Onde comer em Miami
Miami é uma cidade de enorme diversidade cultural e isso se reflete (e muito!) nos cardápios. A cidade tem restaurantes com a típica comida norte-americana, além de italianos, cubanos, franceses, japoneses, restaurantes simples e de chef's renomados... tem um pouco de tudo e opções para todos os gostos.
Nunca faltam restaurantes servindo comidas tradicionais do país, como salada caesar, ovos, panquecas, costelas de porco, bolo de carne, bacon, mac & cheese, hambúrguer etc. O café da manhã norte-americano é reforçado, com pratos mais pesados do que os que estamos acostumados a ver no Brasil pela manhã. Aos domingos, reserve um horário para o brunch, que nada mais é do que a mistura de breakfast (café da manhã) com lunch (almoço).
É bem verdade que frituras e comidas gordurosas são comuns no país, mas é possível encontrar opções de comida saudável nos cardápios também - basta saber escolhê-las. Nos EUA, é comum os pratos serem fartos e quem não está acostumado a muita comida pode acabar desperdiçando bastante. Quando chegar em um restaurante, vale a pena dar uma olhadinha para a mesa ao lado e conferir como são servidos os pratos, pois às vezes um único prato serve duas pessoas.
Alguns dos restaurantes clássicos para visitar nos Estados Unidos e que têm grande potencial para agradar são: Hard Rock Cafe, com um interior temático muito legal; Bubba Gump Shrimp, restaurante de camarões baseado no filme Forest Gump; Cheesecake Factory, restaurante queridinho entre os brasileiros e famoso pelos cheesecakes, mas que tem inúmeras opções de comidas salgadas no cardápio; e Red Lobster, onde o carro-chefe é a lagosta. A Starbucks, maior rede de cafeterias do mundo, é mais uma figurinha carimbada no roteiro dos amantes de cafés, chás e bebidas geladas que ajudam a aliviar o calor.
Com a proximidade do mar, é natural encontrar nos estabelecimentos pratos com peixes e frutos do mar. Um das boas opções para comer caranguejos em Miami é o Joe's Stone Crab, restaurante que já tem mais de 100 anos. Se você gosta de caranguejo, vai ficar louco só de ver as puãs que eles vendem, não perca!
Como a cultura cubana é muito forte em Miami, há diversos restaurantes cubanos, principalmente em Little Havana, que é o bairro cubano da cidade. Nossa dica para quem quer experimentar pratos desse país é o restaurante Versailles, um dos mais famosos do mundo. Para comida italiana, nossa sugestão é o Perricone's, que tem pratos muito bem servidos e um mercado com coisas deliciosas!
Cafeterias e restaurantes com mesinhas ao ar livre têm tudo a ver com Miami! É ótimo sentar-se em uma mesa na rua, observar o movimento de pessoas e curtir a atmosfera alegre. Nesse estilo, o News Café, com cardápio americano, é ideal para um brunch e, de quebra, fica na badalada Ocean Drive; o Paul Bakery Cafe, na Lincoln Road, é legal para um café a qualquer hora do dia, acompanhado de quitutes da cozinha francesa. O Michael Genuines Food & Drink também é gostoso e funciona bem como opção para o brunch de domingo ou para tomar uns drinks.
Para um jantar mais refinado, vá ao belíssimo Casa Tua, um restaurante italiano que encanta não apenas pelo cardápio, mas pela decoração cuidadosa - muitos dizem que é o melhor restaurante italiano de Miami. Outra opção incrível é o Juvia, que tem pratos deliciosos e um visual lindo - ele é restaurante, bar e lounge; mesmo que não seja para comer, vale a pena conhecê-lo para tomar uma bebida. O Nobu, de comida japonesa, é uma boa alternativa para jantar em um ambiente mais descolado, com características de lounge.
Indo a qualquer cidade americana, não pode faltar no roteiro um bom hambúrguer. Diversos restaurantes servem hambúrgueres e você não terá dificuldade de encontrá-los, mas nossa preferência é pelo Shake Shack - a rede de fast food novaiorquina tem uma filial em Miami Beach e os hambúrgueres são supersaborosos. Outras opções são o Lokal, cujos sanduíches são servidos com batata frita doce e salgada, e o Five Guys, rede de fast food difundida no país.
Dicas
- Em alguns restaurantes, há serviços que o próprio cliente é quem faz; encher o copo de refrigerante é uma delas. Note que em restaurantes de comida rápida normalmente há um balcão onde você encontrará talheres, guardanapos, canudos, sal, açúcar, ketchup, mostarda etc.
- A gorjeta é muito valorizada nos Estados Unidos e importante na renda dos atendentes. O valor que as pessoas costumam deixar para os garçons varia entre 15% e 25% do valor total da conta. Nas notas fiscais costumam haver três indicações do valor a ser deixado para o garçom - as opções podem ser de 15%, 18% e 20%; em restaurantes mais finos, de 22% e até 25%.
- Em restaurantes badalados, é recomendado fazer reserva. Caso você não tenha a oportunidade de fazer reserva, procure chegar tarde nos restaurantes, às 22h, por exemplo. Como os americanos têm o hábito de jantar cedo, ir a um restaurante sem reserva tarde é uma boa chance para encontrar mesas vagas. Fique atento apenas ao horário de funcionamento dos restaurantes para não chegar tarde demais, com a cozinha do local fechando.