Associação Peixe-Boi
A Associação Peixe-Boi é referência na conservação do peixe-boi-marinho, uma das espécies mais ameaçadas de extinção no Brasil. Visitar a ONG, com sede no município de Porto de Pedras (AL), é ter uma aula sobre o modo de vida desses animais – com a possibilidade de ainda passear de jangada pelo Rio Tatuamunha e, com um pouquinho de sorte, avistar peixes-bois em seu habitat natural.

Apesar do tamanho e peso avantajados, o peixe-boi é um animal extremamente dócil, que se alimenta de leite nos primeiros anos de vida, além de algas e outros vegetais. A espécie vive tanto em águas doces quanto em salgadas e, por isso, é fundamental para o equilíbrio de ecossistemas como manguezais e recifes de corais. Atualmente, acredita-se que sejam somente 1000 animais desta espécie vivendo na costa brasileira, entre Alagoas e o Amapá.

A Associação Peixe-Boi tem mais de 15 anos de atuação neste trabalho de preservação do animal e também da biodiversidade local. Basta fazer o passeio para ver o cuidado que os voluntários têm com as famílias de peixe-boi que por ali passam... os cerca de 20 animais monitorados têm nomes! A parte turística do projeto beneficia toda a comunidade local, já que gera renda e também emprego.
Para visitar a Associação Peixe-Boi, o recomendado é agendar o passeio com antecedência pelo site da ONG, especialmente se for viajar na alta temporada. A atividade tem duração de uma hora e acontece de hora em hora. São cobrados R$ 100 por pessoa.

O ponto de encontro é a sede da Associação Peixe-Boi, em Porto de Pedras, que fica a cerca de uma hora de carro de Maragogi ou aproximadamente 15 minutos de São Miguel dos Milagres. Depois disso, o grupo é levado para as margens do Rio Tatuamunha, onde é feito o embarque na jangada.
O guia, que acompanha o passeio do início ao fim, e os condutores do barco (que não tem motor para não machucar os animais) tentam, a partir da embarcação, encontrar algum peixe-boi brincando no rio para mostrar aos turistas. Embora não seja garantido, não é tão difícil avistá-los, já que são dóceis e costumam querer brincar no entorno da jangada. Basta um peixe-boi ser avistado para que todo mundo se anime! O passeio segue com o guia contando como vivem esses animais e como funciona o trabalho de preservação feito na região.

Embora esteja um pouquinho distante de Maragogi (se essa for a sua base), acredito que vale a pena dedicar um dia para conhecer não apenas a Associação Peixe-Boi, mas também para aproveitar algumas das belezas da região, como as praias de São Miguel dos Milagres. A atividade ecoturística é muito positiva, ocorre em meio a um cenário bastante bonito e traz muito aprendizado - para adultos e crianças.
No entorno da sede da associação, há ainda várias lojinhas de artesanato local, com peças bem interessantes. Vale a pena dar uma olhada!

Confira aqui os 5 hotéis em Maragogi mais reservados por nossos leitores:
Confira aqui as 7 atividades preferidas dos turistas em Maragogi:
Associação Peixe-Boi
R. Luiz Ferreira Dorta, 25Tatuamunha
Porto de Pedras
57945-000
https://www.peixeboi.org.br/
Bruna Scirea
Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.