Ilhas Phi Phi
As Ilhas Phi Phi são um dos mais incríveis destinos da Tailândia. Imagine um paraíso com águas em tom azul-turquesa, falésias verticais de calcário e muito verde. Essas são características que se repetem por todo o arquipélago, mas que certamente chegam à sua beleza máxima na famosa Maya Bay, que ganhou fama após ter sido cenário do filme A Praia, com Leonardo DiCaprio.
Phi Phi Leh, uma das ilhas Phi Phi. Foto: Adobe Stock
Localizada no sul do país, no Mar de Andamão (Oceano Índico), as Ilhas Phi Phi dificilmente ficam de fora do roteiro dos viajantes que visitam o país. Para além da beleza natural, fora e também dentro da água – há vários pontos para snorkeling e mergulho, o destino ainda conta com um centrinho bem movimentado, animada vida noturna, boas opções de restaurante e resorts mais afastados de todo o agito, se é tranquilidade o que se busca.
Já viajei duas vezes para as Ilhas Phi Phi, em 2020 e 2025, e neste guia eu compartilho com você todas as dicas de hospedagem, passeios e as melhores praias para conhecer verdadeiro cartão-postal tailandês.
Onde ficar nas Ilhas Phi Phi
A maior concentração de hotéis e pousadas fica na região central de Phi Phi Don, a única entre as Ilhas Phi Phi que conta com infraestrutura para turistas. Trata-se de uma pequena porção de terra que liga a Baía de Tonsai, onde está o píer principal para a chegada e partida de barcos, e a Baía de Loh Dalum, do lado oposto, mas a apenas cinco minutos de caminhada.
Phi Phi Don. Foto: Adobe Stock
Nesta estreita faixa de Phi Phi Don, os turistas encontram restaurantes, bares, agências de turismo, lojinhas e acomodações mais econômicas. É um bom lugar para quem deseja fazer tudo a pé e busca hospedagens mais simples, daquelas que cumprem bem o papel de oferecer descanso no fim do dia.
Região central de Phi Phi
A seguir, eu falo algumas das características das principais regiões onde ficar nas Ilhas Phi Phi. Mas já deixo aqui uma lista com os hotéis mais reservados e bem avaliados desse incrível destino tailandês:

Para o lado da Tonsai Bay, há um maior número de restaurantes e agências de passeio, já que é dali que partem os barcos que levam para algumas das melhores praias das Ilhas Phi Phi. São boas opções de hospedagem nesta área: Mama Beach Residence (um dos hotéis mais bem avaliados e reservados de Phi Phi, fica em um dos cantos da praia), PP Insula (simples e barato - já me hospedei nele), P2 Wood Loft, Chaokoh Phi Phi Island e Panmanee Hotel. Para uma noite mais silenciosa, prefira as acomodações localizadas em uma das pontas da baía. E sempre leia atentamente os comentários de outros hóspedes sobre a acomodação.
Chaokoh Phi Phi Island. Foto: DivulgaçãoJá a Baía de Loh Dalum é conhecida pela vida noturna, com muitos bares à beira da praia, alguns deles em hostels. Pode ser uma região barulhenta à noite. Um dos hotéis mais conhecidos da região é o Phi Phi CoCo Beach Resort.
Para quem busca sossego, o conforto de um resort e não se importa em estar longe do centro de Phi Phi, há vários excelentes hotéis na Baía de Lo Ba Kao e na praia de Laem Tong. Alguns deles, inclusive de luxo! Só precisa levar em consideração que, hospedando-se por ali, você não terá acesso fácil a lojas ou vida noturna. É preciso ir de barco para o centrinho de Tonsai. São ótimas opções de hospedagem nestas regiões: Phi Phi Relax Beach Resort, SAii Phi Phi Island Village, Phi Phi Holiday Resort, Phi Phi Phu Chalet Resort, OUTRIGGER Phi Phi Island Resort e o PP Erawan Palms Resort.
