Melhores Destinos
Punta del Este
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Informações úteis de Punta del Este

- Não é necessário o visto ou passaporte para ir a Punta del Este: basta um RG válido em bom estado de conservação. A carteira de motorista não é aceita para entrar no país, mas te dá permissão para dirigir. 

- O certificado de vacinação contra covid-19 e um seguro saúde com cobertura para coronavírus podem ser exigidos do turista no Uruguai. Foi uma mudança estipulada assim que o país reabriu as fronteiras, e, até março de 2023, não tinha sido publicada nenhuma nota derrubando essa determinação.

- A moeda utilizada no Uruguai é o peso uruguaio (UYU), mas muitos lugares aceitam reais e é bem comum ver passeios e cardápios com preços em dólares. Em março de 2023, um real valia cerca de sete pesos uruguaios. Então ao perguntar o preço de algo, eu dividia por sete para aproximar do preço em reais.

- Acaba sendo vantajoso usar cartão no Uruguai. Isso porque ocorre a devolução de um imposto, o IVA (o ICMs deles), nas despesas feitas com cartão de crédito ou débito internacional em lugares como restaurantes, bares e locadoras de veículo. Você vê o desconto na nota da maquininha, assinalado com "ley 17.934", ou ocorre o estorno depois.

Dicas de Punta del Este

- Então para quem está em dúvida sobre que moeda levar, eu recomendo levar alguma quantia em reais, mas concentrar o máximo dos gastos no cartão internacional (seja crédito ou débito). Se necessário, troque reais por pesos em casas de câmbio uruguaias, que sai mais barato. 

- Para desconto em compras feitas em lojas com o selo tax-free, é preciso levar os formulários preenchidos e apresentar em posto de reembolso do aeroporto.

- Muitos restaurantes uruguaios cobram uma taxa de cubiertos (talheres, em espanhol), que é uma porcentagem apenas por sentar na mesa e fazer a refeição no local. Não é gorjeta, isso eles chamam de propina e é mais um valor adicionado ao final.

- Para entrar no Uruguai com veículo de passeio, é necessário ter Seguro Carta Verde, que oferece algumas coberturas, como a de danos materiais ou pessoais a terceiros não transportados pelo veículo. E, normalmente, as locadoras não permitem atravessar fronteiras com carro alugado. 

- Não será difícil se comunicar na cidade. Além de o espanhol ser parecido com o português, muitos estabelecimentos estão acostumados com turistas brasileiros e têm funcionários que falam nossa língua.

- Mesmo quem viaja no verão deve colocar na mala alguns casacos. É comum ventar na cidade e ficar mais fresco no início e no final do dia.

- Por causa do vento, muita gente não percebe o sol queimando a pele; leve um protetor solar e utilize-o quando houver exposição ao sol.

- Colocar um par de tênis na mala é indispensável, especialmente para quem pretende conhecer a cidade caminhando. Caminhar na Rambla é superagradável, melhor ainda se estiver com um calçado confortável.

Dicas de Punta del Este

- Andar por Punta del Este não costuma ser perigoso. O Uruguai é um dos países mais seguros da América do Sul e o mesmo se repete nos balneários de Maldonado.

- A voltagem em Montevidéu é 220V. A tomada é de três pinos grossos em linha reta. Se os seus aparelhos são de dois pinos, não há problema.

- A maconha foi legalizada no Uruguai, mas apenas para moradores. Turistas não podem comprar, levar ou consumir a planta.

- A cidade é um recanto de luxo na América do Sul e toda a sua exclusividade não se reflete em preços baixos. Hospedar-se em um bom hotel e jantar em bons restaurantes não sai barato, pense nos gastos ao planejar uma viagem. E tente reservar com antecedência se for no verão — veja onde se hospedar em Punta del Este.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer o seguro viagem é uma boa ideia para viajar com segurança. Sempre que viajamos para fora do Brasil, procuramos fazê-lo, mesmo que o país não exija o seguro, porque caso haja uma emergência médica ou seja necessário assistência durante a viagem, o seguro pode te amparar e cobrir gastos em várias situações, como despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, por exemplo Faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Punta del Este