Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Saint Tropez - Guia completo para curtir o badalado destino da Riviera Francesa

Saint Tropez é uma antiga vila de pescadores alçada à fama de um dos mais badalados e glamourosos destinos do verão europeu. Uma joia da Riviera Francesa, que agrada jovens em busca de clubes de praia e vida noturna agitada, mas também viajantes de todas as idades e perfis, já que conta com ótimos restaurantes, feiras de rua e museus com obras de artistas famosos, como Paul Signac e Henri Matisse.

Saint Tropez

Suas praias de águas cristalinas já hipnotizaram celebridades, como a atriz francesa Brigitte Bardot, que se rendeu aos encantos de Saint Tropez durante as gravações do filme "E Deus criou a mulher", em 1956. A partir da década seguinte, a pequena comuna passou a receber grandes levas de endinheirados veranistas europeus, movimento que faz de Saint Tropez até hoje um destino perfeito quando o objetivo é ver e ser visto. 

Saint Tropez

No porto estão luxuosos iates e bons restaurantes junto à calçada. Boutiques como Dior e Chanel se espalham pelas ruas, convidando os transeuntes a entrar, que seja ao menos para olhar. E nos hotéis, sofisticados, os hóspedes vivem a essência tropézienne – com o Mediterrâneo quase sempre à janela. 

Saint Tropez

Mas a verdade é que não é preciso gastar tanto para aproveitar Saint Tropez. Seja em um passeio de um dia ou uma estadia mais prolongada, há muito o que fazer no vilarejo e praias da região, independentemente do seu orçamento. E nós reunimos aqui neste guia todas as nossas dicas!

Saint Tropez

Onde fica Saint Tropez

Saint Tropez está localizada no sul da França, na região conhecida como Riviera Francesa ou Côte D'Azur. Banhada pelo Mar Mediterrâneo, é um dos mais badalados destinos do verão europeu e está próxima a outras cidades bastante visitadas, como Nice (100 km), Marselha (130 km) e Cannes (70 km). De Paris até Saint Tropez são cerca de 880 quilômetros.

Saint TropezMapa de Saint Tropez na Europa


Onde ficar em Saint Tropez

Saint Tropez pode ser visitada em um único dia. No entanto, por ser uma península relativamente isolada, com bastante trânsito para acessá-la no verão, é recomendável que você durma pelo menos uma noite por lá. Se a ideia for aproveitar a vida noturna e os famosos clubes de praia de Saint Tropez, estenda a sua estadia e curta a badalada atmosfera do destino sem pressa!

Os hotéis em Saint Tropez estão, em sua grande maioria, situados no centro histórico da cidade. Como o destino é pequeno, você estará bem localizado independentemente da localização escolhida. Há também opções um pouco mais distantes, próximas às praias. Nesse caso, é recomendado estar de carro. 

Saint TropezCentro Histórico de Saint Tropez

A principal dica em relação a onde ficar em Saint Tropez é fazer reservas com antecedência, sobretudo se for viajar na alta temporada, entre junho e setembro. As diárias costumam ser bastante elevadas e, para conseguir preços menos salgados, o melhor é fazer as pesquisas e escolher a hospedagem o mais cedo possível.

Confira a seguir alguns dos melhores hotéis em Saint Tropez:

  • Hotel Byblos (Nota 9.3): um dos hotéis mais sofisticados em Saint Tropez, o Byblos está localizado no centro do vilarejo, conta com dois restaurantes, spa da marca de cosméticos Sisley e piscina externa aquecida. Os quartos são decorados no estilo provençal, e o café da manhã é cobrado à parte. No hotel também está a casa noturna Les Caves Du Roy, que funciona há mais de cinquenta anos e é considerada ainda hoje a melhor de Saint Tropez.

