Maceió

Já cantava Luiz Gonzaga: "Alagoas tem joias tão caras que meus olhos não cansam de olhar / Uma delas és tu, Pajuçara, / Praia linda engastada no mar (...)". Com um mar verde que não fica devendo em nada ao do Caribe, piscinas naturais de águas cristalinas e barreiras de corais que fazem com que as praias se tornem verdadeiras piscinas, Maceió e suas adjacências conquistam visitantes à primeira vista. 

Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca - guarde esses nomes. A capital alagoana tem uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil e essas três praias são responsáveis por grande parte do sucesso da cidade. Arborizada e animada dia e noite, a orla de Maceió chama a atenção pelo movimento constante de pessoas. Com venda de artesanato e barracas ótimas para curtir a praia ou a vida noturna, o calçadão da orla é o coração da cidade. 

As praias e os passeios são os principais atrativos turísticos da cidade. Fazer um passeio de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara é obrigatório, bem como curtir o visual da Ponta Verde, com coqueiros para nenhum amante da natureza botar defeito. Jatiúca, com ondas mais fortes, é ideal para quem prefere mar mais agitado e para comer uma deliciosa tapioca. Apesar da beleza incontestável, é preciso ficar atento aos relatórios de balneabilidade das praias, pois alguns trechos da orla podem ser considerados impróprios para banho. 

Não se prenda apenas ao miolo da capital e dê chance aos passeios que exploram outras praias de Alagoas. Ir à Praia do Francês e à Paripueira, com piscinas naturais de águas claríssimas, são programas imperdíveis. Na maré baixa, que dita o ritmo dos passeios, Maragogi e a Praia do Gunga (considerada uma das mais bonitas do Brasil) são imbatíveis e surpreendem pela beleza. Se puder, vá até Piaçabuçu, onde fica a Foz do São Francisco, na divisa com o estado de Sergipe. 

Maceió ainda tem um jeitinho de cidade do interior e ritmo menos acelerado do que outras capitais brasileiras, e esse é um de seus grandes charmes. Ainda que seja relativamente pequena, os turistas que a visitam contam com restaurantes de qualidade, boa rede hoteleira, entretenimento e preços justos. "(...) Toda gente que sai de Alagoas / Coração deixa em Maceió" - assim também cantava Luiz Gonzaga. E, provavelmente, você se sentirá assim ao deixar a cidade.