Passeios em Punta del Este
Tem muito passeio massa para fazer dentro de Punta del Este ou partindo de lá — a costa uruguaia é linda! Para a maior parte deles, eu recomendo ter um carro, mas também tem coisa que dá para fazer de barco, de ônibus e até de bicicleta.
Comecemos pela península de Punta del Este, mais especificamente pelo porto. De lá, saem dois passeios para fazer com a família inteira. Tem um guichê com venda de passagens junto das docas.
- Isla de Lobos: é uma ilhazinha a 8 quilômetros da costa de Punta, onde tem um farol e uma (gigante) colônia de lobos marinhos. Esse passeio de barco sai do Porto e leva pertinho da ilha para você observá-los. Não é possível descer nela, mas, se as condições do mar estiverem adequadas, você pode mergulhar e se aproximar dos bichanos.
- Isla Gorritti: essa da foto abaixo é uma ilha que alia praias muito bonitas e história — já foi prisão, hospital, porto de barcos de guerra e local para treinamentos de artilharia. Também é um bom lugar para fazer piqueniques. Leva cerca de 15 minutos para chegar de barco, e vale passar uma tarde inteira por lá.
Ainda para quem não está motorizado, a Civitatis tem alguns passeios ali em Punta mesmo, como o tour guiado, que passa pelo monumento La Mano, pelo farol, Casapueblo, ponte ondulada de La Barra e outros pontos turísticos, e também o tour de bicicleta.
Veja algumas opções de passeios um pouco mais longe da península:
Passeio em Punta Ballena
É um pecado viajar a Punta del Este e não ir a Punta Ballena. O principal motivo é porque lá fica a Casapueblo, a "escultura habitável" de Vilaró, que hoje é galeria de arte, museu, hotel e restaurante — leia tudo sobre a Casapueblo.
Vale passar pelo menos um dia em Punta Ballena. Dirija sem pressa até o final da Avenida Panorâmica Carlos Páez Vilaró, que tem vista para a Casapueblo, as praias de Punta Ballena e também de Punta del Leste.
Para fazer algo diferente e, de quebra, experimentar algumas delícias, tem a fazenda Lapataia, que produz o doce de leite famoso, que fica em Punta Ballena e é aberta à visitação (cheque os dias e horários antes de ir). Conhecê-la é fazer um programa voltado para o lado rural, onde famílias poderão ter contato com a natureza e curtir um dia tranquilo.
Vale também ir até a Playa de Portezuelo, ou Solanas, que é banhada pelo Rio da Prata, tem águas calmas e azuis. Com sorte, vai ter show no clube de jazz e restaurante Medio y Medio. Até Jorge Drexler, que é o cantor de maior renome uruguaio e mora há anos na Espanha, já se apresentou por lá.
Leia mais sobre nossa experiência em Punta Ballena.
Passeio em Piriápolis
A 40 km de Punta, Piriápolis é um balneário muito bonito do Rio da Prata, tranquilo e com uma atmosfera familiar. É um dos lugares da costa uruguaia com a água mais convidativa, bem clarinha e calma.
Você não pode deixar de caminhar pela simpática Rambla (a avenida beira-mar), que tem um calçadão em curva e vários coqueiros enfileirados. Ali mesmo você encontra vários restaurantes, lojas e hotéis.
Também vale a pena conhecer o Cerro San Antonio, a vista é linda! No topo, tem uma capelinha branca e azul. Também tem um restaurante, lojinhas de souvenir e lanchonete, e ali fica a estação de um teleférico aberto, que eles chamam de Aerosillas.
Passeio em José Ignacio
José Ignacio era uma vila de pescadores que foi gourmetizando e virou um destino muito procurado no município de Garzón, a pouco mais de 30 km de Punta del Este. Dá para ir de carro, de ônibus ou em excursão, tem até passeio privativo.
A praia tem uma longa faixa de areia e mar aberto, com ondas. Construído em 1877, o Farol de Jose Ignácio, ou Faro, em espanhol, é o símbolo dela. Tem 122 degraus para chegar ao topo, mas a vista compensa.
Da praia, você consegue ver um pedaço de um navio naufragado ali em José Ignacio. Era um navio a vapor de carga brasileiro chamado Renner, que encalhou durante um temporal, no século passado, após se chocar nas rochas. Leia mais sobre José Ignácio.
Na volta para Punta, eu fui até o museu Maca, que tem exposições internas e um gigantesco parque de esculturas, uma baita dica para quem curte artes visuais!
Passeio por Cabo Polonio
Cabo Polonio é o passeio mais distante que eu vou sugerir, mas também o que arrebatou meu coração. A pegada não podia ser mais diferente de Punta: é um povoado remoto onde as casas são muito simples e nem tem energia elétrica. A luz fica por conta de geradores, velas e o céu estrelado.
Não deixe de conhecer o farol de Cabo Polônio e, atrás dele, nas rochas junto ao mar, você avista a "loberia", a colônia de lobos marinhos do local. Eu ainda dei um belo mergulho na Playa Norte e assisti a um pôr do sol mágico na Playa Sur.
Tem agências de turismo que fazem esse bate e volta, tem até opção de excursão privativa. Mas vale muito ficar pelo menos uma noite por lá, para sentir melhor a vibe desse lugar e curtir a noite à beira de uma fogueira.
Leia a experiência completa, com dicas de onde ficar e onde comer.