Maragogi é uma das preciosidades do litoral de Alagoas. Banhada pela chamada Costa dos Corais, o destino se destaca pelas águas cristalinas de tons azul-esverdeados, que na maré baixa, presenteiam os visitantes com uma grande variedade de piscinas naturais e bancos de areia que emergem em alto-mar.
Localizada a cerca de 130 quilômetros tanto de Maceió quanto do Recife, Maragogi tem praias sossegadas, que não ficam para trás em termos de beleza. Afinal, os coqueiros que emolduram a faixa de areia e a tonalidade esverdeada do mar fizeram com que o lugar ganhasse o título de "Caribe brasileiro". Não é pouca coisa, não é?
Caminho de Moisés, em Maragogi. Foto: Adobe Stock
É ainda um ótimo destino para pessoas de todas as idades e também perfis de viajantes, oferecendo desde luxo à beira-mar e todas as mordomias de um resort all inclusive até pousadas bem econômicas. Os passeios até as principais atrações não têm custo tão elevado se comparado com outras cidades nordestinas e há bons restaurantes com preços honestos. Ou seja: Maragogi cabe no bolso!
Já estive duas vezes nesse belo trecho do litoral alagoano e compartilho com você, neste guia, todas as dicas para planejar uma incrível viagem e aproveitar o que há de melhor em Maragogi. Boa leitura!
Praia de Ponta de Mangue, em Maragogi
Onde ficar em Maragogi
Maragogi é um destino que contempla todos os bolsos. Em termos de hospedagens, há pousadas econômicas, outras mais exclusivas, à beira-mar e bastante charmosas, e também dois dos melhores resorts all inclusive do Brasil: o Salinas Maragogi e o Japaratinga Lounge Resort. A melhor opção vai depender, portanto, do perfil da sua viagem e, claro, do quanto pretende gastar.
Salinas Maragogi. Foto: Sandro Kurovski/Melhores Destinos
Leia nosso post sobre onde ficar em Maragogi e confira na lista a seguir algumas das melhores hospedagens do destino alagoano:
Quando ir a Maragogi - melhor época para a sua viagem
Quando a maré está baixa e o solzão nordestino se faz presente, prepare-se para fortes emoções: Maragogi fica maravilhosa! É a melhor época para aproveitar o mar cristalino e verde-azulado do destino alagoano.
Croa de São Bento, em Maragogi
Quanto ao clima, é verdade que faz calor na cidade durante todo o ano. Mas é somente no período de maré baixa que as piscinas naturais podem ser visitadas, bem como ilhotas e bancos de areia que emergem do mar. Como esses são alguns dos principais passeios em Maragogi, tente conciliar o período da sua viagem com os de lua cheia ou nova, quando a maré oscila mais, chegando a níveis bem próximos a zero. Se puder ser entre setembro e fevereiro, então, são ainda maiores as chances de tempo seco. Leia nosso post com todas as dicas de quando ir a Maragogi.
O que fazer em Maragogi
As principais atividades para se fazer em Maragogi estão relacionadas ao mar. Na maré baixa, nada supera os passeios que levam até as piscinas naturais e bancos de areia que se formam em alto-mar. Já quando o nível da água está mais elevado, são oferecidos os chamados passeios de orla, que navegam pela costa da cidade para que os turistas contemplem as praias. Veja nosso post completo sobre o que fazer em Maragogi.
Piscinas naturais de Barra Grande, em Maragogi
As piscinas naturais de Maragogi são o grande atrativo do destino. As três mais visitadas delas ficam não distante da orla e permitem agradáveis mergulhos em águas mornas e na companhia de peixes coloridos. Para melhor aproveitar, alugue uma máscara de snorkel. E não deixe de tirar muitas fotos para guardar de lembrança de viagem!
Quando a maré está baixa, também é possível passear pelo chamado Caminho de Moisés, um enorme banco de areia que emerge perpendicularmente à Praia de Barra Grande, em Maragogi. São centenas de metros caminháveis, com cenários de floridos balanços e coloridas redes para fotos e alguns vendedores ambulantes.
