Melhores Destinos
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas

Em um primeiro olhar, as igrejas do Carmo e dos Carmelitas parecem ser uma coisa só. É preciso um pouco de tempo, e informação, para descobrir que, na verdade, a bela construção tem fachadas diferentes e uma pequena porta entre elas, a chamada Casa Escondida.

O fato de duas igrejas estarem construídas lado a lado, por si só, chamaria atenção. Mas o aspecto curioso dessas atrações não para por aí. Por fora, a Igreja do Carmo impressiona pelos detalhes ao estilo barroco-rococó, além da lateral revestida por azulejos azuis. A Igreja dos Carmelitas Descalços, por sua vez, tem a fachada um pouco mais simples, com uma torre sineira à esquerda, também revestida por azulejos.

Entre elas, há ainda a Casa Escondida, um imóvel de poucos metros de largura com um cômodo por andar, diferente de qualquer casa que você já viu na vida — tanto é que, até hoje, mesmo após 250 anos desde a sua construção, a casa é ainda desconhecida por boa parte dos portuenses. Nela, residiram capelães, artistas e médicos contratados para trabalhar na Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo.

Valem também visitar as catacumbas da Igreja do Carmo, onde estão restos mortais de irmãos da Ordem do Carmo, que eram ali enterrados antes do surgimento dos cemitérios públicos a partir do fim do século XIX.

Tempo de visita: pelo menos uma hora.

Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 18h.

Preço: a Igreja dos Carmelitas tem entrada gratuita. No entanto, para acessar a casa, as catacumbas, a sacristia, o salão nobre e outros cômodos, é necessário pagar 3 €.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Porto

Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas

Rua do Carmo
Baixa Portuense
Porto
4050-164