Saint TropezHotel Byblos

  • La Ponche (Nota 9.0): o hotel conserva a essência e o glamour de sua história, ao longo da qual abrigou artistas e estrelas de Hollywood, como Pablo Picasso e Brigitte Bardot. A acomodação não conta com infraestrutura como piscina ao ar livre, mas conta com bar e restaurante, além de belas vistas para os telhados do centro histórico e também o mar de Saint Tropez. Uma hospedagem para quem gosta do clássico! 

Saint TropezHotel La Ponche

  • Airelles Pan Dei Palais (Nota 9.3): situado pertinho da Place des Lices e do porto, o hotel cinco estrelas é um refúgio de tranquilidade em meio ao movimentado centrinho de Saint Tropez. Os quartos são bastante arejados e iluminados, com decoração clássica e aconchegante. O hotel disponibiliza transporte gratuito para o seu clube de praia Jardin Tropézina, na Praia de Pampelonne.

Saint TropezHotel Airelles Pan dei PalaisOutras sugestões de hotéis para quem deseja se hospedar com luxo e pompa, bem à moda tropeziana, são: Hôtel Villa Marie, Hotel Lou Pinet, Le Yaca Saint-Tropez, Villa Cosy e o Airelles Château de la Messardière.

Hotéis baratos em Saint Tropez são raridades, mas buscando com antecedência é possível encontrar opções com preços mais justos e boas avaliações. São exemplos: 

  • Les Lauriers (Nota 8.6): hospedagem familiar, localizada perto dos principais atrativos do centro histórico de Saint Tropez, o hotel é elogiado pelos quartos simples e confortáveis e pelo atendimento simpático. O café da manhã continental é servido no jardim.

Saint TropezLes Lauriers

  • Beau Clocher (Nota 9.1): com excelente localização, no centro de Saint Tropez, o hotel é considerado um dos melhores custos-benefícios do destino. Os quartos são mais amplos do que a maioria das acomodações, e o atendimento e a limpeza são elogiados pelos hóspedes.

Saint TropezBeau Clocher

  • Hotel La Romarine (Nota 8.4): uma verdadeira estância de férias, perfeita para viajantes que desejam ficar mais noites em Saint Tropez. O hotel conta com uma ampla área verde, quatro quadras de tênis e uma piscina ao ar livre com espreguiçadeiras no entorno.

Saint TropezLa Romarine

  • Les Capucines Saint Tropez (Nota 8.5): localizado na entrada de Saint Tropez, a oito minutos de carro do centro histórico, o hotel oferece estadia com bons preços, sobretudo se fora da temporada. A acomodação conta com piscina aquecida e hidromassagem, e os quartos são espaçosos, segundo a avaliação dos hóspedes. É um dos hotéis mais reservados em Saint Tropez.
  • Hotel B Lodge (Nota 8.3): outra acomodação campeã de reservas em Saint Tropez, o hotel tem quartos simples e confortáveis. Está localizado pertinho do porto e é uma das melhores opções para quem busca economia.

Neste link separamos também boas opções de apartamentos para alugar em Saint Tropez.


Como chegar a Saint Tropez

Apesar das tantas gigantescas e luxuosas embarcações estacionadas na marina de Saint Tropez, não é preciso ter um iate para chegar ao badalado destino da Riviera Francesa 😂. É bom que se saiba, no entanto, que o balneário está em uma península um tanto isolada – e pode requerer um certo tempo para chegar até ele, seja de carro ou ônibus. 

Saint Tropez não está conectada ao sistema ferroviário francês, mas há ônibus diretos conectando a cidade às estações de trem mais próximas, como as de Toulon e Saint-Raphaël.

Saint Tropez

Como ir de Nice para Saint Tropez

O Aeroporto de Nice (NCE) é o mais próximo de Saint Tropez. O terminal recebe diariamente voos de mais de 100 destinos franceses e também internacionais. Nós estamos sempre de olho nas passagens aéreas para a França e você pode conferir nesta página especial as melhores ofertas. 