SAii Phi Phi Island Village. Foto: Divulgação
O que fazer nas Ilhas Phi Phi
Curtir as belas praias, passear de barco, nadar com peixinhos, provar comidas saborosas e, se restar energia, ainda curtir a animada vida noturna são algumas das melhores opções de o que fazer nas Ilhas Phi Phi. Veja nossas dicas e monte o seu roteiro pelo famoso destino tailandês:
Passeio de barco pelas Ilhas Phi Phi
No topo da lista do que fazer nas Ilhas Phi Phi está, sem dúvidas, o passeio de barco pelo arquipélago. Hospedando-se na ilha principal (Phi Phi Don), você consegue chegar caminhando a algumas praias belíssimas. No entanto, é de barco que você acessa paraísos como Maya Bay, Pileh Lagoon, Bamboo Island e áreas de mergulho, como Koh Bida Nok e Koh Bida Nai.
Pileh Lagoon
Várias agências de turismo vendem passeios de barco pelas Ilhas Phi Phi, que podem ser feitos de duas maneiras: lanchas rápidas ou barcos tradicionais de madeira, os famosos e coloridos longtail boats (barcos de cauda longa).
Maya Bay
As lanchas rápidas comportam grupos maiores, de cerca de 30 pessoas, e têm um itinerário mais longo, já que conseguem alcançar pontos mais distantes do arquipélago, como a Bamboo Island e também a Mosquito Island (fechada por tempo indeterminado para a recuperação dos corais. Nos passeios de lancha rápida, geralmente a taxa para desembarcar em Maya Bay (400 Baht) já está inclusa, além de almoço, frutas, água mineral, refrigerantes, máscara para snorkeling e colete salva-vidas. Os barcos tendem a ser mais estáveis do que os de madeira. Por outro lado, são também um pouco mais fechados.
Monkey Beach
Já nos barcos de madeira, a vista está para todos os lados. Muitos deles ainda têm a proa decorada com almofadas coloridas, além de arranjos de flores (de plástico), que deixam as fotos bem a cara das Ilhas Phi Phi. No entanto, essas embarcações fazem trajetos mais curtos, não chegando às ilhas mais distantes. O principal das Ilhas Phi Phi, no entanto, certamente estará no roteiro: Maya Bay e Pileh Lagoon. Os passeios de longtail em grupo costumam ser mais baratos do que os de lancha rápida. E ainda existe a possibilidade de você fazer um tour privativo, decidindo o horário do passeio, as praias por onde deseja passar e o tempo de permanência em cada uma delas. Os barqueiros também costumam permitir que se leve bebidas e comidas a bordo. Nesse caso, a taxa para entrar na Maya Bay é paga separadamente para o barqueiro, que repassa o valor para os funcionários que controlam a entrada na área de preservação.
Barcos de madeira
Na última vez em que estive nas Ilhas Phi Phi, fiz os dois tipos de passeio. No primeiro dia, contratei o tour de lancha rápida da agência Tailandiando (veja aqui), com guia que fala português. Embarcamos no píer principal de Phi Phi Don às 8h30 e às 9h já estávamos em Maya Bay, admirando a baía ainda com pouco número de visitantes, já que os grandes grupos de turistas chegam depois das 10h. Como sempre há os prós e contras, neste horário mais cedo, Maya Bay não está completamente iluminada pelo sol, como estaria mais perto do meio-dia. Mas já tinha alguns cantos com sol que renderam fotos lindas! O tempo de permanência na Maya Bay é de uma hora. Depois, seguimos para a belíssima Pileh Lagoon. Na sequência, teve ainda mais uma parada para snorkeling em uma baía lindíssima, uma passada na Monkey Beach (onde infelizmente os macaquinhos não estavam neste dia). Por volta das 13h, chegamos à Bamboo Island, onde recebemos uma marmitinha e uma bebida. Por lá, ficamos mais uma hora para fazer a refeição e aproveitar as belezas naturais.
Bamboo Island
- Tour de lancha pelas ilhas Phi Phi - Veja aqui
- Tour pelas ilhas Phi Phi de barco tradicional - Veja aqui
- Passeio privado de barco tradicional por Phi Phi - Veja aqui
No dia seguinte, quis ter a experiência de passear em um barco tradicional para fazer as fotos mais clássicas e também montar o meu roteiro com o tempo de permanência que eu bem entendesse em cada local. Combinei com um barqueiro que estava no píer de Tonsai de fazer um passeio privativo de três horas. O valor foi de 1.800 Baht + a taxa de 400 Baht para entrar em Maya Bay. Fui direto para Maya Bay, onde fiquei por pouco mais de uma hora. Depois, fizemos um giro rápido para fotos em Pileh Lagoon e tivemos mais 15 minutinhos para, desde o barco, ver os macaquinhos em Monkey Beach.
