Maceió

Maceió, capital do Estado de Alagoas, tem um jeitinho de cidade do interior e ritmo menos acelerado do que outras capitais brasileiras, e esse é um de seus grandes charmes. Ainda que seja relativamente pequena, os turistas que a visitam contam com restaurantes de qualidade, bons hotéis, além de ótimas praias e diversidade de passeios.

Já cantava Luiz Gonzaga: "Alagoas tem joias tão caras que meus olhos não cansam de olhar / Uma delas és tu, Pajuçara, / Praia linda engastada no mar (...)". Com um mar verde que não fica devendo em nada ao do Caribe, piscinas naturais de águas cristalinas e barreiras de corais que fazem com que as praias se tornem verdadeiras piscinas, Maceió e suas adjacências conquistam visitantes à primeira vista. 

 

O que fazer em Maceió

As praias e os passeios são os principais atrativos turísticos da cidade. Fazer um passeio de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara é imperdível, bem como curtir o visual da Ponta Verde, com coqueiros para nenhum amante da natureza botar defeito.

Não se prenda apenas ao miolo da capital e dê chance aos passeios que exploram outras praias de Alagoas. Ir à Praia do Francês e à Paripueira, com piscinas naturais de águas claríssimas, são programas lindos. Na maré baixa, que sempre dita o ritmo dos passeios, Maragogi e a Praia do Gunga (considerada uma das mais bonitas do Brasil) são imbatíveis e surpreendem pela beleza. Se quiser fugir do roteiro básico vá também até Piaçabuçu, onde fica a Foz do São Francisco, na divisa com o estado de Sergipe — o lugar tem dunas douradas e paisagens espetaculares!

Maceio  

Praias de Maceió

Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca — guarde esses nomes. A capital alagoana tem uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil e essas três praias são responsáveis por grande parte do sucesso da cidade. Arborizada e animada dia e noite, a orla de Maceió chama a atenção pelo movimento constante de pessoas. Com venda de artesanato e barracas ótimas para curtir a praia ou a vida noturna, o calçadão da orla é o coração da cidade. 

Ponta Verde é conhecida por sua animação e também pelo letreiro com o nome da cidade, tradicional para fotos entre os turistas. Já a Jatiúca, com ondas mais fortes, é ideal para quem prefere mar mais agitado, enquanto em Pajuçara, você poderá aproveitar um mar calminho com piscinas naturais, ver corais e peixinhos.

Apesar da beleza incontestável, é preciso ficar atento aos relatórios de balneabilidade das praias de Maceió pois alguns trechos da orla podem ser considerados impróprios para banho. A melhor ideia para curtir praias limpinhas é não se prender apenas à capital e visitar também praias de municípios vizinhos, como a Praia do Gunga, Praia do Francês e várias outras. O que não falta no litoral de Alagoas são praias bonitas!

Leia mais dicas sobre as Praias de Maceió!

 

Hotéis em Maceió - dicas de onde ficar

Para escolher um hotel em Maceió, é interessante que você entenda primeira quais são os bairros da cidade. A Ponta Verde é a área mais conhecida de Maceió e que está muito bem localizada, próxima de muitos restaurantes e que tem variedade de hotéis. Pajuçara também tem ótimos hotéis, vários deles com piscina com vista para o mar. Se puder escolher entre um desses dois bairros, será uma ótima pedida.

Em Ponta Verde, ficam o Soft Inn Maceió que é um hotel básico e com um bom custo-benefício, e também o Hotel Ponta Verde Maceió, que dispõe de piscina com vista para o mar. Na Jatiúca, boas dicas são o Meridiano Hotel, um dos melhores hotéis em Maceió, com uma vista linda e também o Best Western Premier Maceió, que tem ótima localização, pertinho de restaurantes e da feira de artesanato, um ponto muito conhecido da cidade.

Há ainda a opção de ficar fora da cidade propriamente dita, em um resort, como o Salinas Maceió All Inclusive Resort, em que já nos hospedamos e gostamos muito da experiência. 

Confira aqui 10 hotéis em Maceió testados pelo Melhores Destinos.

 

Quando ir a Maceió - melhor época

Alagoas é um destino onde faz calor o ano todo, mas a melhor época para visitar Maceió são os meses de verão, quando chove menos na cidade. Outra dica importante é viajar no período de maré baixa, já que é nessa época que se formam as piscinas naturais e as praias ficam ainda mais bonitas.

Confira nossas dicas sobre a tábua de maré, que te ajudará a identificar o período de maré baixa e as informações completas de quando ir a Maceió!

 

Informações úteis de Maceió - AL

Estado: Alagoas
População: 1 milhão de habitantes
Aeroporto mais próximo: Aeroporto de Maceió (MCZ) — Veja aqui passagens aéreas para Maceió
Prefeitura de Maceió - AL