Transportes em Montevidéu

Montevidéu não é uma cidade tão grande e os carros não são indispensáveis para circular por lá. Com a enorme quantidade de táxis a bons preços e a variedade de linhas de ônibus, carros são necessários apenas para quem busca mais autonomia e comodidade. Para conhecer o centro, caminhar é a melhor pedida. 

A pé
Caminhar é a melhor maneira para conhecer o centro de Montevidéu e sua cidade velha, já que em diversas ruas é proibida a circulação de carros. Caminhe da Praça Independência até o Mercado do Porto e conheça os detalhes curiosos das antigas construções da cidade e seus casarões. 

Táxi
É a maneira mais confortável de circular por Montevidéu sem precisar se preocupar. As corridas na cidade são superbaratas e funcionam com taxímetro, que difere um pouco do taxímetro usado no Brasil. Se no Brasil o taxímetro já informa o valor da corrida, no Uruguai ele informa o número de "fixas", que correspondem ao valor em pesos numa tabela exposta ao passageiro.

É recomendável ter notas pequenas para pagar as corridas e saber direitinho o endereço do local que você pretende visitar. Informe ao taxista os nomes da rua principal e das transversais do destino, ou um ponto de referência, pois nem sempre os motoristas sabem chegar ao local apenas com o nome da rua e a numeração. 

Uma corrida entre Pocitos e o centro custa cerca de $ 150, ou R$ 15.

 

Ônibus

Ir de ônibus é uma opção barata, mas não tão confortável para conhecer a cidade. As linhas de ônibus em Montevidéu são diversas, mas muitos dos ônibus são velhos. Para quem quer economizar, é a melhor opção. 

Carro
A carteira de habilitação brasileira é válida para alugar um carro em Montevidéu, mas a verdade é que ele não é indispensável para todos. Alugar um carro é recomendado para famílias com crianças, para aqueles que querem mais conforto nos deslocamentos ou, ainda, para quem quer explorar outras cidades do Uruguai, como Colônia do Sacramento e Punta del Este. 

Tudo que você precisa saber sobre Montevidéu!

Esse texto sobre Transportes em Montevidéu faz parte do guia de Montevidéu no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Montevidéu

  • Img20150223185433 Ricardo Inocencio de Matos há mais de 4 anos

    Alguém já utilizou o serviço da BUQUEBUS que faz o transporte de barco entre Montevidéu e Buenos Aires?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Ricardo. Já utilizei a Buquebus entre Buenos Aires e Colonia do Sacramento e gostei.

  • Fmxn9 Rodrigo Gimenez Ribeiro há 4 anos

    Em Montevideo existe o estacionamento tarifado. Para estacionar na rua em determinadas regiões é necessário pagar. O jeito mais simples de pagar é pelo telefone, caso tenha um chip de uma das operadoras de lá (Antel, Movistar ou Claro).
    Basta mandar um SMS para 466 com o texto "E ", exemplo: "E ABC1234 30" Nesse caso o carro de placa ABC1234 esta pagando por 30 minutos de estacionamento.

    Fonte: http://www.montevideo.gub.uy/transito-y-transporte/estacionamiento-tarifado
    Sites operadoras:
    http://www.movistar.com.uy/Particulares/Servicios/Otros/Estacionamiento-tarifado
    http://www.estacionamientotarifado.antel.com.uy/
    http://www.claro.com.uy/portal/recursos/uy/pdf/Estacionamiento_Tarifado.pdf

  • Fmxn9 Rodrigo Gimenez Ribeiro há 4 anos

    Tem 2 pedágios de Montevidéu a Punta del Este, cada um de UYU 70. Na ida o primeiro parece que estava liberado, não paguei, paguei só o segundo. Na volta paguei os dois. A estrada é muito boa, mas passa em perímetros urbanos, dessa forma a maior parte do tempo a velocidade é 75 ou 90km/h, mas tem um bom trecho de 110km/h.

  • Missing Tânia Leão há 3 anos

    Estive em Montevideo e andei de táxi várias vezes. Os táxis são bastante desconfortáveis, não há espaço para o passageiro!!!! Entre os bancos da frente e o traseiro é colocada uma divisória de madeira e a parte de cima é de vidro, de forma a separar o motorista dos passageiros. Essa divisória reduz significativamente o espaço dos bancos traseiros. Quase não sobra espaço para o passageiro!!!!
    Além disso, em muitos táxis há um forte cheiro de cigarro. Ou porque o motorista fumou dentro do carro, ou porque entrou no veículo logo após ter fumado, levando o cheiro... não gostei!!'
    Mas as corridas são, relativamente, baratas!

  • Hje3m Thiago Pessanha há mais de 2 anos

    Alguém sabe informar se o UBER funciona no pais? Grato

  • Fmxn9 Rodrigo Gimenez Ribeiro há mais de 2 anos

    Pelo site do Uber há informação que estão operando em Montevidéu.
    https://www.uber.com/pt-BR/cities/montevideo/

  • Missing Laura Silva há mais de 1 ano

    Funciona o Uber, porém com uma certa demora. (10/15 para chegar um carro) Em Punta não funcionou.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.