Formentera
Formentera é um pequeno paraíso no Mediterrâneo a menos de uma hora de barco de Ibiza. Com 83 quilômetros quadrados, é a menor das Ilhas Baleares, mas concentra algumas das mais belas praias do arquipélago.
A mais famosa se chama Ses Illetes, tem mais de 450 metros de praia e água cristalina. Com mais tempo, também vale a pena visitar outras enseadas, como a Cala Sanoa, e conhecer outros cartões-postais, como o Farol de La Mola e o centro histórico de Sant Francesc Xavier.
Ses Illetes
O mais comum é fazer esse passeio em um dia, em um bate e volta partindo de Ibiza. Porém, entretanto, todavia, para explorar e sentir melhor a ilha, só se hospedando lá. Formentera tem uma estrutura de restaurantes e bons hotéis.
Formentera: como chegar à ilha
Para chegar a Formentera, você precisa pegar um ferry a partir de Ibiza, ou fazer um passeio de barco que inclua a ilha no roteiro. Olha só que incrível a vista que a gente tem no caminho, da cidade de Ibiza e da fortaleza de Dalt Vila:
O mais comum é pegar um dos ferries no porto na cidade de Ibiza. Eles partem praticamente a cada meia hora na alta temporada. As principais empresas que operam são a Transmapi e a Balearia. O trajeto normalmente leva 40 minutos, e os preços podem mudar um pouco de acordo com a temporada e o dia. Em 2024, custava em torno de 50 euros, ida e volta, sendo possível comprar antecipadamente ou na hora nos guichês junto ao porto.
Existe também uma empresa de baixo custo que faz a travessia, a Aqua Bus. Ela cobrava 30 euros ao todo, mas tinha menos horários e já era necessário reservar o horário do retorno, enquanto as outras têm mais flexibilidade.
Mas na verdade há barcos partindo de vários pontos e com diferentes roteiros, inclusive alguns com a opção de um guia presente:
- Barco a Formentera saindo de Playa d’en Bossa
- Passeio de barco por Es Vedrá e Formentera
- Excursão a Formentera
- Excursão a Formentera e à praia de Es Pujols
- Excursão a Formentera de barco de madeira
Como se locomover em Formentera
Se você for por conta a Formentera, vai desembarcar do ferry no porto de La Savina, na costa norte da ilha, e, de lá, deve escolher um transporte até a praia desejada. Ses Illetes, a mais famosa, é uma das mais próximas, a 5 km.
Ainda no porto, é possível alugar um carro (custava a partir de 74 euros para um dia, no verão de 2024), motos, scooters (a partir de 30 euros) ou uma bicicleta (a partir de 14 euros). Olha a quantidade de motocas nesse estacionamento junto à praia. É o veículo mais utilizado.
Também é possível comprar bilhetes individuais de ônibus (a partir de 2,20 euros) ou roteiros completos de ônibus turístico — havia roteiros a partir de 10 euros. Também há passeios de barco, partindo do porto de Formentera mesmo.
Decidimos pegar um táxi. Havia uma fila de passageiros querendo fazer o mesmo, mas até que andou rápido. Os preços são tabelados. A corrida até Ses Illetes estava 13,80, por exemplo; e para Cala Salona, 15,90 euros. Só não se esqueça de fazer um plano de retorno tendo em mente que a internet pega mal em boa parte da ilha. A rádio táxi local funcionava bem, por telefone.
Praias de Formentera
Ses Illetes
É uma das mais famosas e curiosas da Espanha, pois é uma praia 2 em 1. É basicamente uma faixa de areia e rochas que forma a península de es Trucadors, no extremo norte de Formentera, sendo cercada pelo Mar Mediterrâneo de ambos os lados. Quando visitei, um lado tinha um pouco de ondas, e o outro estava mais calmo.
A praia está localizada dentro do Parque Natural Ses Salines, que abrange Ibiza e Formentera. Tem mais de 450 metros de praia, que se dividem em duas devido a uma pequena zona rochosa no meio. O seu nome refere-se a vários ilhotes que surgem ao largo desta costa e são conhecidos pelos nomes de: Ilha de Tramuntana, Ilha des Forn, Escull des Pou, Ilha Redona e Escull d’en Palla. Lanchas e iates também decoram o horizonte.
Fomos de táxi até a Playa Illa des Conills e caminhamos até Ses Illetes pela faixa de areia mesmo. A praia ali é linda, com vista para a ilha que lhe dá nome, e estava tranquila quando visitamos.
Encontrei cadeiras e guarda-sóis para alugar por 10 euros cada, o que até é bom em comparação com Ibiza. Mas, se você quer economizar, sugiro que leve sua bebida e uns lanches, porque não há barracas de comida ou vendedores ambulantes em Ses Illetes, e os poucos restaurantes à beira-mar são caríssimos.
Por pura falta de planejamento, precisei comer no Juan y Andrea. Comi uma Corvina del Mediterráneo (acompanhada com arroz de tinta de lula e espargos tenros). Estava bom, mas custou 39 euros. O lugar era interessante, pé na areia, literalmente, e me lembrou um oásis pelo formato em tendas entre coqueiros. Perto do entardecer, o lugar ficou bem animado, ao som de um DJ.
Outro beach club bem badalado da ilha fica pouco antes de chegar a Ses Illetes e se chama Beso Beach. Mas fique atento à necessidade de fazer reserva na alta temporada. Tenho amigas que foram até lá e não conseguiram entrar.
Outras praias para conhecer em Formentera:
Cala Saona: com água azul-turquesa e areia avermelhada, é a única praia escondida entre as falésias no sudoeste da ilha. Trata-se de uma enseada de apenas 140 metros de extensão ladeada por rochas. Aqui também pode-se desfrutar de um belo pôr-do-sol.
Migjorn: é o nome dado à costa sul de Formentera, que se estende por cinco quilômetros de praias paradisíacas. É constituída por várias calas que se dividem pela intercalação de zonas rochosas e arenosas.
Es Pujols e sa Roqueta: um amplo areal que percorre 690 metros de costa, com pequenas ilhas decorando o horizonte. É uma praia urbana, com muitos restaurantes, lanchonetes, lojas e até mercados e farmácias.
Llevant: Como o próprio nome indica, esta praia está virada para leste e ocupa toda a costa oposta de Illetes, na península de es Trucadors. Também tem uma água clarinha e uma extensa faixa de areia, mas não achei tão bonita quanto Ses Illetes.