Punta del Este

Visitado e escrito por

264mw
Camille Panzera

Editora de destinos

Quando foi?

Fevereiro de 2013

Quem pagou?

Melhores Destinos

Praias de Punta del Este

A razão pela qual muitas pessoas visitam Punta del Este é a grande variedade de praias. A cidade está cercada pelo Oceano Atlântico e pelo Rio da Prata, permitindo que os visitantes possam escolher uma praia de água doce ou uma de água salgada. 

A parte banhada pela rio é conhecida como Playa Mansa, com águas mais escuras e ondas fracas, enquanto a Playa Brava é banhada pelo oceano, tem águas mais claras e mais ondas. Ambas as orlas estão divididas em paradas, que recebem uma numeração ou nome próprio para facilitar a identificação.

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que você não deve ir a Punta del Este acreditando encontrar praias cristalinas e quentes como as do Nordeste brasileiro. Nessa região do continente as águas são geladas e o verão é a época em que suas temperaturas estão mais agradáveis, portanto, mais propícias para um mergulho. Para muitos argentinos, uruguaios e até brasileiros, que conhecem bem como é o inverno, o verão tem um sabor especial: é época de sair de casa, ir à praia nem que seja para não entrar no mar e sentar-se na orla observando o visual sem ser incomodado por um vento gelado cortante. Dito isso, não será incomum ver muita gente nas areias, porém poucas pessoas na água. 

Tanto a Praia Mansa como a Praia Brava têm mais de 40 paradas, algumas mais badaladas, outras mais tranquilas. Em alguns locais ao longo da orla há paradores - ou clubes de praia - onde as pessoas podem comprar bebidas, comida e aproveitar a boa estrutura na areia. Em certas praias há pessoas que alugam guarda-sóis, mas isso não é regra, pois muita gente já leva de casa suas cadeiras, bebidas e tudo mais de que precisar. 

Ao longo da Praia Brava, muito procurada por surfistas, a parada 1, onde fica o Monumento ao Afogado, é das que mais fazem sucesso. Também para o lado do oceano, a Praia Los Ingleses e Elmir é bastante procurada por famílias. No lado da Praia Mansa, a preferência é pelas paradas que ficam próximas da península e pelas paradas 5 e 7. 

Quem estiver hospedado em La Barra ou preferir as praias dessa região pode ir à própria praia La Barra, onde surfistas e famílias com crianças curtem os dias de sol. Para conhecer a praia mais badalada da região, a melhor ideia é seguir direto para Playa Bikini - nela muita gente bonita se encontra e pega seu bronzeado. 

Um fato interessante é que as praias têm salva-vidas para o caso de acontecer um acidente, garantindo mais segurança aos turistas. Note, em pontos não recomendados para mergulho, uma bandeira vermelha fincada no mar. 

  • Praia-bikini

    Praia Bikini

    Nota:  de 10 (0)

    Azaração na praia, pessoas bonitas e curtição são termos que definem bem o clima de Punta del Este, entretanto a praia que mais se encaixa nesse perfil não fica em Punta, e sim em Manantiales, um balneário de Maldonado. 

    Quem quiser conhecer a praia preferida dos jovens não pode deixar de ir até a Praia...

  • Praia-brava

    Praia Brava

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia Brava é a parte de Punta del Este banhada pelo oceano, com ondas fortes - por isso, as preferidas dos surfistas. Como no lado voltado para o rio, tem águas geladas na maior parte do ano, mas no verão suas temperaturas ficam mais agradáveis. 

    Como a orla é grande, nomes e números ajudam a identificar cada trecho da...

  • Praia-de-la-barra

    Praia de La Barra

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia de La Barra fica na região de mesmo nome e é visitada especialmente por pessoas que passam férias nesse balneário e preferem ir a uma praia próxima, sem precisar de carro. É uma praia legal para famílias com crianças, pois o mar, apesar de agitado, também permite que os pequenos possam se divertir na...

  • Praia-elmir

    Praia Elmir

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia Elmir fica próxima a muitos hotéis e apartamentos de veraneio, por isso é a escolha preferida de pessoas que estão se hospedando na região e não querem gastar muito tempo no deslocamento. A praia em si é pequena, mas democrática: na parte mais profunda, onde se formam as ondas, ficam os surfistas; na...

  • Praia-los-ingleses

    Praia Los Ingleses

    Nota:  de 10 (0)

    A praia Los Ingleses é pequena e tem areia grossa, característica da maioria das praias voltada para o mar em Punta del Este. Por ser pequena e ficar numa área residencial, é indicada para quem não faz questão de muita infraestrutura e pretende apenas pegar um sol, curtindo a tranquilidade e a vista para o mar. 

    O trecho de...

  • Praia-mansa

    Praia Mansa

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia Mansa, ou Playa Mansa, é a parte de Punta del Este banhada pelo Rio da Prata, onde as ondas são fracas e a coloração da água, mais escura. Ao longo da Mansa há diversas paradas - algumas recebem nomes especiais, outras são identificadas apenas com uma numeração. 

    Os trechos em que há maior...

  • Praia-montoya

    Praia Montoya

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia Montoya, em La Barra, é bastante visitada pelo público jovem, mas é também a escolha de muitas famílias com crianças.

    As ondas dessa região são altas e quem gosta de esportes no mar pode aproveitar essa facilidade, pois até campeonatos de surfe acontecem por ali, ou seja, se você surfa, esse...

Esse texto sobre Praias de Punta del Este faz parte do guia de Punta del Este no Melhores Destinos

Comentários para Praias de Punta del Este

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.