Maya Bay
Eu achei uma experiência incrível a de passear de longtailboat pelas águas de Phi Phi. No entanto, alguns pontos a considerar a partir do meu passeio: eu teria contratado pelo menos quatro horas de tour para aproveitar mais em cada parada. Vale ainda, se possível, confirmar qual é o barco antes de fechar o passeio. Há muitas embarcações feias, com material EVA cobrindo a proa – e aí, se você estiver pensando naquelas belíssimas fotos, pode se decepcionar. Por outro lado, há outras super enfeitadas, algumas inclusive da categoria "luxo", com decoração extra, muitas almofadas e até espumante. Na dúvida, prefira os serviços de uma agência (veja aqui).
Barcos enfeitados e confortáveis
Mirante de Phi Phi (Phi Phi Viewpoint)
Uma escadaria que parte praticamente do centrinho de Phi Phi Don leva até o mirante de Phi Phi (Phi Phi Viewpoint), em uma parte mais alta da ilha. De lá, os visitantes têm uma vista incrível para as duas baías ao mesmo tempo: Tonsai e Loh Dalum. São pelo menos três pontos com boas vistas e um caminho bastante florido que faz a ligação deles. O mais movimentado é com certeza o chamado Viewpoint 3, que é também o que fica mais no topo. Ali está um deck de madeira e muitas pedras onde os turistas se acomodam para ver as paisagens, sobretudo no fim de tarde. Pertinho também fica uma lanchonete.
Fim de tarde no Phi Phi Viewpoint
A subida até o mirante de Phi Phi exige um certo preparo físico, já que leva cerca de 30 minutos para fazer o íngreme percurso a pé. Nossa dica é que você vá com tempo (pelo menos uma hora antes do horário do pôr do sol) para subir com calma. Vá de calçado confortável e leve pelo menos uma garrafinha de água para aplacar o calor.
O fim de tarde é o momento em que o mirante de Phi Phi recebe o maior número de turistas. Outro bom horário para ver as belas paisagens do arquipélago, no entanto, é pela manhã. Além de ser mais fresco, o mar costuma estar mais claro devido à incidência de sol. O acesso ao Phi Phi Viewpoint custa 50 Baht.
Vista do mirante de Phi Phi
Trilha para Long Beach
Para quem gosta de caminhada (com belas paisagens!), eu mais do que recomendo fazer a trilha que parte do centrinho de Tonsai até a praia de Long Beach. O percurso leva de meia hora a 40 minutos e é de nível fácil. Somente no final, quando se chega à Long Beach, é que precisa descer um pequeno barranco, sem muita estrutura – mas que não chega a ser um super desafio para quem não tem dificuldades de mobilidade.
O trajeto começa no centrinho de Tonsai e passa por entre hotéis que ficam na ponta direita da vila. Na sequência, há praias menores e belíssimas, como a Viking Beach. Na primeira delas, há um balanço muito fotogênico instalado em uma das árvores.
Caminho para Long Beach
Em Long Beach, a praia é de areias mais claras e águas mais cristalinas do que as das praias centrais de Phi Phi Don (Tonsai Bay e Loh Dalum Bay). Um bom lugar para curtir o mar, com vista desimpedida para a ilha vizinha, Phi Phi Leh, onde fica Maya Bay. Além de algumas pousadas e resorts, a praia também conta com poucas opções para alimentação. Na dúvida, se a ideia for passar o dia, leve bebidas e um lanchinho.
Long Beach
Esta região de Phi Phi também pode ser acessada de taxi boat. Basta contratar um barqueiro no píer de Tonsai. A viagem custa 100 Baht por pessoa de dia e 150 Baht por pessoa para deslocamentos feitos à noite, entre 18h e 8h. O tempo de deslocamento é de 10 a 15 minutos.
Vista para Phi Phi Leh
Curtir a Viking Beach
Uma das áreas de praias mais bonitas da baía de Tonsai é informalmente chamada de Viking Beach. Ela fica no canto direito, em um caminho feito por entre hotéis que leva até a conhecida Long Beach. Trata-se de uma pequena faixa de areia, com pedras em uma ponta e árvores com um mais do que fotografável balanço em outra.
