Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Farol de Punta Carretas

O Farol de Punta Carretas, ou Farol de Punta Brava, está localizado no ponto mais ao sul de Montevidéu. Ele remonta a 1876, e, a cada dez segundos, emite um flash vermelho em direção ao Rio da Prata para diferenciar-se de outros faróis.

Com 21 metros de altura e luz que alcança até 24 km, ainda é uma referência pra navegadores que passam ali à noite. É uma construção muito bonita, com dois andares de alvenaria e a torre em tijolo à vista, e tem uma vista privilegiada do Rio da Prata e da cidade de Montevidéu.

Farol de Punta Carretas

É possível subir até o topo, mas não é aberto para visitação todo dia. Na internet, consta que abre de quinta a domingo, entre 9h e 13h, 14h e 17h, mas, no local, funcionários me disseram que estava abrindo quintas e sextas, então eu não consegui subir. Alerto que esses lugares não costumam aceitar cartão de crédito.

O farol foi construído bem na pontinha da Punta Brava e as imediações não são muito turísticas — tem propriedades da Marinha e uma estação de saneamento, você deve sentir o cheiro. Mas voltando um pouco em direção à rambla, tem um gramado com uma bela vista da marina e do pôr do sol. Tem gente que leva cadeira de praia e mate para assistir a água batendo nas pedras e refletindo os últimos raios de sol.

Leia mais sobre os pontos turísticos de Montevidéu.


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Farol de Punta Carretas