Restaurantes em Guarujá
Se também acha que uma das melhores coisas da viagem é comer, esse post é para você: trazemos boas dicas de restaurantes no Guarujá. Como um bom destino de praia, tem muitas casas de frutos do mar, mas também tem pizza, sushi, comida brasileira, um pouquinho de tudo. Já pega o babador.
Caldeirada de frutos do mar do Tahiti
Restaurantes no Guarujá: onde comer
A maior oferta de restaurantes se concentra na região central, especialmente na Praia das Pitangueiras e na Praia da Enseada. Para facilitar a vida do viajante, vamos trazer sugestões por localidade, que a gente conheceu ou que tem boas recomendações dos clientes.
Restaurantes na Praia das Pitangueiras
A Praia das Pitangueiras é a praia central do Guarujá, popular entre quem quer fácil acesso e muita infraestrutura. A faixa de areia é emoldurada por uma fileira de edifícios altos. Por ali, você encontra hotéis, feira de artesanato, shopping, lojas e, é claro, muitos restaurantes.
Além dos quiosques, tem dois restaurantes no calçadão: o Avelino’s Pitangueiras na ponta Oeste da praia e o Tahiti Restaurante na ponta Leste. Ambos tem uma vista linda para a praia.
Eu almocei no Tahiti e tive uma ótima experiência. Tem muita coisa no cardápio, carnes, pratos com frango, saladas, mas os frutos do mar são o carro-chefe. Eu pedi a bela caldeirada de frutos do mar da foto que abre esse post. Ia polvo, lula, filé de peixe, camarões e mariscos cozidos em um caldo saboroso de leite de coco, dendê e especiarias. Acompanhava arroz a pirão.
Também é um bom lugar para beber uma cerveja ou algum drink. Tem caipirinha de cachaça, vodka e saquê, coquetéis clássicos e coquetéis autorais. O ambiente é bem gostoso com essa decoração animadinha de fundo do mar.
Procurando pizzaria no Guarujá? Mais distante da orla, eu fui comer uma pizza no Denilson Empadaria e Pizzaria. Fui atraída pelas excelentes avaliações na internet — êta lugar amado pelos guarujenses.
O ambiente não tem chiqueza nenhuma, e eu me senti bem à vontade. A pizza é grande e muuuito recheada. Pedi meia 4 queijos — que me tirou um ano de vida — e meia portuguesa, que enchi de catchup e maionese. Me julguem, mas era exatamente o que queria.
Eu não demorei a entender que o sucesso se devia principalmente ao atendimento. E também não levei muito tempo para entender o nome: o dono é a cara do "rei do drible". O sósia do Denilson começou a vender suas empanadas vestindo gravata na praia do Guarujá e fez tanto sucesso que acabou abrindo o restaurante ali na Rua do Contorno. Veio na mesa perguntar se estava tudo de acordo e, depois da janta, não me deixou ir embora sem provar o pudim da casa, de cortesia. Voltei para o hotel de barriga e coração cheios.
- Restaurante Tahiti: localizado à beira-mar, na ponta Leste da Praia das Pitangueiras. Tem um cardápio enorme, com almoço executivo durante a semana e muitos frutos do mar. Em noites específicas, faz rodízio de pizza.
- Castelê Gastrobar: localizado no calçadão, serve peixes, frutos do mar, risotos, paellas e outros em um ambiente que me lembrou ilhas mediterrâneas. Parece de bom gosto, mas não é dos mais baratos.
- Avelino’s Pitangueiras: Um dos restaurantes mais badalados, também fica à beira-mar. É especializado em frutos do mar, mas também tem filés, risotos e outros, e funciona nos períodos da tarde e da noite.
- Restaurante Chopp Halle: Aberto desde 1965, é um tradicional restaurante em frente ao calçadão. As especialidades são peixes, frutos do mar e, pasmem, comida alemã. Funcionam diariamente, das 12h "até o último cliente", segundo o site deles.
- Monduba: é um "restaurante e pizza bar" de frente para o calçadão. Tem ambiente climatizado com vista para o mar. Serve saladas, porções, refeições, pizzas, lanches, frutos do mar, massas artesanais, chope, diversos drinks, entre outros.
- Fogão Caipira: opção para quem quer um buffezão "self-service". Funciona tanto por preço fixo quanto por quilo. Fica na Rua Benjamin Constant.
- Paulos Restaurante: serve buffet a quilo de almoço, com churrasco, mas depois disso segue até de noite com a la carte e pizzas. O ambiente é descontraído, sem nenhuma afetação. Fica a três quadras da orla.
- Denilson Empadaria e Pizzaria: pizza grande e bem recheada, lugar simples e aconchegante, com excelente atendimento. Fica mais afastado da orla, na Rua do Contorno.
E se deu vontade de um docinho, vá à confeitaria Abelha Rainha da Rua Santo Amaro. Fiquei com diabetes só de olhar a decoração toda cor-de-rosa. Brincadeiras à parte, eu adorei o bolo recheadíssimo com brigadeiro e o cafezinho passado direto na xícara. Sentei em uma das mesinhas na calçada e me senti em Copacabana.
