Quando ir a Maragogi
Maragogi é um destino de praias, que pode ser visitado o ano inteiro, já que sempre faz calor nessa região. No entanto, para aproveitar ao máximo as águas cristalinas e as belezas litorâneas, o melhor momento para conhecer Maragogi é na estação seca e, principalmente, durante o período de maré baixa.
Leia a seguir todas as informações sobre o tempo em Maragogi e veja qual é o melhor período para você passar as férias nesse paraíso alagoano!
Croa de São Bento, Maragogi
Clima em Maragogi - Temperatura ao longo do ano
Temperaturas altas são registradas durante todo o ano em Maragogi, sem grandes mudanças com o passar das estações. A média de temperatura na cidade gira em torno dos 27ºC no verão e 25ºC no inverno, com máximas chegando aos 31ºC e não baixando dos 23ºC. A região tem sempre um ventinho constante, que ajuda a amenizar o calor. Ah, e já vá sabendo: é bem comum o dia começar nublado e o céu ir se abrindo com o passar do tempo.
Maragogi, Alagoas
Melhor época para viajar para Maragogi
É no verão que as chances de viver dias ensolarados e encontrar o mar clarinho são maiores. Mais especificamente, os meses entre setembro e fevereiro são os com menor probabilidade de chuva. Por outro lado, esta também é a alta temporada em Maragogi, momento em que as piscinas naturais, embarcações e atrações estão mais cheias – bem como as hospedagens, que também sobem os valores das diárias. Nenhuma novidade, não é?

Probabilidade diária de chuva em Maragogi. Fonte: weatherspark.comBom, viajar na época de seca é então parte do plano perfeito no que diz respeito ao tempo. O outro fator para escolher a época perfeita para ir para Maragogi tem a ver com a fase da lua. Isso porque o destino é repleto de piscinas naturais e bancos de areia que só se formam quando a maré baixa consideravelmente – ou seja, durante as luas cheia e nova. Vou falar mais sobre a tábua de marés no tópico a seguir.
Praia de Ponta de Mangue na maré baixa
Tábua de Maré em Maragogi
Na hora de programar sua viagem, é fundamental optar por uma semana de maré baixa em Maragogi, idealmente com nível do mar baixando para entre 0,0m e 0,4m. Curtir as praias da cidade no período em que o mar está mais baixo faz muita diferença, principalmente porque os passeios para as galés, como são chamadas as piscinas naturais, só são feitos nesse período.
Além disso, as praias mudam completamente e ganham outra cara. Quem só vê a cidade na maré alta perde o melhor dos passeios, além de perder boa parte dos atrativos locais e o diferencial de ver longas faixas de areia até que se inicie o mar.
Caminho de Moisés, em Maragogi
Conheço várias pessoas que já viajaram para Maragogi e acharam o destino nada demais, com mar mexido e a cor da água que nem de longe levaria a fama de "Caribe Brasileiro". Todas elas viajaram em época de chuva e em períodos sem maré baixa. Então, leve isso super em conta na hora de programar a sua viagem!
Para verificar o nível da maré durante o mês da sua viagem, faça o seguinte passo a passo:
1 - Pesquise na internet qual é a tábua de marés em Maragogi no mês em que você pretende viajar. A melhor fonte é o site da Marinha, mas há outras páginas que simplificam as informações para os viajantes, como o site Tábuas de Maré (veja aqui).
2 - Os valores mais altos da tabela indicam a altura da maré no momento em que ela atinge o ápice da maré cheia. Os valores mais baixos indicam o ponto mais baixo da maré baixa e o horário em que isso ocorre.
3 - Na hora de escolher a semana de sua viagem, dê preferência aos dias em que a maré estará próxima ou igual a 0 (maré baixa) durante o dia, como dias de maré 0.0m, 0.1m, 0.2m e 0.3m. O melhor cenário é quando a maré baixa coincide com horários no meio ou fim da manhã, quando o céu também tende a estar mais aberto e a luz deixa a água ainda mais em tons de azul-turquesa!
Piscinas naturais só se formam na maré baixa
A maré baixa acontece na lua cheia e lua nova, portanto, se você tiver dúvidas, marque sua viagem para Maragogi quando a lua estiver nessa fase. Você também pode consultar o calendário lunar para isso.
Em resumo, ao mirar na combinação de dias de sol (época seca, período que vai de setembro a fevereiro) com os dias de maré baixa, você terá mais chances de aproveitar Maragogi do jeito que sempre imaginou: com águas cristalinas e rasas! Assim:
Foto: Camille Panzera/Melhores Destinos
Caso a sua viagem não seja em período de maré baixa em Maragogi, saiba que nem tudo está perdido. Embora passeios como as piscinas naturais de Maragogi, Caminho de Moisés e Croa de São Bento só saiam na maré baixa (porque essas atrações só se formam quando as águas ficam bem rasas), você ainda poderá curtir as praias do litoral alagoano. Também será possível fazer um passeio de orla, com embarcações navegando pela costa de Maragogi, passando por várias praias.
Bruna Scirea
Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.