Associação Peixe-Boi

0 avaliação
0% recomendam
0

A Associação Peixe-Boi (Santuário dos Peixes-Bois) é um local no rio Tatuamunha, em Porto de Pedras, onde os peixes-bois são acompanhados por instituições ambientais como a APA de Proteção dos Corais e o ICMBio. A finalidade do acompanhamento e do cuidado destinado a esses animais é a manutenção da espécie, que atualmente está ameaçada de extinção. 

O peixe-boi, apesar de seu tamanho e peso avantajados, é considerado um mamífero dócil. Ele vive em águas doces e salgadas e se alimenta de leite (nos primeiros anos de vida), algas e outros vegetais. Visitar esse santuário é uma ótima oportunidade para conhecer mais a fundo esse curioso animal e entender seu modo de viver. 

Durante o passeio, os visitantes fazem uma pequena caminhada por um manguezal que leva ao rio onde ficam os peixes - a paisagem ao longo do caminho é muito bonita, não deixe de levar a câmera fotográfica. Após a caminhada, que dura em torno de 15 minutos, é hora de fazer o passeio de barco no Rio Tatuamunha, que é onde, de fato, podem ser vistos os peixes-bois. O guia, que acompanha o passeio do início ao fim, e os condutores do barco (que não tem motor para não machucar os animais) tentam, a partir da embarcação, encontrar algum peixe-boi brincando no rio para mostrar aos turistas. Não é difícil avistar um peixe-boi no rio, até porque eles são dóceis e costumam querer brincar e encostar na embarcação. Basta um peixe-boi ser avistado para que todo mundo se anime! As pessoas que trabalham no lugar conhecem os animais pelo nome e já tentam logo descobrir qual é o peixe-boi que está dando o ar da graça. 

O passeio segue com o guia contando como vivem esses animais e como funciona o trabalho de preservação feito na região. Durante o passeio de barco costuma-se mostrar o cativeiro criado para ambientação dos animais mais jovens, que ainda não são livres para viver sozinhos, onde eles recebem alimentos. 

Quem cuida do Santuário são moradores de Porto de Pedras, então, além de ser um programa que ajuda a preservar a espécie, permite que moradores locais tenham uma fonte de renda. Lembre que, como são animais que vivem livres, não é 100% certo que você vá encontrar um peixe-boi durante o passeio, mas os condutores e o guia do barco se esforçarão para encontrá-los. 

Nossa experiência no passeio foi muito positiva e todas as pessoas que trabalhavam no local foram simpáticas. O lugar é de uma beleza incrível e vale a pena, não apenas para admirar os peixes-bois, como pela paisagem em si. 

Preço: R$ 50.

Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres - AL

Santuario-dos-peixes-bois Santuario-dos-peixes-bois Santuario-dos-peixes-bois Santuario-dos-peixes-bois Santuario-dos-peixes-bois Santuario-dos-peixes-bois Santuario-dos-peixes-bois Santuario-dos-peixes-bois Santuario-dos-peixes-bois Santuario-dos-peixes-bois Santuario-dos-peixes-bois Santuario-dos-peixes-bois Santuario-dos-peixes-bois
Avalie Associação Peixe-Boi