Punta del Este

Visitado e escrito por

264mw
Camille Panzera

Editora de destinos

Quando foi?

Fevereiro de 2013

Quem pagou?

Melhores Destinos

Sensação do verão para pessoas de todas as idades, Punta del Este faz as vezes de Mônaco na América do Sul. Badalada, luxuosa, cara e bela, a cidade é o grande destaque do Uruguai quando o assunto é turismo. Esqueça dias frios rodeados por edifícios antigos e curta a atmosfera de um balneário alegre, onde a maior dificuldade será escolher entre uma praia de água doce e uma de água salgada. 

É no verão que a cidade, pertencente ao departamento de Maldonado, vive seus dias de glória. O movimento começa tarde, não antes das 10h da manhã. Basta chegar à Rambla para se deparar com um grande desfile de tênis coloridos e pessoas aproveitando o sol gostoso que as convida para uma caminhada. Carrinhos de bebê, cachorros, bicicletas, patins, idosos e jovens cheios de pique completam o vaivém de uma cidade que não delimita idade para a diversão. 

O grande barato do lugar é que, conhecendo tão bem os dissabores dos dias gelados, todos se incubem de aproveitar cada segundo da estação mais quente do ano. Acompanhados de garrafas térmicas por onde quer que estejam, uruguaios, argentinos e muitos brasileiros do sul do país fazem questão de sair às ruas, curtir o visual das praias ou apenas sentar-se no gramado e conversar com amigos. Punta del Leste dá chance aos prazeres mais simplistas ou aos mais luxuosos - cabe ao convidado escolher o que lhe apetece.

Punta, como é carinhosamente chamada pelos íntimos, é um lugar para fazer passeios ao ar livre, observar animais diferentes, curtir o sol se pondo, tirar fotos em pontos turísticos, tentar as fichas num cassino e aproveitar uma culinária divina! Peixes, frutos do mar, carnes e doce de leite são servidos em toda a cidade e caem bem tanto no almoço como no jantar. Para beber, que tal um bom vinho ou um clericot? Feito com vinho branco e frutas diversas, a bebida leve e refrescante é uma delícia! 

Na curvinha do Uruguai, onde o Rio da Prata encontra o Oceano Atlântico, diversos magnatas gastam suas fortunas; lá também estão famílias e amigos encontrando o aconchego de suas férias. Seja para aproveitar o clima amistoso em família ou curtir as baladas que vão noite adentro, Punta del Leste é cheia de possibilidades.

Playa Mansa ou Playa Brava? Punta ou La Barra? Vinho tinto ou clericot? Acompanhe nossas dicas, prepare o bolso e desvende todos os detalhes da queridinha de muitos brasileiros.