Viking Beach
Em momentos de maré baixa, é possível caminhar bastante mar adentro, passando por barquinhos coloridos que ficam então estacionados nos bancos de areia.
Fim de tarde em Phi Phi Don
Vida noturna nas Ilhas Phi Phi
Se é agito noturno o que você (também) procura em Koh Phi Phi, a boa pedida é o Freedom Bar, na baía de Loh Dalum. A programação geralmente começa no fim de tarde, com música ao vivo durante o pôr do sol. Assim que escurece, tem show de fogos na praia, seguido de festa na orla até a madrugada. Além do Freedom Bar, há outras opções de bares bem animados à noite na mesma praia.
Festa na piscina
As chamadas pool parties, festas na piscina, são famosas em Phi Phi. Um dos lugares mais procurados pelos turistas é o Ibiza House, uma acomodação à beira-mar, na praia de Loh Dalum, que abre a piscina ao público em uma grande festa às terças, quintas e domingos.
Festa na Ibiza House. Foto: Booking/Divulgação
Luta de Muay Thai
Um dos programas noturnos mais clássicos das Ilhas Phi Phi é a luta de Muay Thai no Reggae Bar. Além de lutadores profissionais, turistas também costumam se arriscar no ringue. O próprio bar oferece lutas, capacete, caneleira e todo o equipamento de proteção necessário. É claro que também há regras que proíbem cotoveladas e joelhadas, além de arbitragem.
Nadar com plânctons
Há agências de turismo que fazem passeios de barco que incluem o pôr do sol e o nado com plânctons à noite. Oportunidade única para ver de pertinho o incrível fenômeno da bioluminescência, provocado por organismos capazes de emitir luz. Só fique atento que, para ver os plânctons luminosos, é preciso que a noite seja o mais escura possível. Isso significa que noites de lua cheia não são favoráveis para fazer o passeio. As chances de observar o "mar de estrelas" são maiores na lua nova e nos meses mais quentes do ano.
Phi Phi Don
Mergulho nas Ilhas Phi Phi
De que as belezas das Ilhas Phi Phi são deslumbrantes fora da água, ninguém duvida. Agora, que tal conhecer o que há no fundo do mar? Para ir além dos passeios que possibilitam paradas para snorkeling, a boa dica é fazer um mergulho mais profundo nas águas do Mar de Adaman para ver os recifes de coral e espécies marinhas mais exóticas.
Algumas empresas oferecem os chamados batismos de mergulho, em que mesmo quem nunca mergulhou antes pode viver a experiência. Há agências, inclusive, que oferecem a atividade com instrutores que falam português. Todo o equipamento de mergulho está incluso no passeio. Veja aqui.
Snorkeling em Phi Phi
Fazer uma massagem tailandesa
E claro que as férias merecem tantas massagens tradicionais tailandesas quanto forem possíveis. Nada como encerrar um dia de praia com uma relaxante massagem nos pés à noite, logo antes de ir para a cama. São várias as casas de massagem espalhadas pelo centrinho de Phi Phi com preços bem semelhantes. Vale lembrar que as massagens na Tailândia fazem parte do dia a dia dos locais e, também por isso, costumam ter valores bem mais baixos do que os praticados em outros países.
Viking Beach
Passeios nas Ilhas Phi Phi
- Tour de lancha pelas ilhas Phi Phi: com almoço, frutas, paradas para mergulho, praias e possibilidade de guia que fala português - Veja aqui
- Tour de lancha pelas ilhas Phi Phi
- Tour por Phi Phi de barco tradicional: passeio pelos principais pontos da ilha de barco de cauda longa, com café da manhã, almoço, frutas e guia que fala espanhol - Veja aqui
- Excursão à baía bioluminescente de Maya Bay: passeio para nadar com os plânctons, com lanche, jantar e bebidas inclusas - Veja aqui
- Passeio de barco privado por Phi Phi (tour de 3h, 4h ou 6h para grupos de até 10 pessoas) - Veja aqui
- Cruzeiro por Phi Phi com noite a bordo: com snorkeling, plânctons, jantar na praia e dormir sob as estrelas no convés do barco - Veja aqui
- Batismo de mergulho em Koh Phi Phi: duas horas de mergulho a 12 metros de profundidade com instrutor que fala português - Veja aqui
Bamboo Island
Melhores praias nas Ilhas Phi Phi
Confira algumas das melhores praias das ilhas Phi Phi para incluir no seu roteiro de viagem:
Maya Bay
Maya Bay é nada menos do que a praia mais famosa da Tailândia, também considerada uma das mais bonitas do mundo. A baía ganhou fama após a gravação do filme A Praia, protagonizado por Leonardo DiCaprio, e passou a receber um volume tão massivo de visitantes que sofreu danos ambientais significativos.
