Informações úteis de Punta del Este
- Não é necessário o visto ou passaporte para ir a Punta del Este: basta um RG válido em bom estado de conservação. A carteira de motorista não é aceita para entrar no país, mas te dá permissão para dirigir.
Seguro viagem com 75% OFF - o maior desconto da história nessa Cyber Monday!
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. A promoção Allianz Travel está com incríveis 75% de desconto no seguro viagem e parcelamento em até 6 vezes sem juros.
É simplesmente o maior desconto de todos os tempos! Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS. Essa oferta é exclusiva e vale para todos os destinos e planos internacionais contratados entre 25 de novembro e 2 de dezembro, em viagens programadas até novembro do ano que vem.
- O certificado de vacinação contra covid-19 e um seguro saúde com cobertura para coronavírus podem ser exigidos do turista no Uruguai. Foi uma mudança estipulada assim que o país reabriu as fronteiras, e, até março de 2023, não tinha sido publicada nenhuma nota derrubando essa determinação.
- A moeda utilizada no Uruguai é o peso uruguaio (UYU), mas muitos lugares aceitam reais e é bem comum ver passeios e cardápios com preços em dólares. Em março de 2023, um real valia cerca de sete pesos uruguaios. Então ao perguntar o preço de algo, eu dividia por sete para aproximar do preço em reais.
- Acaba sendo vantajoso usar cartão no Uruguai. Isso porque ocorre a devolução de um imposto, o IVA (o ICMs deles), nas despesas feitas com cartão de crédito ou débito internacional em lugares como restaurantes, bares e locadoras de veículo. Você vê o desconto na nota da maquininha, assinalado com "ley 17.934", ou ocorre o estorno depois.
- Então para quem está em dúvida sobre que moeda levar, eu recomendo levar alguma quantia em reais, mas concentrar o máximo dos gastos no cartão internacional (seja crédito ou débito). Se necessário, troque reais por pesos em casas de câmbio uruguaias, que sai mais barato.
- Para desconto em compras feitas em lojas com o selo tax-free, é preciso levar os formulários preenchidos e apresentar em posto de reembolso do aeroporto.
- Muitos restaurantes uruguaios cobram uma taxa de cubiertos (talheres, em espanhol), que é uma porcentagem apenas por sentar na mesa e fazer a refeição no local. Não é gorjeta, isso eles chamam de propina e é mais um valor adicionado ao final.
- Para entrar no Uruguai com veículo de passeio, é necessário ter Seguro Carta Verde, que oferece algumas coberturas, como a de danos materiais ou pessoais a terceiros não transportados pelo veículo. E, normalmente, as locadoras não permitem atravessar fronteiras com carro alugado.
- Não será difícil se comunicar na cidade. Além de o espanhol ser parecido com o português, muitos estabelecimentos estão acostumados com turistas brasileiros e têm funcionários que falam nossa língua.
- Mesmo quem viaja no verão deve colocar na mala alguns casacos. É comum ventar na cidade e ficar mais fresco no início e no final do dia.
- Por causa do vento, muita gente não percebe o sol queimando a pele; leve um protetor solar e utilize-o quando houver exposição ao sol.
- Colocar um par de tênis na mala é indispensável, especialmente para quem pretende conhecer a cidade caminhando. Caminhar na Rambla é superagradável, melhor ainda se estiver com um calçado confortável.
- Andar por Punta del Este não costuma ser perigoso. O Uruguai é um dos países mais seguros da América do Sul e o mesmo se repete nos balneários de Maldonado.
- A voltagem em Montevidéu é 220V. A tomada é de três pinos grossos em linha reta. Se os seus aparelhos são de dois pinos, não há problema.
- A maconha foi legalizada no Uruguai, mas apenas para moradores. Turistas não podem comprar, levar ou consumir a planta.
- A cidade é um recanto de luxo na América do Sul e toda a sua exclusividade não se reflete em preços baixos. Hospedar-se em um bom hotel e jantar em bons restaurantes não sai barato, pense nos gastos ao planejar uma viagem. E tente reservar com antecedência se for no verão — veja onde se hospedar em Punta del Este.