Restaurantes da Praia da Enseada
Tem boa oferta de restaurantes na região da Praia da Enseada. Eu jantei em um dos mais tradicionais, o Alcides, inaugurado em 1979. Ele não fica na beira-mar, e sim na Avenida Dom Pedro I, que é uma das vias mais importantes e movimentadas da cidade.
O Alcides é conhecido pelos pratos com camarão e peixes. O ambiente do Alcides tem bom gosto e podemos até dizer que é chique, mas sem muita ostentação. Tocava uma bossa nova baixinho, na caixa de som, e tinha atendimento atencioso. O próprio dono veio na mesa perguntar se eu estava sendo bem recebida, um senhor muito querido.
Eu pedi um filé a belle meunière — me deram quatro opções de peixe, e fui de linguado. Não era muito barato, mas achei uma delícia: delicado e saboroso ao mesmo tempo, especialmente com o azeite de oliva que garçom recomendou fortemente. Essa era a porção individual, que fizeram especialmente para mim porque estava solita:
Os camarões desse prato são os do tipo pequenino, mas bem gostosos, e o linguado estava suculento. As batatas que acabaram sobrando hehe, eu acho batata souté meio sem graça, devia ter pedido se podia trocar o acompanhamento.
Ah, tem a pizzaria Alcides em um prédio ao lado, com uma pegada um pouco mais informal.
Em uma noite que deu fome de sushi, eu fui no Kotoshi 23, também na Avenida Dom Pedro. Oferecia rodízio de sushi, sashimis e pratos quentes, tanto no almoço quanto no jantar, com um preço justo. Eu não queria comer demais, então escolhi um combinado, bem gostoso.
O espaço é moderno e o atendimento, bem atencioso. Eu esqueci meu Kindle na mesa e uma funcionária saiu correndo até a rua para me alcançar, quando eu estava entrando no Uber. Não é todo mundo que faz isso, né?
- Kotoshi 23: restaurante japonês com rodízio e a la carte, serve um bom sushi com preço justo. Fica na Avenida Dom Pedro e é bem popular.
- Alcides: inaugurado em 1979, é um dos restaurantes mais lembrados do Guarujá quando o assunto é peixe e frutos do mar. Fui e aprovei, também na Avenida Dom Pedro.
- Sushi Bar: fica no térreo do Casa Grande Hotel, um ambiente de bom gosto. Serve nigiris, sashimis e makis, e também opções contemporâneas e inventivas, apenas ao jantar.
- Thai Restaurante: em um ambiente sofisticado à beira-mar, é especializado em culinária tailandesa, com pratos que entregam sabores picantes, exóticos e marcantes.
- Dona Eva: fica na avenida beira-mar, anexo ao Delphin Hotel. Embora seja especializado em peixes e frutos do mar, a feijoada também é famosa.
- Restaurante Hangar: tem de tudo em boa localização na beira-mar. É enorme o cardápio de frutos do mar, incluindo lagosta, bacalhau, mas também tem filés, risotos, massas strogonoff, pizzas e até sushi.
Bares no Guarujá
Se você está mais por uma cerveja, um drink e talvez uma comidinha de boteco, o Guarujá também tem boas opções.
Quando eu estava exatamente nesse clima, fui no Burgman Asturias. Eu imagino que na alta temporada bombe, mas fui em um dia da semana de abril e estava meio vazio. O ambiente lembra os botecos cariocas, é aberto, separado da rua por uma muretinha. Ah, costuma exibir jogos de futebol.
Como todo bar raiz, tem cerveja gelada e um cardápio cheio de frituras e petiscos em geral. Tem batata em vários formatos, linguiça, iscas de frango empanado, buffalo wings, camarão, costela bovina desfiada, nachos, costela barbecue, até baby beef com queijo coalho. As porções variavam de R$ 45 a R$ 120 em abril de 2025. Vale ficar ligado nas promoções na página do Instagram.
- Burgman Astúrias: um boteco sem paredes, com um ambiente descontraído, que oferece chope gelado e boa variedade de petiscos
- Burgman Enseada: bar da mesma rede, só que esse tem um ambiente mais moderno e boliche. Fica na avenida beira-mar da Praia da Enseada.
- Cepacol Guaiuba: um ambiente simples, animado e tradicional, desde 1993. Serve porções, sushi, hambúrguer, além das bebidas, e tem música ao vivo sexta e sábado. Fica a caminho da Praia do Guaiúba.
- Pitangueiras bar e cozinha: podia ter entrado na lista de restaurantes de Pitangueiras, mas botei aqui por causa dos drinks bonitos. Tem decoração moderna e fica na avenida beira-mar.
- Tepisco: localizado na Enseada, é um bar e restaurante com amplo menu de pratos, sushi, hambúrguers, petiscos e muita bebida, tem até combos. Toca bastante pagode por ali.
- Dolores Bar & Restaurante: também na Enseada, o primeiro piso é restaurante de praia, sem muita afetação. Mas o segundo piso é aberto com vista para o mar (eles chamam de rooftop). Rola bastante música ao vivo e até DJ.
Volte para a página inicial do guia de Guarujá