Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Estádio Centenário

O Estádio Centenário não deixa de ser um ponto turístico, especialmente para quem ama futebol. Ele pode não ser tão pomposo ou moderno quanto os estádios dos grandes times brasileiros — definitivamente, não é nada pomposo ou moderno —, mas sobra em história.

Foi construído para sediar a primeira Copa do Mundo, em 1930, e é motivo de grande orgulho para os uruguaios por ter sido declarado pela Fifa o primeiro monumento histórico do futebol mundial. O Centenário segue recebendo jogos importantíssimos, como a Final da Copa Libertadores da América de 2021, entre Palmeiras e Flamengo.

Estádio Centenário

Uma forma de conhecer o estádio é assistindo a algum jogo de futebol, ele é muito utilizado pelos clubes de futebol locais, como o Peñarol e o Nacional, e alguns menores, como Liverpool do Uruguai e Racing.

Mas se você não tiver essa oportunidade, vale conhecer o Museu do Futebol, que fica dentro do Centenário. Ali tem troféus recebidos pela seleção, incluindo réplicas dos seus dois mundiais (a seleção não fica com a taça original).

Tem também tem peças antigas do vestiário, além de fotos e um pouco da história dos principais craques uruguaios. Dá, por exemplo, para tirar foto fingindo ser parte da seleção  uruguaia — acho que o vivente com a cara recortada não deve ter gostado muito.

Estádio Centenário

O mais legal do museu é que, ao final da galeria, no primeiro piso, tem uma porta que leva para o interior do estádio. Tem uma capacidade para 65.235 espectadores, mas, lá de dentro, nem parece tão grande. O concreto predomina nas arquibancadas e tribunas, e, da parte mais alta, você tem vista da cidade.

O Estádio Centenário fica entre os bairros de Tres Cruzes e Parque Battle. O ingresso para o Museu do Futebol custava 300 pesos em março de 2023 (cerca de 40 reais). Ele abre de segunda a sábado, das 10h às 17h.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Estádio Centenário

1400 Montevideo, Montevidéu, Uruguai