Caminho de Moisés
Outra atração que só aparece quando o nível do mar está bem baixo é a belíssima Croa de São Bento, que fica na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais. O visitante chega lá de jangada e pode passear pelo banco de areia, mergulhar entre os corais e desbravar as piscinas naturais do entorno. Na minha opinião, um dos melhores passeios em Maragogi!
Mas, claro, não é preciso fazer passeios para desfrutar de Maragogi. São diversas belas praias espalhadas em seus 22 quilômetros de costa. As com água mais cristalina e coloração mais surpreendente ficam ao norte do centro da cidade. São bons exemplos a Praia de Antunes, Praia de Barra Grande, Praia de Ponta de Mangue e a Praia de Xaréu. Basta clicar nos links para saber mais sobre cada uma das praias de Maragogi e conferir dicas de quiosques para curtir um bom dia à beira-mar!
Praia de Barra Grande, Maragogi
Aliás, se a ideia for conhecer mais do destino de uma só vez, a boa pedida é fazer o passeio de buggy em Maragogi. O trajeto pode ser tanto pelas praias do sul quanto pelas do norte. Fazendo um tour privativo, você ainda pode montar um roteiro incluindo os dois lados e indo até mais longe, como para a região de São Miguel dos Milagres, onde fica a Praia do Patacho e também a Associação Peixe-Boi, que tem um trabalho muito bonito de preservação dessa dócil espécie.
Como chegar a Maragogi
Maragogi está localizada no litoral norte de Alagoas, a cerca de 124 km de Maceió e 130 km do Recife. Apesar de ser um dos mais procurados destinos do Nordeste, a pequena cidade ainda não conta com aeroporto (a previsão é de que as obras do terminal sejam concluídas em 2026). Então, para visitantes que vêm de outras regiões brasileiras, as opções são utilizar os aeroportos de Maceió (MCZ) e do Recife (REC) para o desembarque.
Utilize o nosso código MDGUIA5 e alugue aqui seu carro com desconto para chegar a Maragogi!
Passeio de lancha em Maragogi
Restaurantes em Maragogi
Mesmo sendo um município bem pequeno, há boas opções de restaurantes em Maragogi. E é claro que, como um bom destino litorâneo, por lá o grande destaque vai para os preparos de peixes e frutos do mar, como lagosta, camarão, polvo e marisco. Não faltam ainda pratos da culinária nordestina e os famosos bolos de goma, os tradicionais sequilhos da região. Leia nossas dicas de restaurantes em Maragogi.
Meraki, um dos mais conhecidos beach clubs de Maragogi
Transportes em Maragogi
Maragogi recebe, principalmente, dois tipos de turistas: aqueles que escolhem aproveitar o resort e, dentro dele, relaxar e fazer suas refeições, e os turistas que querem explorar diferentes praias e conhecer melhor a região. Para o primeiro tipo, um carro não será tão importante, afinal, passa-se a maior parte do tempo no resort.
Passeio de buggy em Maragogi
Já para quem quer explorar várias praias de Maragogi, ter um carro alugado será essencial e é o que recomendamos fazer! Você pode alugar seu carro pela internet, retirá-lo no aeroporto, ir para Maragogi e ficar com ele durante toda a viagem, o que te oferecerá conforto, comodidade e liberdade para fazer seus passeios por conta própria. Leia mais sobre transportes em Maragogi.
Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!
Destinos próximos a Maragogi
Maragogi está em uma privilegiada região da costa de Alagoas, bem pertinho das belezas naturais do estado vizinho, Pernambuco. Isso quer dizer que é possível esticar a viagem para destinos próximos, conhecendo atrações que vão desde praias e piscinas naturais a atividades culturais e ecológicas – um super roteiro!
Praia do Patacho, Alagoas. Foto: Adobe Stock
São boas opções para ter no radar: São Miguel dos Milagres, Praia do Patacho, Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Maceió e Recife.
Boa viagem!
Bruna Scirea
Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.