Nice está a 100 quilômetros de Saint Tropez, e o deslocamento entre as duas cidades pode ser feito de carro alugado (2h), com excursões turísticas (veja aqui uma opção de bate-volta de um dia) ou em uma combinação de ônibus e trem (pelo menos 3h). 

Caso utilize o transporte público, recomendo que você se hospede pelo menos uma noite em Saint-Tropez. Isso porque a viagem a partir de Nice começa com um trajeto de trem até Saint-Raphaël, onde é preciso pegar o ônibus da empresa ZOU (linha 876) até Saint Tropez. O percurso todo, com sorte, é feito em três horas, mas pode demorar mais conforme o trânsito ou o horário escolhido. Confira as passagens de trem aqui e as de ônibus neste link

Saint TropezPorto de Saint Tropez

Como ir de Marselha para Saint Tropez

Outra possibilidade é pegar um voo até o Aeroporto de Marselha (MRS). O deslocamento entre Marselha e Saint Tropez, utilizando o transporte público, leva pelo menos 3h e inclui a baldeação do trem para o ônibus na estação de Toulon – veja aqui os preços da passagem de trem. A Zou é a empresa que faz o trajeto de ônibus (linhas 878 e 879) e você pode ver os horários no site deles. Quem está de carro alugado faz o percurso entre Marselha e Saint Tropez em cerca de duas horas.

Saint TropezSaint Tropez

Saint Tropez com carro alugado

Viajei sozinha para a Riviera Francesa e optei por fazer todos os deslocamentos utilizando o transporte público. Posso dizer que, embora não seja assim tão difícil chegar a Saint Tropez de trem + ônibus, certamente a viagem de carro é muito mais confortável e agradável. Você não irá utilizar o veículo dentro do centro histórico de Saint Tropez, mas poderá explorar as praias da região com mais autonomia – sabendo, no entanto, que o trânsito é bastante pesado na alta temporada.

Se estiver pensando em alugar um carro para curtir o litoral sul da França, faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5. A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior. Veja aqui.

Saint Tropez

O que fazer em Saint Tropez

Passear sem pressa pelas ruelas sinuosas e coloridas do centro histórico de Saint Tropez é com certeza um dos melhores programas para fazer neste badalado destino do verão europeu. Pelas ruas de paralelepípedo, não faltam lojas – várias delas de marcas famosas como Dior, CHANEL, Louis Vuitton e Hermès –, galerias de arte e bares e restaurantes com mesas nas ruas. A parte antiga da cidade também é um convite para belas fotos de viagem, com flores de todas as cores, arcos, construções em pedra e, claro, o Mediterrâneo logo ali.

Saint TropezVila de Saint Tropez

É na região histórica que também ficam algumas das principais atrações da cidade, como o Musée de l'Annonciade, que lembra os visitantes que Saint Tropez foi um dos principais centros artísticos do início do século 20, graças ao célebre pintor francês Paul Signac, que chegou ali em 1892 a bordo de seu iate Olympia.

Saint TropezMusée de l'Annonaciade

Às terças e sábados pela manhã, todos os caminhos levam à Place des Lices, onde acontece uma enorme feira de rua, com expositores de roupas, calçados, artes e artesanato em geral, além de, claro, alguns dos melhores quitutes da gastronomia local. 

Saint TropezMercado da Place des Lices

Não deixe de provar a Pissaladière, torta feita com cebolas caramelizadas, aliche e azeitonas pretas. Uma delícia da Riviera Francesa! Para algo autenticamente local, a boa pedida é adocicar o passeio com a famosa Torta Tropézienne, um brioche recheado com crème pâtissière.

Saint TropezTorta Tropézienne

No topo do vilarejo está a Citadelle de Saint Tropez. Não é necessário tanto esforço e preparo físico para chegar lá e ter belas vistas dos telhados das coloridas construções com o mar ao fundo. Nesta parte mais alta da cidade também fica uma fortaleza do século 17, que hoje abriga o Museu da História Marítima. O ingresso garante ao visitante um mergulho na íntima relação de Saint Tropez com o mar – a antiga vila de pescadores foi o terceiro porto francês no Mediterrâneo.

