Melhores Destinos
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Bairro Gótico

O bairro Gótico é um dos destinos mais visitados pelos viajantes que chegam a Barcelona e uma das atrações imperdíveis da cidade. Andar pelas ruas estreitas do Gótico é uma intensa viagem histórica, arquitetônica e cultural por uma das regiões mais antigas da capital da Catalunha. Um circuito repleto de pontos turísticos, mas que também nos permite sentir quão pulsante é a vida de Barcelona.

Bairro Gótico

História do bairro Gótico

Até metade século XIX, Barcelona era cercada por muralhas medievais. A área urbanizada compreendia a região que hoje é conhecida como Ciutat Vella, onde está localizado o Gótico e também o Born. Os bairros vizinhos formam um dos mais interessantes roteiros de Barcelona para quem deseja conhecer mais a fundo a cidade. São edificações e ruas estreitas que guardam 2000 anos de história, desde o período romano, passando pela Idade Média, até a Barcelona modernista. Um conjunto de atrações extraordinárias e que merecem ser visitadas com calma.

Bairro Gótico

O que fazer no bairro Gótico

Para conhecer o bairro gótico e os arredores, o ideal é reservar um dia inteiro da viagem. Com tempo será possível percorrer toda a área histórica de Barcelona, visitar as diversas atrações e ainda investir em degustar algumas boas tapas. Um passeio pelo Gótico merece calma. Deixe a correria de lado e aproveite para se perder em meio as apertadas ruas medievais. É uma das melhores maneiras de vivenciar Barcelona.

Bairro Gótico

Para começar um roteiro pelo Gótico, desça no metrô da Praça da Catalunha e siga a pé pela Rambla, avenida mais turística da cidade, que marca a divisão entre o Raval e o Gótico. Na descida da Rambla, aproveite para fazer uma parada no espetacular (e superturístico) Mercado da Boqueria. Após garantir alguns petiscos típicos e fazer um lanchinho, atravesse a rua, aprecie a Casa Bruno Cuadros e entre no Gótico pela Rua del Cardenal Casañas.

Bairro Gótico

Em uma curta caminhada, você chegará à Basílica de Santa Maria del Pi, uma construção do século XIV que representa bem o estilo gótico catalão. Após apreciar a igreja e o delicioso clima da Praça del PI, siga o passeio até a Praça de Sant Felip Neri, local que costuma ser ponto de encontro de moradores. É fácil se perder no caminho entre as ruelas, o que é sempre bom no Gótico. Se quiser ir direto ao ponto, use o Google Maps.

Bairro Gótico

Seguindo a caminhada, agora rumo à Catedral de Barcelona, aproveite para conhecer a charmosa Casa de l’Ardiaca, residência dos arquidiáconos desde o século XII e um dos belos edifícios do Gótico. Ao chegar à Catedral de Barcelona, dedique um bom tempo a observar a fachada cheia de detalhes, o claustro e o magnífico interior do edifício. Depois, suba até o topo da construção para ver Barcelona do alto.

Bairro Gótico

Para quem deseja conhecer o passado da cidade a fundo, vale sair da catedral rumo ao Museu de História de Barcelona, onde será possível ver diversos registros de como a cidade teve origem, incluindo um sítio arqueológico romano remanescente da cidade fundada pelo imperador Augustus por volta de 10 a.C. No caminho para o museu, não deixe de passar pela Rua del Bisbe, onde uma incrível ponte suspensa de mármore liga dois edifícios e forma um dos mais belos cenários do bairro.

Bairro Gótico

Continuando o roteiro pelo Gótico, siga rumo à Praça de Sant Jaume, uma ampla área aberta onde estão o Palau de la Generalitat – Palácio do Governo Autônomo da Catalunha – e ainda a Casa de la Ciutat – Prefeitura de Barcelona. Vale uma passadinha rápida para ver os dois edifícios. Na sequência, siga rumo à Praça Real, um lindo espaço da cidade, cercado por edificações históricas, e onde há diversos restaurantes e eventos para relaxar. É um bom ponto para fechar o passeio pelo Gótico.

Se ainda estiver com tempo, invista em um passeio pelo Born, onde está o Museu Picasso, o Palácio da Música Catalã e o Parque da Ciutadella. Vale ainda descer a Rambla rumo à Barceloneta para um maravilhoso fim de tarde.

Bairro Gótico

Tour e passeios pelo Gótico

Se quiser conhecer a fundo o Gótico e toda a região próxima, experimente fazer um passeio guiado. Há diversas opções de tour gratuito, mas vale também investir em experiências mais completas. Veja algumas opções de tours e passeios que passam pelas ruas do Gótico. 

Bairro Gótico

Restaurantes e casas de tapas no Gótico

O Gótico, com o Born, é um paraíso para quem deseja experimentar a culinária local. Você encontrará na região uma enorme oferta de restaurantes e casas de tapas, que sempre rendem momentos deliciosos na viagem. Para quem está na dúvida de onde comer, sempre vale dar uma passadinha nos mercados, entre eles o Mercado da Boqueria e o Mercado de Santa Caterina.

Entre as ruas do Gótico, boas pedidas para comer são o Señor Pina Terraza Gótico, o Bistrot Levante e o Café Ocaña. Para algumas tapas, veja o L’Alcoba Azul, o Viana Barcelona e o Bodega Biarritz 1881.

No Born, famoso pela vida noturna, a Carrer de Montcada é o principal ponto de encontro para quem busca bares de tapas. Dê uma volta para escolher o seu favorito, mas se quiser algumas dicas, experimente os famosos Paradiso e Mariposa Negra Cocktail Bar, os dois entre os melhores bares do mundo. Outras boas pedidas para tapas são El Xampanyet, o Tapeo, o Bar del Pla e o Taller de Tapes - Argenteria.

Bairro Gótico

Como chegar ao Bairro Gótico

Há diversas linhas de metrô nos arredores do Gótico, entre elas a Plaça de Catalunya, a Liceu e a Jaume I. Para quem está hospedado em regiões próximas, como Eixample, Rambla, Raval e Born, será bem fácil chegar ao Gótico a pé.

Hotéis no Gótico

Localizado à direita da Rambla, o Gótico conta com boa oferta de hotéis, alguns deles de alto padrão, mas há opções para todos os bolsos. Hospedar-se no Gótico é estar em constante contato com a história de Barcelona e também em meio a muitos pontos turísticos. Além disso, o Gótico é repleto de casas de tapas, bares e restaurantes, o que rende dias e noites bem animados. Sabendo disso, fique atento à avaliação do seu hotel para evitar hospedagens muito barulhentas. 

Vale destacar ainda que à noite algumas ruas do Gótico podem parecer perigosas e pouco convidativas. Leve isso em consideração e observe bem a rua onde o seu hotel está localizado para evitar qualquer aperto depois do anoitecer. Confira os melhores hotéis no Gótico:

Bairro Gótico

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Barcelona

Bairro Gótico

Barcelona