Praia do Iporanga
Sabia que existe uma cachoeira à beira-mar no Guarujá? A Praia de Iporanga conta com esse raro encontro de água doce com o oceano a apenas duas horas de distância da capital paulista.
Essa praia é acessada por meio de um condomínio gigante e chiquérrimo. A entrada é gratuita, mas controlada, e as vagas esgotam cedo. Eu sei que "privatização de praia" é um assunto polêmico, mas essa se revelou a praia mais bem cuidada e segura que eu visitei em toda a região.
O que esperar da Praia do Iporanga
Chegar na Cachoeira do Iporanga e acompanhar o pequeno riozinho de água gelada desembocar no mar é lindo, mas a experiência começa antes.
Os caminhos que levam à praia são cercados por árvores, folhagens e arbustos de flores; é tudo muito caprichado. Há placas informativas e bancos e até casinhas com colmeias de abelhas sem ferrão, devidamente identificadas e com as curiosidades sobre cada espécie.
Por exemplo, essa é uma jataí. Dizia a plaquinha que é uma espécie de abelha brasileira sem ferrão que constrói a entrada do ninho como um tubo de cerume (cera misturada com resina), que é fechado durante a noite. Interessante, né?
Iporanga é uma praia calma, cercada por coqueiros e algumas das mansões do condomínio. O mar tem ondas, mas normalmente não são muito fortes, rola um bom banho. Como viajante sola, foi a única praia da Baixada Santista em que tive coragem de deixar minhas coisas na areia e dar um mergulho. Isso porque tem câmeras de vigilância por toda parte, e volta e meia passa um segurança particular do condomínio.
A maioria das pessoas fica em torno da cachoeira, mas dá para percorrer a sua faixa de areia branquinha para encontrar um ponto bem sossegado. Ela tem cerca de 750 metros de extensão, com um monte de pedras de um lado e um morro baixo coberto por vegetação do outro.
Tem um banheiro ótimo no caminho de pedestres e também um chuveirinho aberto. Mas não tem como alugar guarda-sol e cadeira lá, os que ficam lá são reservados para os condôminos. E observe que também não há comercialização de comidas e bebidas na praia. O belíssimo bar que fica do lado da cachoeira é exclusivo para os condôminos.
Leve água e lanches, pois não tem quiosques, nem barracas. E atente-se às proibições: não pode levar pet, montar tendas e na maior parte do dia não é permitido praticar esportes. Ah, e o horário de permanência é das 7h às 18h. É cheia de regrinhas, né?!
A cachoeira do Iporanga não é muito grande. O legal é que dá para tomar banho nas suas águas geladas, e me pareceu bem seguro. Há quem se sente nas pedras ao pé da queda d'água e quem use a escada na lateral direita para chegar ao meio da cachoeira e receber um fluxo mais intenso na cabeça. Há uma passarela para os visitantes atravessarem de um lado a outro, se molhando no "chuveirinho" da cachoeira. É bem divertido.
Praia das Conchas e São Pedro
Vizinhas da Praia de Iporanga, a Praia das Conchas e a Praia de São Pedro são também muito bonitas e acessadas por meio do condomínio fechado. A Praia de São Pedro é a maior, tem 1,3 km de extensão, e a das Conchas, menos de 200 metros.
Eu dei um pulinho nessa última depois de conhecer Iporanga, mas rapidinho porque estava armando um toró. Conchas é uma praia calma de água com tom esmeralda. No canto direito há algumas pedras que formam pequenas piscinas naturais, onde o chão é coberto por conchinhas quebradas, que dão nome à praia. Tão bonita que tinha um casal fazendo ensaio fotográfico ali.
Praia do Iporanga: como acessar
O Condomínio do Iporanga fica a 22 km do centro do Guarujá. O acesso se dá nesse pórtico, onde, caso ainda haja disponibilidade, você receberá uma plaquinha com o número da vaga de estacionamento. A entrada só ocorre a partir das 7h, mas tem gente que chega a partir das 5h, para garantir lugar na alta temporada ou nos finais de semana. Estive lá em abril, no meio da semana, e consegui entrar às 13h.
Para a Praia do Iporanga são cerca de 30 vagas disponíveis, mas também há aproximadamente 80 vagas para as praias vizinhas de Conchas e São Pedro, que também são acessadas pelo condomínio fechado.
Devidamente estacionada na Praia do Iporanga, pedi autorização dos seguranças para ir caminhando até as outras, o que leva uns 20 minutos. Não rola de ficar caminhando sem propósito lá dentro, você provavelmente vai ser abordado por seguranças e orientado em relação à direção correta.
Não tem como estacionar na frente da guarita e subir andando. Primeiro, porque não há vagas para deixar o carro; segundo, porque o trajeto é longo — cerca de 3 km. Perguntei na portaria se era possível chegar de Uber e confirmaram que sim, mas tenha em mente que pode ser bem difícil conseguir corridas no retorno.
Veja outras atrações de Guarujá na página principal do guia.
Praia do Iporanga
GuarujáGuarujá