Saint TropezVista da Citadelle

Falando em mar, vale ainda percorrer com calma a região portuária da cidade, onde se enfileira uma série de restaurantes que têm os frutos do mar como carro-chefe no cardápio. Na antiga muralha do porto, além de ter uma bela vista para o vilarejo no fim de tarde, os turistas podem curtir artistas de rua, das artes plásticas à música ao vivo.

Saint TropezRegião do Porto

Não se pode falar de Saint Tropez, é claro, sem citar a vida à beira-mar. Uma dos mais famosos balneários do destino é a Baía de Pampelonne, que fica, na verdade, na comuna vizinha chamada Ramatuelle. Os 4,5 quilômetros de faixa de areia (areia mesmo, não pedrinhas, mais comuns na região) e o mar cristalino em tons de azul-turquesa nos fazem entender por que Pampelonne hipnotizou a atriz Brigitte Bardot na década de 50. E até hoje segue como uma das mais badaladas da região, com estacionamento e salva-vidas. 

Saint TropezBaía de Pampelonne

Em uma de suas pontas está a Praia de Tahiti. Na parte mais central, a famosa Nikki Beach. E ao longo de toda a sua extensão, são diversos os beach clubs. Entre os mais famosos, estão o Verde Beach Club, La Réserve à la Plage, Le Club 55, Gigi Ramatuelle, Byblos Beach, Loulou Plage & Restaurant e o Tropezina Beach. Em qualquer um deles é necessário fazer reserva com antecedência (semanas antes, de preferência) e geralmente se paga em média 50 euros por cadeira de praia, mais a consumação. Não é nada barato, mas está de acordo com os elevados preços de Saint Tropez.

Saint TropezByblos Beach, Pampelonne

Existe também a possibilidade de comprar bebidas e comidinhas em um mercado de Saint Tropez e esticar a sua própria toalha em algum trecho público das praias.

O lado jovem e descontraído de Saint Tropez segue noite adentro, com uma animada vida noturna, considerada uma das badaladas da Europa. Algumas das melhores casas e festa da Riviera Francesa estão ali, como a Les Caves du Roy, que fico dentro do hotel Byblos. Outras famosas opções são o L'Opera, GAÏO e o VIP Room.

Saint TropezPorto de Saint Tropez


Dicas para uma viagem a Saint Tropez

  • Documentação: brasileiros que viajam a turismo para a França por até 90 dias não necessitam de visto, apenas do passaporte válido até a saída do país com uma página em branco. Nenhuma vacina é obrigatória para entrar no país.
  • Seguro Viagem: o seguro viagem é obrigatório para viajar para a França. Sempre que viajamos para fora do Brasil, procuramos fazê-lo, mesmo que o país não exija o seguro. Caso haja uma emergência médica ou seja necessária assistência, o seguro pode cobrir os custos. Faça a cotação do seu seguro viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
  • Aluguel de carro: se estiver pensando em alugar um carro para curtir o litoral sul da França, faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5. A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior.
  • Internet no celular: para facilitar sua estadia, compre um chip virtual para utilizar a internet em seu celular. Aqui no Melhores Destinos sempre escolhemos os planos disponíveis no aplicativo Airalo. E tem desconto! Na tela de pagamento, basta aplicar o código MELHORESDESTINOS15.
  • Como levar dinheiro: para pagar os nossos gastos nessa viagem, utilizei o cartão da Nomad, que é um banco digital internacional. Basta inserir dólares na conta por meio de um PIX no Brasil e utilizar o cartão para fazer saques em euros ou efetuar os pagamentos em débito internacional utilizando o cartão. Se você ainda não é cliente, baixe o app Nomad, utilize o cupom MDGUIA no código de convidado e receba um bônus de até 20 dólares.

Boa viagem!