Pontos Turísticos de Punta del Este
Fora do mar e dos cassinos, Punta del Este tem toda uma lista de pontos turísticos consagrados. Não é uma cidade muito grande, dá para ver todos em um final de semana.
Aposto que o primeiro que vem à sua mente é a escultura de dedos brotando da areia. Ela tem vários nomes (La Mano, Los Dedos, Monumento al Ahogado ou até Hombre emergiendo a la vida) e fica há mais de 40 anos no começo da Playa Brava, perto do terminal rodoviário. No verão, é um atrativo disputado - pode ser que você enfrente uma filinha para tirar foto. Se você quiser o colorido do entardecer, precisa ir uma hora antes do pôr do sol, pois os prédios da península fazem sombra na escultura.
Outro ponto turístico importante de Punta del Este é o porto, onde ancoram tanto pesqueiros velhos quanto lanchas chiquérrimas. Quando os pescadores estão limpado os peixes, a expectativa de filar algumas sobras atrai lobos e leões marinhos.
É dali que partem os barcos para outros dois atrativos de Punta: a Isla Gorriti, que alia praias e história, e a Isla de Lobos, onde é possível mergulhar com os lobos marinhos.
Seguindo pela Rambla General José Artigas, você chega à Plazoleta Gran Bretaña, onde as águas do Oceano Atlântico e do Rio da Prata se encontram. Ali fica exposta a âncora do Navio Ajax, que participou da histórica Batalha do Rio da Prata naquela região em dezembro de 1939. Travada entre as marinhas inglesa e alemã, as duas grandes potências mundiais em mar, foi a primeira grande batalha naval da Segunda Guerra.
Nessa região, na ponta da península, também fica o Farol de Punta del Este. É possível subir ao topo da construção de 1860 no primeiro e no último final de semana do mês, das 10h às 13h e das 14h às 17h. Ao lado, fica a simpática Igreja Nossa Senhora da Candelária.
Eu também recomendo a visita a três museus na região de Punta del Este. O Ralli, no luxuoso bairro Beverly Hills, fica em um casarão de seis mil metros quadrados e valoriza a arte latino-americana. Já o Maca (foto) tem salas de exposição moderníssimas e um gigantesco parque de esculturas. Esse fica a cerca de 20 km da península, passando por La Barra. Os dois são gratuitos.
O outro é o museu-ateliê Casapueblo, que se molda a um rochedo à beira do Rio da Prata em Punta Ballena, cidade vizinha de Punta del Este. A arquitetura é comparada com a de ilhas gregas, mas essa nunca foi a intenção do artista Carlos Vilaró, que modelou, a mão, as paredes da sua casa, ateliê e museu. "Peço perdão à arquitetura por minha liberdade de joão-de-barro", dizia ele.
Agora, se o seu lance é pé na areia e caipirinha, não deixe de ler nosso post sobre as praias de Punta del Este.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Punta del Este
- Visita guiada por Punta del Este
- Tour de bicicleta por Punta del Este
- Seguro viagem Civitatis
- Excursão privada ao balneário José Ignacio
- Excursão privada a Cabo Polonio
- Tour privado de queijos e vinhos por Punta del Este
- Excursão privada a Piriápolis
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.