Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Museu Histórico Cabildo

O Cabildo de Montevidéu é um museu histórico ambientado em um dos mais importantes prédios do período colonial. Ele foi construído entre 1804 e 1812 para ser a sede da administração da cidade (cabildo colonial), época em que Montevidéu era parte do Vice-Reino do Rio da Prata.

Em 1830, o primeiro presidente do Uruguai, Fructuoso Rivera, prestou juramento à Constituição no Cabildo, tradição que seria seguida pelos demais presidentes durante 90 anos. Além de sede do governo, também serviu como cadeia e como sede Legislativa. Inclusive, uma das salas reproduz como era a Assembleia Constituinte e Legislativa.

Museu Histórico Cabildo

Hoje, a ideia é que o museu seja um lugar de reflexão e pensamento crítico em torno das narrativas históricas. Uma das exposições, quando fui, era composta por ácidas caricaturas políticas do século XIX. 

No andar térreo, no centro de um espaço que lembra um jardim de inverno, tem uma fonte inaugurada em 1868 na praça ali na frente, que abastecia a população de água naquela época (o povo ia com baldes buscar a água que jorrava da boca das figuras esculpidas). A fonte fica junto a um pequeno café, chamado Juramento.

Museu Histórico Cabildo

Em 1958, o Cabildo foi convertido em arquivo e museu, el Museo y Archivo Histórico Municipal Cabildo. A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta entre 12h e 17h45min e aos sábados e feriados de 11h às 17h. Há visitas guiadas também. No começo de 2023, eram realizadas todos os dias às 15h.

Onde fica o Museu Cabildo

Fica localizado em uma região turística e bem gostosa de passear da Cidade Velha, mais especificamente na pequena e superarborizada Praça Constituição, onde também fica a Catedral de Montevidéu.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Museu Histórico Cabildo