Transportes em Montevidéu
Transporte não é questão complicada em Montevidéu. É possível fazer muita coisa a pé, especialmente na Cidade Velha e no Centro, e você não deve encontrar problemas para se locomover quando as distâncias foram maiores. Eu usei bastante Uber, táxi e fiz alguns trajetos de ônibus.
A pé
Caminhar é a melhor maneira para conhecer o centro de Montevidéu e a Cidade Velha, que, em alguns trechos, tem a circulação de carros proibida. Partindo da Praça Independência, caminhe pela Rua Sarandí até a região do Mercado do Porto e conheça as praças, as livrarias, os restaurantes, os detalhes das antigas construções da cidade.
Também vale a pena caminhar pela Avenida 18 de Julio, que é o epicentro comercial de Montevidéu. Do Palácio Salvo até a prefeitura de Montevidéu, onde tem um mirante panorâmico, dá 1,3 km.
Também é muito gostoso caminhar pela rambla. Do letreiro de Montevidéu, em Pocitos, até o Farol de Punta Carretas, dá uns 3 km.
Uber
Uber funciona bem em Montevidéu. Não precisei esperar muito tempo em nenhuma das corridas que pedi (com exceção do Aeroporto de Carrasco), e os motoristas foram todos gentis. Na modalidade mais barata do aplicativo, os carros não eram muito novos, mas, particularmente, não me importo com isso.
Como as coisas são mais caras em Montevidéu, incluindo o combustível, as corridas também podem ser meio salgadas. Em fevereiro de 2023, eu gastava, em média, o dobro do que gasto aqui no Brasil. Mas o fato é que Uber é a maneira mais confortável de se locomover por Montevidéu, junto com o táxi.
Táxi
É, também, um serviço muito eficiente no Uruguai. E me surpreendi com o fato de custar mais ou menos a mesma coisa que Uber — às vezes, até mais barato. E os taxistas aceitam cartão de crédito.
Se no Brasil o taxímetro já informa o valor da corrida, no Uruguai ele informa o número de "fixas", que correspondem ao valor em pesos numa tabela exposta ao passageiro.
Você encontra um número considerável de táxis na rua (são carros brancos com tarjas amarelas), especialmente junto a praças e áreas turísticas. Informe ao taxista os nomes da rua principal e das transversais do destino ou um ponto de referência, pois nem sempre os motoristas sabem chegar ao local apenas com o nome da rua e a numeração — e não parecem estar muito a fim de usar o GPS.
Ônibus
Locomover-se de ônibus em Montevidéu não é complicado. As linhas são diversas e eu descobria quais eram as melhores opções para mim simulando o trajeto no aplicativo do Google Maps.
Tem muitos veículos antigos, sem ar-condicionado e que pecam na limpeza — me senti no Brasil. Claro que não é a opção mais confortável, mas é a melhor para quem precisa economizar. O pagamento é feito para o motorista em pesos, em espécie. Eu peguei linhas que custavam de 39 pesos (algo como 5,20 reais) e 52 pesos (7 reais).
Carro
A carteira de habilitação brasileira é válida para alugar um carro em Montevidéu, mas não achei necessário ter carro para fazer turismo por ali — até porque, como é comum em capitais, encontrar lugar para estacionar pode ser difícil.
Faz sentido alugar um carro se você quiser conhecer várias cidades uruguaias, como Colônia de Sacramento, a praia de Piriápolis ou mesmo Punta del Este.
Use o cupom exclusivo MDGUIA5 e tenha 5% de desconto ao alugar na sua reserva pela Rentcars.