A belíssima e famosa Maya Bay
Entre 2018 e 2020, a praia ficou completamente fechada aos visitantes, para permitir que os recifes de corais e a vida selvagem ali se reestabelecessem. Desde que foi reaberta ao turismo, as regras passaram a ser bem mais rígidas. Por exemplo: há uma taxa ambiental de 400 Baht por pessoa para acessar este paraíso, não é possível nadar nas águas da baía (somente caminhar na areia) e as embarcações não podem ancorar ali (os visitantes desembarcam em um píer do lado oposto e caminham até a Maya Bay).
Píer de desembarque para a Maya Bay
Quando fui em 2020, a praia estava completamente fechada. Então aquele cenário incrível ficou só no imaginário. Na viagem que fiz em abril de 2025 para escrever este guia sobre a Tailândia, tive então a oportunidade de visitar Maya Bay duas vezes enquanto estava nas Ilhas Phi Phi. E vale muito a pena! As águas azul-turquesa protegidas pelas falésias formam uma paisagem única no mundo, que rende fotos belíssimas e memórias ainda mais incríveis.

Maya Bay está inclusa em praticamente todos os passeios de barco saindo de Phi Phi Don e também nos bate-volta de Krabi e Phuket para as Ilhas Phi Phi. Você também pode visitar Maya Bay contratando um barco privativo. É a maneira de, além de ficar mais tempo na baía, decidir em qual horário deseja visitá-la. Já estive lá antes das 10h, quando a grande vantagem é o menor número de visitantes. Por outro lado, algumas partes da praia ainda estão na sombra. No dia seguinte, resolvi ir um pouco mais tarde, perto das 11h. Havia um número muito maior de turistas, mas o sol já estava iluminando toda a baía.

Idealmente, prefira ir em algum horário perto das 10h (chegando pouco antes ou depois) e em períodos de maré baixa, quando o mar está mais calmo e deixa a paisagem ainda mais bonita. Se não quiser se preocupar com nada disso, também vale! Maya Bay é deslumbrante de qualquer jeito.
Atenção: Maya Bay segue com um fechamento anual, geralmente programado para os meses de agosto e setembro, quando é baixa temporada na Tailândia. Se a ideia for viajar para as Ilhas Phi Phi neste período, esteja ciente desta possibilidade e pesquise antes!
Maya Bay antes das 10h
Shark Point
Ponto de mergulho em frente à Long Beach, não muito distante do píer Tonsai, onde é possível nadar com tubarões gralha-preta que são pequenos e, de acordo com os guias, inofensivos.
Bamboo Island
A Bamboo Island é uma das maiores ilhas do arquipélago que forma Phi Phi. Uma extensa faixa de areia fina e branca cercada por um mar calmo e azul transparente recebe os barcos de turistas. Há áreas de sombra com mesas e bancos para almoços e lanches, um pequeno quiosque que serve pratos quentes e lanches e banheiros. É um paraíso para quem gosta de ficar na água ou curtindo o sol na areia.
Bamboo Island
Para entrar na área de reserva ambiental, é cobrada uma taxa de 400 Baht por pessoa. Se a ideia for visitar Bamboo Island no mesmo dia em que for à Maya Bay, saiba que o mesmo bilhete é válido para todo o dia, cobrindo todas as ilhas e praias do arquipélago de Koh Phi Phi.
Praia de Bamboo Island
Nui Beach
Nui Beach é considerada uma das praias mais bonitas de Koh Phi Phi e sua baía é uma das melhores regiões para avistar os peixes de snorkel. Os passeios de barcos costumam passar em frente a ela, fazendo paradas para mergulho de snorkel. Para aqueles que desejam permanecer mais tempo na praia ou mesmo nadando entre a vida marinha, a dica é fazer um passeio de barco privativo, incluindo Nui Beach no roteiro.
