Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Castelo Pittamiglio


O Castelo Pittamiglio é um prédio cheio de mistérios e curiosidades na rambla de Punta Carretas, a meio quilômetro da Praia de Pocitos. Era a casa do excêntrico alquimista Humberto Pittamiglio, que faleceu em 1966 sem deixar herdeiros. A casa ficou abandonada por anos e foi recuperada para virar museu.

O imóvel estreito de tijolos à vista chama atenção da rua. Especialmente por causa da escultura de barco que parece flutuar em direção ao Rio da Prata. Ao entrar, você sobe uma escadaria ladeada por vitrais que têm o símbolo do infinito, o numeral oito na horizontal (ele está em vários lugares).

A visita guiada começa em uma sala circular com uma mandala de proteção desenhada no teto e outra no chão. A guia explica que é uma casa-labirinto e que quase tudo ali tem alguma simbologia.

Você pode passear pelas galerias, cômodos da casa e pelo jardim, uma das áreas mais bonitas. Dali dá para ver as torres do castelo, tem uma fonte de água, mosaicos, estatuetas e também um atanor - também chamado forno cósmico, é um forno utilizado na alquimia. A guia explica que os alquimistas transformavam medalhas vulgares em ouro.

Castelo Pittamiglio

Toca uma trilha misteriosa na casa, meio fantasmagórica, e, ao final, há uma área paga à parte, chamada de Infinitum. Tem uns cinco espaços temáticos que brincam com ilusão de ótica, usando principalmente pinturas, luzes e espelhos. Essa parte até que é curiosa, mas algo me diz que o Pittamiglio acharia meio bobo.

A entrada no museu custava 280 pesos uruguaios em fevereiro de 2023 (algo como 40 reais) e há visitas guiadas em espanhol todos os dias — vale conferir os horários no site oficial

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Castelo Pittamiglio

Rbla. Mahatma Gandhi 633