Quando ir a Punta del Este
O meu coração acredita que para viajar não tem tempo ruim, mas, no caso de Punta del Este, o clima interfere demais na experiência. Para quem quer pegar praia, ir em festas e ver a cidade cheia de vida, não tem jeito: a melhor época para conhecer Punta del Este é o verão.
Esse é o spoiler, mas vamos aos detalhes:
Clima em Punta del Este
O Uruguai não é como o nordeste brasileiro, onde faz calor o ano inteiro. No inverno, a temperatura em Punta del Este pode baixar de 10 graus, o que não é muito convidativo para um destino de praia.
A dinâmica é completamente diferente nessa época. Muitos restaurantes e hotéis ficam fechados, as ruas estão vazias e ficar na praia com vento frio passa a ser uma aventura. Punta del Este é conhecida como cidade para veraneio; portanto, visitando-a no inverno você encontrará apenas os moradores da cidade, poucos turistas.
Calor perto dos 30°C, só no verão mesmo, que é o período de alta temporada. As chuvas são bem distribuídas o ano inteiro, ou seja, não há uma estação seca ou chuvosa bem definida. Mas, historicamente, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a precipitação também é menor.
Dados do site climate-data.org
Janeiro e fevereiro em Punta del Este
Em dezembro, o movimento começa a se intensificar e, em janeiro e fevereiro, atinge seu ápice. Todos os restaurantes estão abertos, faz calor, os hotéis têm lotação máxima e todo mundo busca ocupar seu pedacinho de areia nas praias. Por consequência, também é o período com mais filas e o mais caro. A diferença no preço das hospedagens é significativa.
Esses meses também são os mais animados em questão de festas, rolam até grandes shows à beira-mar. Veja neste post as melhores opções para curtir a noite em Punta.
Vale lembrar que, mesmo sendo quente no verão, é importante levar um casaco na mala. É comum ventar na cidade e por isso há momentos mais frescos, especialmente no início do dia e à noite. Ou então basta uma chuva para trazer o frio.
Março e abril em Punta del Este
Março ainda é um mês muito bom para conhecer Punta — foi o mês que eu escolhi, inclusive. Depois do carnaval, o movimento começa a cair, o que significa menos badalação — eu quase não peguei filas. Os hotéis já tendem a ficar mais baratos, e ainda faz calor. As chuvas que eu peguei nessa época foram pontuais e passaram em poucas horas.
Se você for em abril, já terá que contar um pouco mais com a sorte. Pode, ainda, fazer calor, mas as temperaturas tendem a cair mais rapidamente. E, historicamente, é também o mês com maior acumulado de chuva: 117mm.
Agora, se você gosta de tranquilidade e conforto, os preços dos hotéis já estarão muito mais convidativos. Rola aproveitar hotéis chiques com um valor bem mais camarada. Veja nossas dicas de onde ficar em Punta.
Réveillon em Punta del Este
Punta Del Este é um dos destinos mais desejados pelos brasileiros para o Réveillon. Tem festas badaladas, presença de DJs renomados, muitos bares também fazem suas versões “pop up” e ficam durante o período da alta temporada.
Obviamente, essa badalação também se reflete nos preços de hospedagem e nas filas dos restaurantes e bares. Quem busca algo menos agitado pode pesquisar os balneários próximos a Punta.
Se for seu sonho virar o ano em Punta, não se esqueça de reservar hospedagem com vários meses de antecedência, de preferência, ainda no primeiro semestre.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.