Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Museu Nacional de Artes Visuais de Montevidéu

O Museu Nacional de Artes Visuais de Montevidéu (MNAV) é o mais importante museu de arte do Uruguai. É administrado pelo Ministério de Educação e Cultura de Montevidéu e possui mais de 6 mil peças no acervo.

Museu Nacional de Artes Visuais

A maior parte das obras é de artistas uruguaios, como Rafael Barradas, Carlos Federico Sáez, José Cúneo e Joaquín Torres García — que, depois de visitar o Museu Torres García, na Cidade Velha, eu já consegui identificar de longe. Também fiquei admirada com o realismo das pinceladas Juan Manuel Blanes, telas a óleo que chegam a parecer fotografias:

Mas tem também exposições temporárias de artistas estrangeiros. Quando eu estive no Uruguai, tive a oportunidade de ver, em uma sala ampla e totalmente climatizada, o resultado de um intercâmbio cultural com o Museu Nacional de Arte da China. Peças lindíssimas enviadas pelo diretor do museu lá do outro lado do mundo:

O Museo Nacional de Artes Visuales de Montevidéu foi criado em 1911 com o nome de Museo de Bellas Artes, mudou de endereço e foi tomando dimensões cada vez maiores. Ele fica na Tomás Giribaldi, bem pertinho do Parque Rodó. Vale a pena conhecer essas atrações na mesma tarde, e, se possível, ainda assistir ao pôr do sol na rambla.

Horário do Museu Nacional de Artes Visuais 

A visitação é gratuita e ocorre de terça-feira a domingo, das 13h às 20h. Você confere mais informações sobre as exposições no site oficial. Na parte de fora do MNAV, tem também um pequeno café, todo envidraçado, com mesinhas ao ar livre.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Montevidéu

Museu Nacional de Artes Visuais de Montevidéu