Croa de São Bento
A Croa de São Bento é uma pequena ilha formada por corais e bancos de areia que emerge a cerca de dois quilômetros da orla da Praia de São Bento, em Maragogi. É uma das atrações mais bonitas do destino alagoano, que merece um certo planejamento para ser visitada, uma vez que só aparece nos períodos de maré bem baixa (inferior a 0,4m).

Há apenas uma maneira de chegar à Croa de São Bento: com as jangadas a motor que partem da praia em frente. Todas elas são cadastradas na associação de jangadeiros da própria comunidade e oferecem um serviço bastante semelhante. O que pode variar é o estilo da jangada, já que há algumas mais simples e outras mais estruturadas, com escada para fazer fotos no topo da embarcação, por exemplo.

Se você visitou Maragogi há mais tempo, pode estar se recordando de que foi até a Croa de São Bento de lancha. Mas qualquer tipo de barco agora é proibido no local, exceto as jangadas artesanais a motor. Isso porque a Croa de São Bento está dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais – embora, estranha e até chocantemente, seja permitido caminhar sobre os corais para acessar uma piscina natural que se forma entre eles.

Pelo mesmo motivo, o de preservação dos corais e da vida marinha no entorno da atração, os visitantes não podem levar bebidas, caixas de som, animais de estimação ou mesmo comer sobre o banco de areia. Quando agendar o passeio com o jangadeiro, pergunte a ele o que é permitido levar e quais são as regras da atividade.

As jangadas levam cerca de 20 minutos para chegar à Croa de São Bento e têm limite de seis passageiros. A atividade pode durar entre duas e três horas e o valor cobrado é de R$ 100 por pessoa (preço de novembro de 2025). Nós fizemos o passeio com o presidente da Associação de Jangadeiros de São Bento, o Almir (celular: +82 98869-7887), que também pode indicar outros barqueiros. Se preferir, há agências de turismo que comercializam a atividade, como a Costa Azul - reserve antecipadamente aqui.
A manhã estava bastante nublada quando visitamos a Croa de São Bento. E, embora o lugar estivesse bem bonito, saí de lá um pouquinho chateada. Fiquei imaginando como deve ser ver presencialmente aquelas águas cristalinas em um dia ensolarado. Já estávamos navegando de volta para a Praia de São Bento quando o sol deu o ar da graça e, gentilmente, o jangadeiro se dispôs a retornar para uma das pontas da croa, onde se forma uma piscina natural. Aí sim!
Meu colega Sandro e eu (e um bebê) faceiros com o sol
Bolinhos de goma de São Bento
O vilarejo de São Bento também é famoso pela produção de bolinhos de goma, que são deliciosos e viciantes sequilhos com um leve gostinho de coco. Almir nos levou até a casa de Dona Marlene, uma das mais conhecidas produtoras dos biscoitinhos por lá. Visitamos a cozinha em plena operação e pudemos comprar uns pacotinhos para adoçar a vida no retorno das férias.

Fique de olho na tábua de marés!
Como o passeio para a Croa de São Bento (bem como os tours para as piscinas naturais de Maragogi) depende da maré, recomendo fortemente que você planeje a sua viagem levando esse fator em consideração. A experiência em Maragogi não é a mesma sem esse incrível movimento de recuo do mar. Então, leia todas as nossas dicas sobre quando ir a Maragogi e aproveitar o máximo da beleza desse incrível destino alagoano.
Praia de São Bento, de onde parte o passeio
Confira aqui os 5 hotéis em Maragogi mais reservados por nossos leitores:
Confira aqui as 7 atividades preferidas dos turistas em Maragogi:
Croa de São Bento
Praia de São BentoMaragogi
Bruna Scirea
Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.