Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Palácio Legislativo

O Palácio Legislativo seria um concorrente de peso se a gente tivesse que eleger a mais bela obra arquitetônica de Montevidéu. A sede do Congresso Nacional (incluindo Senado e o equivalente à Câmara dos Deputados) ocupa esse edifício majestoso de quase cem anos, considerado um marco urbanístico pelos uruguaios. Vale a visita, especialmente se você se interessa por arquitetura e prédios históricos.

O estilo é o neoclássico, marcado pelas colunas imponentes na entrada — resultado de uma tendência conservadora, para representar poder e autoridade. A inspiração veio do Parlamento da Áustria. 

O projeto arquitetônico foi selecionado através de um concurso, no qual foi eleito o mesmo arquiteto que projetou o Palácio do Congresso da Nação Argentina. Foi inaugurado no centenário da Declaração de Independência do Uruguai.

O Palácio Legislativo fica na Avenida de las Leyes, em uma área alta do bairro La Aguada — não é muito perto dos outros pontos turísticos, mas de lá dá para ir a pé fazer umas compras ou um um lanche do Mercado Agrícola de Montevidéu

Há visitas guiadas em espanhol ou em inglês. Em março de 2023, elas ocorriam de segunda a sexta-feira, às 11h e às 15h (mas vale checar no site oficial do parlamento). Custavam 140 pesos uruguaios ou três 3 dólares americanos por pessoa, aceitam dinheiro em espécie apenas.

Leia mais sobre os pontos turísticos de Montevidéu.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Palácio Legislativo