Praias de Punta del Este
Seja de rio ou de mar, as praias de Punta del Este fazem sucesso no verão. Elas estão entre as razões para a pequena península ter se tornado esse grande destino do Uruguai.
Em nenhuma das praias de Punta a água pode ser descrita como quentinha, mas fica mais agradável no verão. Durante a temporada, elas têm salva-vidas para o caso de acontecer um acidente, garantindo mais segurança aos turistas. Em pontos não recomendados para o banho, note uma bandeira vermelha fincada no mar.
Na minha humilde e empolgada opinião, vale visitar todas as praias, mas é ainda mais interessante escolher uma favorita para se hospedar pertinho dela e curtir ao máximo — você vai ver que a vibe muda bastante entre uma e outra. Veja nossas dicas de hotéis por região.
Praias de Punta del Este
A praia de Punta del Este banhada pelo Rio da Prata se chama Playa Mansa. A água não é morninha e não chega a ser cristalina, mas é a praia certa para quem gosta de "piscininha", porque quase nem tem ondas.
É também a praia perfeita para assistir ao pôr do sol em Punta. Dá para apreciar o espetáculo sentado na areia clarinha quanto passeando na passarela de madeira que costeia a praia — percorrê-la inteira é rapidinho e imperdível. Ao final, tem uma plataforma que também pode ser visitada gratuitamente.
A praia tem alguns paradores (restaurantes pé na areia) bem descolados, que não devem desapontar nem o público mais exigente. O skyline ali é composto por edifícios chiques, como o Enjoy, antigo hotel Conrad.
Separadas pela península, a um quilômetro de distância apenas, a Playa Mansa e a Playa Brava são as mais conhecidas de Punta. Mas não podiam ser mais diferentes.
A Playa Brava é voltada ao mar aberto, portanto banhada pelo Atlântico, e tem ondas. Além disso, na maior parte, é apartada da cidade por dunas, e tem uma faixa de areia mais larga. Também tem alguns paradores bem agitados no verão.
Ela começa junto ao icônico monumento La Mano, uma parte bem movimentada, e se estende por sete quilômetros, até o acesso a La Barra.
A Playa Emir fica a três quadras da Brava, pertinho de muitos hotéis e apartamentos de veraneio, restaurantes e lojas. Ela fica no meio da península, logo abaixo da Rambla General José Artigas. Tem uma pequena faixa de areia, com guarita salva-vidas, e fica supermovimentada no verão.
Seguindo um pouco mais em direção à ponta da península, a Playa Los Ingleses não é uma das praias mais bonitas de Punta e nem tem o banho recomendado em razão do fundo rochoso. Mas, como é cercada por edifícios, tem seu público.
É um trecho pequeno de orla na península de Punta del Este banhado pelo Oceano Atlântico, com acesso pela rambla. É a praia mais próxima do Farol, pertinho Plazoleta Gran Bretanha, então vale incluir no roteiro junto com esses pontos turísticos.
Também vale a pena pegar um barco no porto e fazer uma viagem de 15 minutinhos apenas até Isla Gorritti, que tem praias com um outro ângulo de Punta. A mais linda ali é a Playa Honda:
Praias de La Barra
As praias da região de La Barra já não ficam mais no município de Punta del Este, mas como são separadas apenas por uma ponte (ondulada, superdiferente), tem gente que acha que se trata de um bairro.
La Barra tem um público bem devoto que prefere curtir as suas praias durante o dia e ir apenas de vez em quando a Punta del Este para jantar ou fazer algum passeio. E não vai desapontar quem viaja ao Uruguai procurando luxo, uma vez que também tem lindas mansões e boa gastronomia.
A Playa La Barra é a mais próxima da foz do Arroio Maldonado, com grande faixa de areia fofinha, boa para jogar futebol de areia ou praticar outros esportes. Tem uma guarita salva-vidas voltada para o rio, onde o banho não é aconselhado, e outra para o mar.
Por meio de um charmoso caminho de madeira, você chega a Playa de Los Cangrejos, menorzinha, mas bem movimentada. O mar ali estava cheio de surfistas quando eu fui, incluindo alguns mirins, por causa das escolinhas que atuam ali.
A uma curta caminhada, você chega ainda à ampla Montoya, também muito frequentada por jovens e surfistas. O mar é bem azul e as ondas ali estavam bem fortes quando fui, chegando a cavar um morrinho na areia.
E, uns três quilômetros adiante, seguindo pela Ruta 10, à beira-mar, tem ainda a badalada Playa Bikini. Achei uma das mais convidativas, com espreguiçadeiras de madeira e aqueles guarda-sóis chiques de palha.
Leia também o nosso post sobre atrações e praias próximas a Punta del Este.