Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Baar Fun Fun

O Baar Fun Fun é um patrimônio da noite uruguaia. Foi fundado em 1895 no centro de Montevidéu e tem apresentações de tango, candombe e outros gêneros típicos da região.

Localizado a uma quadra do Teatro Solís, o lugar parece um museu. Não tem um pedaço de parede vazio: fotos em preto e branco, recortes de jornais, relógios antigos, camisas de times — muitos, brasileiros —, uma bandeirola do Botafogo bicampeão carioca 2010, um sino, um violão e incontáveis outros objetos fazem a decoração do espaço.

Em um cantinho, perto do banheiro, há expostos poemas escritos em guardanapos pelos clientes. Já frequentaram o Fun Fun nomes como Jorge Drexler, Michelle Bachelete, enquanto presidente do Chile, e Ana Maria Braga.

Outro cliente de peso foi Carlos Gardel que, em 1933, depois de provar a uvita, encostou-se em um já velho balcão de estanho e dedicou um tango ao lugar, cantado à capela. Uvita é uma bebida que só vende ali no Fun Fun, uma invenção do fundador do bar, o seu Augusto, que leva vinho branco, vinho rosado, açúcar e álcool. E o famigerado balcão está lá até hoje, é o original. “Consegue imaginar quantos cotovelos já não se apoiaram aqui?“, me perguntou o dono, bisneto de Augusto.

Eu pedi uma pizza brotinho e achei apenas ok, mas o show de tango foi bem impressionante. O casal que se apresentou fazia milagres em um palco tão pequeno — algumas vezes, achei que o dançarino arremessaria a parceira em cima de mim, mas saímos todos vivos. Também inclui aquele momento de tirar o público para dançar, que acaba divertindo todo mundo.

Baar Fun Fun

Após, apresentou-se um trio de candombe. O ticket artístico, em fevereiro de 2022, estava 390 pesos uruguaios (cerca de 50 reais).

Baar Fun Fun

Tenho mais duas recomendações: a primeira é reservar uma boa mesa com antecedência, pelo site ou rede social, porque tem dias que lota. A segunda é de pronúncia. Não vá fazer como eu e falar “fun fun” achando que é “diversão diversão” em inglês — é fún fún que se fala mesmo, com som de "u". A origem do nome remete a outro episódio inusitado desse lugar: o seu Augusto era gago, e tinha sérias dúvidas de que um bar no mercado velho (o primeiro endereço) iria vingar. E ficava questionando aos amigos: fun-fun-cionará?

Fun(fun)cionou. O bar abre as portas até hoje, de terça-feira a sábado.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Baar Fun Fun

Sede CAF, Ciudadela 1229
Centro
Montevidéu