este
Punta del Este é tão ou até mais famosa que Montevidéu. É um destino de praia badalado, com praias de água doce e de água salgada. Fica a 130 km da capital, na curvinha do Uruguai, onde o Rio da Prata encontra o Oceano Atlântico. Confira o guia completo de Punta del Este.
Punta, como é carinhosamente chamada, é um lugar para caminhar pela rambla, ver os lobos e leões marinhos no porto, curtir o sol se por, conhecer cassinos e, como todo santo lugar do Uruguai, comer bem. Tem também museus interessantíssimos — você não pode deixar de conhecer a Casapueblo em Punta Ballena.
Cabo Polônio
Se você quiser esticar um pouquinho mais a viagem, Cabo Polônio é um lugar que proporciona uma experiência única. É um parque nacional protegido onde não se pode construir novos prédios, nem entrar de carro. Você deixa o veículo em um estacionamento na entrada do balneário e pega lugar em um caminhão adaptado, transporte que já te faz entrar no clima.
As casinhas lá são todas compactas, feitas com materiais leves e muitas vezes reciclados de outros imóveis, e nenhuma tem muro ou cerca. Tem uma praia de ondas (a Praia Norte) e outra mais calminha (Praia Sul). À noite, enquanto os hotéis acendem fogueiras, o luar e as estrelas dão show no céu. Nem mencionei, mas não tem energia elétrica por lá. Os moradores se viram com geradores, energia solar, e alguns ainda vivem à luz de velas.
Também rola de conhecer Buenos Aires a partir de Montevidéu. Tem barco direto à capital argentina, via Buquebus, e leva 2h45min. Ou dá para fazer a viagem de ônibus até Colônia do Sacramento e de lá pegar um ferry. Dura pelo menos quatro horas, mas é a opção mais barata.