Nui Beach
Monkey Beach
Monkey Beach é sim muito bonita, com árvores fazendo sombra em parte da areia e uma área de pedras, ideal para mergulho de snorkel, em uma das pontas. Toda a fama da praia, no entanto, deve-se à presença de macaquinhos.
Em 2020, consegui ver os macaquinhos
Embora sejam inofensivos na maioria das vezes, lembre-se de que se tratam de animais selvagens e podem morder ou arranhar caso se sintam ameaçados. A dica é não chegar muito perto, respeitar o ambiente deles e, muito importante, não oferecer comida!
Monkey Beach
Pileh Lagoon
Em Koh Phi Phi Leh, ilha em frente à Koh Phi Phi Don (onde fica o centrinho), está Pileh Lagoon uma lagoa cercada de paredões rochosos. Lindíssima! Entrar de barco nesta baía é estar em meio ao cenário que imaginamos quando pensamos em Tailândia. Um ótimo lugar para fazer fotos (especialmente se estiver em um passeio com barco de cauda longa) e também curtir a água calminha.
Pileh Lagoon
Loh Samah Bay
Loh Sama Bay é outra baía na ilha Koh Phi Phi Leh. Os passeios de barcos costumam parar por ali para um último mergulho de snorkel antes de regressarem ao píer Tonsai.
Long Beach
Long Beach é uma ótima praia para quem busca passar um dia à beira-mar sem precisar necessariamente fazer um passeio de barco. Você pode chegar até ela caminhando desde Tonsai (centrinho de Phi Phi Don) ou então em um barco-táxi, que faz o percurso em pouco mais de 10 minutos. Por lá, há algumas opções de restaurante e uma ampla faixa de areia, de onde se tem vista para Phi Phi Leh, onde fica Maya Bay.
Long Beach
Como chegar às Ilhas Phi Phi
As Ilhas Phi Phi ficam no sul da Tailândia, no Golfo de Adaman, praticamente no meio do caminho entre a grande ilha de Phuket e a cidade de Krabi, dois importantes destinos do país.
Como o arquipélago não tem aeroporto, a única forma de chegar às Ilhas Phi Phi é de barco. Há embarcações em alguns horários do dia partindo dos portos de Phuket (Rassada Pier) e de Krabi (Pak Klong Jilad Pier ou Kong Ka Pier). O tempo de viagem, tanto saindo de Phuket quanto de Krabi, varia entre uma hora e meia e duas horas – a depender do tipo de embarcação escolhida: lancha rápida ou ferry.
Chegada às Ilhas Phi Phi
Em Phi Phi, os barcos chegam no chamado Tonsai Pier, que fica bem no centrinho da ilha principal. Vale lembrar que não há carros no arquipélago, portanto você terá de levar as bagagens até a acomodação, ou então contratar o serviço no píer ou diretamente com o hotel. Quem vai ficar hospedado em outras regiões de Phi Phi, como a Baía de Lo Ba Kao e a praia de Laem Tong, deve ainda pegar um barco-táxi até o resort ou a pousada.
Ao desembarcar no píer de Tonsai, em Phi Phi, você deverá pagar uma taxa de 20 Baht, destinada a custear a remoção diária de lixo das ilhas. Leve dinheiro em espécie para facilitar.
Passagens de barco para as Ilhas Phi Phi
São várias as operadoras de barco e agências de turismo que vendem passagens para Phi Phi, como a Andaman Wave Master e a Chaokoh Group (já viajei com as duas). Os valores costumam variar de 500 a 800 Baht, dependendo do horário escolhido. Também é possível incluir na passagem o transfer de/para o hotel em que você estará hospedado em Krabi ou Phuket (se esse for o caso). Normalmente, são cobrados 100 Baht a mais pelo serviço. Os preços aqui mencionados são os de abril de 2025, última vez que viajei para a Tailândia.
Ferry boat de Krabi para Phi Phi
Uma das melhores opções é comprar passagens pelo site da Civitatis, que tem a vantagem de possibilitar o pagamento em reais, parcelado e sem IOF. Pelas nossas comparações, não há grandes diferenças de preços.
