Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Praça Independência

A Praça Independência, ou Plaza Independencia, é um bom ponto de partida para visitar Montevidéu. Além de separar a parte moderna da capital uruguaia da Cidade Velha, ela reúne alguns dos principais pontos turísticos no seu entorno, como o majestoso Teatro Solís, o Palácio Salvo, que é uma das principais obras arquitetônicas da cidade, o Museu da Casa de Governo, na antiga sede do governo uruguaio, e a Porta da Cidadela (Puerta de la Ciudadela). 

A Praça Independência foi fundada no século XIX após a demolição dos muros da cidade colonial — Montevidéu ficava dentro de uma fortaleza construída pelos espanhóis. Esse portão de entrada, que era usado apenas por autoridades e militares, foi movido para o edifício da Escola de Artes e Oficios em 1879, e, 80 anos depois, reconstruído em seu lugar original.

A praça segue o estilo clássico francês e, como sugere o nome, celebra a independência do país. Tanto que ali foi construída a Casa do Governo e o monumento a José Artigas, que foi o foi o líder da resistência republicana contra as forças da Espanha na região. Embaixo da estátua do general em seu cavalo, de 17 metros de altura, tem o mausoléu do grande herói uruguaio — os restos mortais dele são guardados ali há quase 50 anos. 

Praça Independência

Vale a pena descer as escadas nas laterais do monumento: é um espaço amplo e silencioso, com as paredes escuras preenchidas por datas e inscrições que celebram a vida de Artigas e as batalhas pela independência uruguaia. No centro, fica a urna com os restos mortais do general, cercada sempre por dois guardas que se mantêm em posição de sentido — tipo os guardas reais de Londres, sabe?!

Nas quadras próximas à praça, há livrarias, museus, cafés, casas de câmbio e lojas de roupas.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Praça Independência

Centro
Montevidéu