- Ferry de Phuket para Phi Phi (Chaokoh Group) - Veja aqui
- Ferry de Phi Phi para Phuket (Chaokoh Group) - Veja aqui
- Lancha de Krabi para Phi Phi (Chaokoh Group) - Veja aqui
- Lancha de Phi Phi para Krabi (Chaokoh Group) - Veja aqui
Também é possível comprar as passagens de barco diretamente nas agências de turismo em Krabi, Phuket e Phi Phi. Mas não é o que recomendamos, sobretudo se você viaja na alta temporada na Tailândia. Os valores são praticamente os mesmos, como você pode ver na tabela abaixo:
Horários e valores de barcos de Phi Phi para Phuket
Melhor época para ir às Ilhas Phi Phi
A melhor época para visitar as Ilhas Phi Phi (além de outros destinos próximos, como Phuket, Similan e Krabi) vai de novembro a abril. Especialmente entre janeiro e março, são comuns os dias de céu aberto, mar clarinho e ótimas condições de navegação no Mar de Adaman, como é chamada esta região tailandesa. As únicas desvantagens de se viajar nesta época são os preços mais altos nas acomodações e o maior número de turistas. Mas não se pode ter tudo, não é?
Para uma viagem um pouco mais tranquila e econômica, mas ainda com boas chances de dias de sol, os meses de abril e outubro também podem ser boas pedidas. Nestes períodos, as chuvas tendem a ser mais curtas e intensas, com o sol retornando em seguida. Entre maio e setembro, é tempo de monções na Tailândia e o risco de mau tempo é maio, especialmente em julho e agosto.
Viking Beach
Quanto tempo ficar em Koh Phi Phi
Minha recomendação é que você fique pelo menos três dias inteiros em Koh Phi Phi. Assim poderá fazer os principais passeios e admirar a beleza estonteante desse arquipélago tailandês. Com mais tempo, entre quatro e cinco dias, a garantia é de relaxamento completo, já que haverá tempo para aproveitar as praias, retornar àquelas que mais lhe arrancaram suspiros e até fazer um curso de mergulho.
Ilhas Phi Phi
Onde comer nas Ilhas Phi Phi
Como em qualquer destino da Tailândia, não falta boa comida nas Ilhas Phi Phi. Alguns dos restaurantes em que estive e mais gostei foram o Thai Duck Restaurant (famoso pela sopa de noodles), o Garlic 1992 (onde comi um delicioso curry com camarão) e o Padthai Phi Phi (que serve vários pratos, mas eu obviamente fui naquele que dá nome ao estabelecimento). Também são bem avaliados pelos turistas o Anna's Restaurant, ACQUA, Only Noodles, Tom Yam e o Basil Bistro. Todos eles ficam no centrinho entre a baía de Tonsai e a de Loh Dalum.

Dicas das Ilhas Phi Phi
- Se viajar na alta temporada, especialmente entre dezembro e fevereiro, reserve a hospedagem com antecedência. A ilha é pequena e a demanda alta, são grandes as chances de você não ter muitas escolhas deixando para a última hora. O mesmo vale para as passagens de barco para chegar e partir de Phi Phi.
- Ao contratar um barco de cauda longa (longtail boat) em Phi Phi, negocie o valor. Há sempre um chorinho!
- São cobrados 20 Baht no desembarque no píer de Tonsai, assim que o visitante chega a Phi Phi. Para conhecer Maya Bay, também são cobrados 400 Baht. Tenha esses valores em dinheiro trocado.
- O fechamento da Maya Bay para recuperação dos corais se tornou uma política regular e programada. A entrada de turistas por lá está suspensa geralmente entre agosto e setembro, período que às vezes se estende até outubro. Se os planos forem viajar para Phi Phi nesta época do ano, fique de olho nas datas de fechamento e reabertura.
- Maya Bay recebe menos visitantes antes das 10h. É um bom horário para ver a praia menos cheia. No entanto, dependendo da época do ano, o sol não estará iluminando toda a baía. Haverá partes na sombra, o que a deixa um pouco (bem pouco) menos bonita. A partir das 10h e principalmente perto das 12h, a orla já está mais iluminada – no entanto, muito mais cheia de turistas.
- Não desembarque sem calçados em Maya Bay. São grandes as chances de você torrar a sola dos pés na plataforma em que os barcos atracam. Experiência própria.
- Algumas empresas oferecem passeios para nadar em meio aos plânctons bioluminescentes. Na nossa opinião, a atividade só vale a pena em noites não muito claras, idealmente em uma fase de lua nova. Na lua cheia, a iluminação natural vai impossibilitar ver o fenômeno em seu máximo esplendor.
Bruna Scirea
Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.